Início » Software » Sem cabos: Google Cast leva streaming de áudio direto para caixas de som

Sem cabos: Google Cast leva streaming de áudio direto para caixas de som

Por
3 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Com o Chromecast, o Google tornou o consumo de vídeo por streaming muito mais prático. Agora, a companhia quer fazer o mesmo em relação ao streaming de áudio e, para este fim, anunciou o Google Cast for audio.

Google Cast

O Chromecast permite ao usuário transmitir vídeo e som para TVs por intermédio de um smartphone ou tablet via Wi-Fi. O Google Cast tem um modo de funcionamento semelhante, mas focado exclusivamente no áudio. Neste caso, o destino são caixas de som, receivers A/V e afins. O conteúdo pode vir direto das nuvens, liberando o smartphone ou tablet que deu início à conexão para outras atividades.

É possível iniciar a aplicação a partir de dispositivos Android (2.3 ou superior) e iOS. Entre os serviços compatíveis estão Deezer, Rdio, Pandora, Vevo e, claro, Google Play Music. Spotify? Assim como no Chromecast (exceto se você apelar para algum app não oficial), a empresa preferiu ficar de fora da lista de serviços compatíveis.

O conceito não é exatamente novo. O protocolo AirPlay, da Apple, tem finalidades parecidas. Companhias como Creative e Sony já exploraram a ideia de uma forma ou outra, mas não tiveram muito sucesso.

Não dá para afirmar que o caminho do Google Cast será mais fácil. O Chromecast tem a vantagem de funcionar a partir da porta HDMI da TV. O Google Cast, por sua vez, exige que o equipamento de áudio seja compatível com a tecnologia.

De acordo com o Google, fabricantes como Sony, LG e HEOS by Denon já se comprometeram a lançar caixas de som compatíveis com a plataforma. Estes dispositivos serão identificados com os dizeres “Google Cast Ready”.

Este aspecto deverá limitar a aceitação da tecnologia. Provavelmente, pouca gente estará disposta a adquirir um sistema de áudio novo apenas para usufruir do Google Cast. Uma saída é o desenvolvimento de um dongle para ser usado nas portas USB ou HDMI dos equipamentos de som atuais, mas o Google não planeja fazê-lo, pelo menos por enquanto.

A empresa parece mesmo estar focada em dispositivos novos. Além dos equipamentos dos fabricantes mencionados, o Google frisou que companhias como Broadcom, Marvell e MediaTek deverão desenvolver chips compatíveis, fato que estenderá a tecnologia a TVs, set-top boxes e outros equipamentos a serem lançados nos próximos meses.

Mais informações no site oficial do Google Cast.

Mais sobre: , ,