Intel Broadwell

A presença da Intel na CES costuma indicar que mais processadores vêm por aí, certo? Certo: nesta segunda-feira (5), a companhia anunciou novos modelos Core de quinta geração (arquitetura Broadwell) voltados para notebooks, ultrabooks e híbridos.

Chips Broadwell já podiam ser encontrados em laptops, mas dentro da linha Core M. O anúncio de hoje marca a chegada de processadores Core i3, i5 e i7 mais rápidos para o segmento, embora todos os modelos tenham apenas dois núcleos. Versões quad-core são esperadas para o último trimestre do ano.

São 17 chips no total, incluindo dois Celeron e um Pentium, as opções mais baratas. Todos contam com processo de fabricação de 14 nanômetros frente aos 22 nanômetros dos processadores Haswell, a geração anterior.

Intel Broadwell - 28 W

As diferenças entre os lançamentos aparecem principalmente em relação aos recursos gráficos e ao TDP. Os chips mais avançados possuem GPU Iris Graphics 6100 e 28 W. As demais opções têm TDP de 15W, mas GPU HD Graphics 6000, HD Graphics 5500 e, no caso dos chips mais econômicos, HD Graphics.

Intel Broadwell - 15 W
Intel Broadwell - 15 W

O ganho de desempenho em relação à geração anterior é destacado pela Intel, assim como o menor consumo de energia, mas não dá para esperar diferenças gritantes aqui. A explicação está na estratégia “tick-tock”, onde a Intel implementa uma tecnologia de fabricação menor (tick) e combina este processo com uma nova arquitetura somente na geração seguinte (tock).

Chips Broadwell são considerados “tick”: apresentam dimensões menores em relação à família Haswell, mas compartilham muitas das características desta. Consequentemente, a próxima geração (Skylake) é que deverá ter um incremento substancial de performance.

Os primeiros dispositivos equipados com os novos processadores Broadwell deverão ser lançados já neste trimestre. Os preços oficiais dos chips vão de US$ 107 a US$ 426.

Com informações: AnandTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados