Início » Computador » Intel revela PC em formato de pendrive de 149 dólares

Intel revela PC em formato de pendrive de 149 dólares

Equipamento roda Windows 8.1, Linux e Android

Por
4 anos atrás

A Intel apresentou hoje nos Estados Unidos, durante a CES, um novo pendrive que faz as vezes de um PC convencional. O Compute Stick possui todos os recursos necessários para executar Windows 8.1, Linux ou Android. Mais impressionante: ele oferece uma saída HDMI. Basta conectá-lo ao monitor ou TV para utilizar como se fosse um computador normal.

Eu estou falando de um dongle (como chamamos estes gadgets diminutos) com processador quad-core da linha Atom (a frequência não foi informada), memória RAM de 2 GB, armazenamento interno de 32 GB e os tradicionais itens de conectividade, o Wi-Fi e Bluetooth 4.0. Também há uma porta USB.

O aparelho será vendido por 149 dólares ainda no primeiro trimestre deste ano, nos Estados Unidos. Entramos em contato com a Intel brasileira para checar o preço e disponibilidade no país, mas a companhia não respondeu até o momento em escrevo este texto.

Por que alguém compraria um equipamento destes? Segundo a Intel, a ideia é oferecer uma experiência de PC, mas sem depender daquele gabinete gigantesco. A página do produto alega que ele poderá ser usado por pessoas comuns para navegar na internet e realizar tarefas de produtividade, desde que rodando software.

Mais do que isso, é de se esperar que o foco sejam as empresas. Imagine o tanto de pontos de atendimento, lojas e recepções que atualmente utilizam PCs normais e poderiam tirar proveito de uma solução de baixo custo, mas que roda o bom e velho Windows. É neste público que a Intel está mirando. Sem falar no baixo consumo de energia elétrica.

Agora, se formos considerá-lo um dongle de mídia, o Compute Stick é certamente um dos mais custosos do mercado. O Chromecast do Google sai por 32 dólares nos Estados Unidos. O preço oficial no Brasil – estão loucos – é de 249 reais.

Mais em conta, o modelo do Compute Stick rodando Linux será vendido por 89 dólares.