Início » Computador » Novo SSD da Samsung ultrapassa os 2 GB/s e consome pouquíssima energia

Novo SSD da Samsung ultrapassa os 2 GB/s e consome pouquíssima energia

Paulo Higa Por

Seu próximo notebook poderá ter uma memória flash extremamente rápida: a Samsung começou a produzir em massa o SM951, um SSD com interface PCI Express que alcança taxas de transferência de 2.150 MB/s, bem mais que os cerca de 500 MB/s de um SSD SATA comum. Apesar da velocidade maior, o consumo de energia está menor, o que deve ajudar a aumentar a autonomia dos portáteis.

samsung-ssd-951

O SM951 é um sucessor do XP941, usado em computadores como o Mac Pro lançado no final de 2013. O XP941 consumia 50 miliwatts em standby, enquanto o novo SM951 consome míseros 2 miliwatts, uma redução de quase 97%. Qual o segredo? A Samsung está usando um novo modo de energia, o L1.2, que desliga todos os circuitos de alta velocidade quando a máquina não está em uso.

A velocidade de leitura fica em 2.150 MB/s, enquanto a escrita chega a igualmente impressionantes 1.550 MB/s quando o SSD está conectado a um slot PCI Express 3.0 — com o padrão 2.0, as taxas caem para 1.600 MB/s e 1.350 MB/s, respectivamente, o que ainda é uma marca muito boa. A capacidade de operações aleatórias de leituras chega a 130.000 por segundo (IOPS).

O novo SSD da Samsung, que estará disponível em versões de 128 GB, 256 GB e 512 GB, já está sendo produzido em massa. Os primeiros notebooks e desktops com a nova memória devem ser lançados nos próximos meses. De acordo com a Samsung, o SM951 foi projetado para ter uma vida útil até 73 TB de escrita — mas, como vimos, esse número pode ser bem maior na prática.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego Pontual
kkkk, boa ^^
Les Claypool
Como tá a economia aí em 2025?
Luiz Paulo Schlischting
A medição pode ser feita em qualquer base, hoje em dia o mais comum é utilizar byte (que é base 8 e não 10) e Hexa que é base 16. Como somos humanos e não máquinas sempre é bom utilizar escalas que facilitem a leitura e o que importa que tanto 8 ou 2 se aplicada a base correta no final das contas vai dar a mesma coisa.
eli.seu99lucena
Na informatica se mede velocidade em Mb/s e pronto !!! como a base usada é 2 e não 10 para nos !!! mas claro que se pode fazer a medisão para saber quanto da em MB/s, mas o correto é em Mb/s, conhencimento basico de informatica.
Alvaro
Amém
Maico Andrade
AHEAUEHa! Mesmo pensamento qndo comprei meu primeiro SSD!
Carlos E. Backes
Amém!
leonardo gregorio
Nao entendi, se como você mesmo diz, a vida útil é medida pela quantidade de regravações, então ela tem uma vida útil, não? Quando me referi a "qualquer equipamento, quis falar que tudo tem um tempo estimado de uso, vide processadores e outros componentes.
Ricardo
Então, é GB mesmo você grava 2 gigabytes por segundo. Se preferir, são 16Gbps!
Yan Gabriel Minário
Um belo upgrade para o Mac Pro.
Luiz Paulo Schlischting
A grafia está correta pois a velocidade pode ser medida tanto em bits quanto em Bytes, basta efetuar a conversão apropriada. Ou você mede deslocamento apena em Km/h?
Antony
Amigo, você está equivocado, não é como qualquer equipamento. As memórias flash (SSD, pendrive) tem vida útil medida na quantidade de regravações que podem ser feitas por setor.
Emerson Alecrim
Normalmente é em Mb/s mesmo, mas desta vez a Samsung usou MB/s. O link para o comunicado de imprensa da companhia está no primeiro parágrafo para conferência.
leonardo gregorio
Tem tempo de vida assim como qualquer outra forma de armazenamento (ou pq nao falar qualquer outro equipamento?) A matéria ali falando sobre isso é bem interessante sobre esse assunto. Esperando os valores caírem mais ainda, até pq não uso meu notebook já faz um bom tempo rs...
Diogo Mendonça
Cara, não sabia que SSD tinha "tempo de vida". Tô usando um note com ssd sata pela empresa e não importa o que aconteça ou quanto custe, mas todos os meus pcs de agora em diante terão ssd, é simplesmente de outro mundo.
eli.seu99lucena
É Mb/s NÃO MB/s pois a velocidade é medida em bits não em Bytes.
Rogério Santos
Amém!!!
Matheus Pereira Lima
Que SSD seja louvado. Amém.