Início » Computador » Intel revela PC em formato de pendrive de 149 dólares

Intel revela PC em formato de pendrive de 149 dólares

Equipamento roda Windows 8.1, Linux e Android

Avatar Por

A Intel apresentou hoje nos Estados Unidos, durante a CES, um novo pendrive que faz as vezes de um PC convencional. O Compute Stick possui todos os recursos necessários para executar Windows 8.1, Linux ou Android. Mais impressionante: ele oferece uma saída HDMI. Basta conectá-lo ao monitor ou TV para utilizar como se fosse um computador normal.

Eu estou falando de um dongle (como chamamos estes gadgets diminutos) com processador quad-core da linha Atom (a frequência não foi informada), memória RAM de 2 GB, armazenamento interno de 32 GB e os tradicionais itens de conectividade, o Wi-Fi e Bluetooth 4.0. Também há uma porta USB.

O aparelho será vendido por 149 dólares ainda no primeiro trimestre deste ano, nos Estados Unidos. Entramos em contato com a Intel brasileira para checar o preço e disponibilidade no país, mas a companhia não respondeu até o momento em escrevo este texto.

Por que alguém compraria um equipamento destes? Segundo a Intel, a ideia é oferecer uma experiência de PC, mas sem depender daquele gabinete gigantesco. A página do produto alega que ele poderá ser usado por pessoas comuns para navegar na internet e realizar tarefas de produtividade, desde que rodando software.

Mais do que isso, é de se esperar que o foco sejam as empresas. Imagine o tanto de pontos de atendimento, lojas e recepções que atualmente utilizam PCs normais e poderiam tirar proveito de uma solução de baixo custo, mas que roda o bom e velho Windows. É neste público que a Intel está mirando. Sem falar no baixo consumo de energia elétrica.

Agora, se formos considerá-lo um dongle de mídia, o Compute Stick é certamente um dos mais custosos do mercado. O Chromecast do Google sai por 32 dólares nos Estados Unidos. O preço oficial no Brasil – estão loucos – é de 249 reais.

Mais em conta, o modelo do Compute Stick rodando Linux será vendido por 89 dólares.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Neves
Sem contar que (eu acho, pelo menos) a intenção é usar teclado e mouse bluetooth com ele ligado numa tv ou monitor, ou seja, só sai um fio da tv ou monitor pra energia, e esse é o menos incômodo pq não costuma nem passar por perto do usuário, como acontece com teclado e mouse comuns
Alex Panceri
Ele vai ligado direto na entrada HDMI da TV e um fio sai dele e vai até uma usb da TV. Ou seja, o fio é pequeno e fica por trás da TV. Não vai aparecer fio nenhum pra que. Esta na frente da tv
Infinity
Olha os vídeos que postei aí. Tem até tablet com hardware inferior rodando o MS Office.
Infinity
Tem algum exemplo? Digo de algo tão barato e tão pequeno.
Guilherme C.
Não estou falando disso, mas sim do hardware restrito.
Infinity
É só conectar teclado e mouse.
Guilherme C.
Dá pra fazer até com equipamentos parecidos com esse que custam menos da metade do preço.
Infinity
Sim, mas vc já viu quanto custa um terminal (thin client) para virtualização?
Infinity
Cara, com 800MB de RAM, que é a memória disponível nesse trablet, nem Ubuntu roda bem.
leonardo gregorio
Não é todo lugar que se pode usar virtualização, no fim, quanto mais opções, melhor.
corvolino
Eu tenho, desculpa.
Vitor Mikaelson
Hibernava um PC com 1.5gb RAM e nunca tive problemas.
corvolino
Então, quando eu quero ver UM vídeo ele funciona normal também, quando faço muitas coisas ele engasga e engasga feio.
corvolino
Eu tenho um aparelho com 4gb de RAM e ele engasga quando saiu da hibernação.
Alexandre Batista
Equipamento realmente muito interessante, e vindo de uma companhia de grande porte, dará mais confiança. Mas vejo algumas pessoas falando que diminuiria a quantidade de fios. Não entendi muito bem isso. Pra ligar o monitor vai precisar de fio, o mouse também, pra ligar um teclado também. Ele substituiria apenas a CPU. Vejo vantagens no equipamento, mas redução do número de fios não é um deles, ou alguém teria um exemplo prático mostrando o contrário?
Vitor Mikaelson
Tem como instalar alguns programas com uns rolos.
Vitor Mikaelson
Isso vai ser muito útil se rodasse um WP10 e se conectasse a algo, virasse um Windows 10 completo. :)
Vitor Mikaelson
Windows 8.1 roda muito bem com 2gb RAM.
Guilherme C.
Pra esses fins existe virtualização.
Guilherme C.
Sim, mas com esse equipamento não vai conseguir ser muito produtivo.
leonardo gregorio
Pense em empresas, creio que como empresa você não pode confiar em um DX da vida, tanto por questoes legais, quanto manutenção, suporte etc etc... Acho que a Intel viu que tem mercado sim para isso, uma especie de thin client.
Gabriel Arruda
Cada um está indo na direção da "fraqueza": ARM para desempenho e x86 para o consumo. Vejamos essa nova geração de Intel e Snapdragon, a Intel tem melhorado mas ainda não atingiu uma combinação desempenho/consumo boa como os concorrentes. Mercado de notebooks não tem jeito, tanto Windows quanto OS X usarão x86 por um bom tempo, sobrando apenas o Linux que tem pouco volume.
Emanuel Schott
O problema do x86 em dispositivos móveis sempre foi o consumo e a temperatura, coisa que a Intel tá conseguindo driblar lindamente mantendo o grande trunfo da plataforma se comparado a ARM: o desempenho. Se Qualcomm, Nvidia, Samsung e outras fabricantes ARM não se mexerem rápido, daqui a pouco só sobrará Atom e Core M.
Emanuel Schott
Na verdade o Windows RT atualmente também tem um desktop, mas só serve pra rodar o Office, nenhum aplicativo feito até aqui pro desktop do x86 roda nele.
Emanuel Schott
A diferença é que nenhum desses roda Windows 8 PRO, no máximo se limitam ao Windows RT.
Infinity
Se liga: http://youtu.be/d2jOFPgK9Bs
Joao Paulo
Ninguém vai usar um aparelho desses para reproduzir mídia né. Aliás com as tvs novas rodando Android e web os ,o chromecast caminha para o limbo .
Edmilson_Junior
Não entendi exatamente qual a grande novidade quel a Intel está revelando, o DX já tem isso faz tempo e com preços melhores. Um exemplo: SKU 217172 (Added on 02/06/2013) MK809 III B Quad-Core Android 4.2 Mini PC Google TV Player w/ 2GB RAM / 8GB ROM / Bluetooth - Black por US$ 49,99. Tem modelos Android com resolução 4K por 90. Tem o SKU: 370606 (Added on 03/01/2015) GULEEK i8 Quad-Core Windows 8.1 Smart Mini PC w/ 2GB RAM, 16GB ROM, HDMI, US Plug (Presale) US$ 103,92 Provável sair da mesma linha de montagem do que a Intel vende "de marca". Sei que o hardware intel é melhor e provávelmente bem mais polido mas não é novidade este tipo de equipamento, só o W8.1 que é.
Marcelo
Não entendi o do carinha ai encima... o Asus transformer book é um atom com 2gb e roda de boa o win 8.1... inclusive rodam videos fullhd muito bem Tá cheio de review positivo por ai... não é um bixo de 7 cabeças..
Antony
Os tablets de baixo custo com Windows 8.1 (x86, não RT) estão vindo com 1GB de RAM, e aparentemente rodam liso. Só procurar no youtube por Stream 7 ou http://www.microsoftstore.com/store/msusa/en_US/pdp/HP-Stream-7-Signature-Edition-Tablet/productID.308781500
Gabriel Arruda
Acho que o WIndows é de menos, o problema são os apps entende? Eles podem fazer igual o ART que compila no download, mas acho que ficaria restrito à aplicações da WIndows Store.
Joao Paulo
Eu li uma matéria na qual falava sobre um tipo de binário universal, sistema que será difundido com o Windows 10. Apple usou isso para rodar o seu sistema em mais de uma arquitetura uma vez . Com esse sistema será possível rodar o Windows em vários tipos de arquiteturas ,sem qualquer tipo de emulação . O Windows RT /8 foi só o começo da unificação da Microsoft.
The Power Guido
Isso rapáz, finalmente alguém sensato, vamos para de evoluir, pra que melhorar o que existe hoje se já está bom ?, para que concorrência no mercado se o monopólio funciona perfeitamente bem para o consumidor.
Eduardo Levi Chaves
Windows 8.1 com 2GB de RAM e um Atom quad-core pra alguns clientes corporativos são mais do que o suficiente pra rodar um sistema de automação comercial/sistema web, por exemplo.
Gabriel Arruda
Acho que, no momento, é mais marketing que realidade esse Windows único. As aplicações x86 deveriam ser recompiladas para outras arquiteturas, não é como Android que roda sobre uma máquina virtual os apps.
Chicken Little
Teoricamente vai... http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/system-requirements
leonardo gregorio
Isso ai é matador para empresas, call center's e afins, nada de cabos, diminuição de assistência, espaço fisico, Isso ai eu compraria facilmente, pena que o valor aqui será 10 vezes mais caro.
corvolino
2GB de ram e windows 8.1? hahahaha
Olacir Oliveira
Windows ARM, sei não, ainda vai ser a grande vantagem x86, o Windows, creio eu, por um bom tempo, e sobre o que falaram o android, creio que nunca será platafoma para produção de conteudo, e sim, de consumo.
Ademar Abiko Jr.
Quando esses negócios não precisarem mais de cabos.
Joao Paulo
Acho que vai rodar ARM também.
Emanuel Schott
Desktop vai continuar exclusivo de x86.
Joao Paulo
Só funcionava né. Windows 10 vai rodar em vários tipos de arquiteturas.
Joao Paulo
Quando se quer fazer algo pra produzir ou que necessite de poder fogo (potência) o Android não serve nem de longe . Tem que evoluir e muita pra chegar aos pés do Windows . Nesse quesito e claro .
Joao Paulo
E o que ganhamos com isso ? Quanto mais competidores melhor .
Marno
Já trabelhei montando salas de reunião, e o que mais me irritava ela a fiação da CPU que sempre ficava meio jogada. Mesmo conectando um laptop ao monitor/projetor não ficava "perfeito". Um produto desse parece ser muito bom ao meu ver.
Emanuel Schott
Esse x86 é muito mais vantajoso que qualquer ARM. Por mais que o Android tenha evoluído, ainda não consegue substituir o bom e velho Windows na questão produtividade.
Tiago Gabriel
Gostei muito.
Infinity
Pare?! A Intel tem mais potencial do que qualquer fabricante ARM, apenas espere.
Gabriel Arruda
Acho que eles nunca serão bons nisso, mas eles têm a vantagem do Windows só funcionar em x86. Se fosse comprar um Mini-PC, acho que pegaria um Intel por via das dúvidas...
Diego F. Duarte
Intel, apenas pare... Pare de imitar a ARM no mercado dela, que você nunca reproduziu bem em tempo algum!