Se você tem a pretensão de comprar um Wii U, Nintendo 3DS ou qualquer jogo da Big N por aqui, é melhor correr: nesta sexta-feira (9), a Nintendo anunciou à imprensa brasileira a pausa na distribuição dos produtos da gigante de Yamauchi-san. O processo de distribuição, efetuado pela Gaming do Brasil, não vinha apresentando grandes lucros para a Nintendo.
Bill van Zyll, diretor e gerente geral para a América Latina da Nintendo of America, declarou que o encerramento da parceria com distribuidores tupiniquins se deu, principalmente, por “desafios no ambiente local de negócios” que tornaram o Brasil um solo árido para o modelo de distribuição da empresa.
“Estes desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local. Trabalhando junto com a Juegos de Video Latinoamérica, iremos monitorar a evolução do ambiente de negócios e avaliar a melhor maneira de servir nossos fãs brasileiros no futuro”, declarou.
Curiosamente, em meados de 2013, Reggie Fills-Aime, presidente da divisão americana da Nintendo, abriu ao público suas expectativas para com o mercado brasileiro, declarando que o país apresentava “grande potencial” para receber uma filial da empresa, mas não teria capacidade técnica para produzir os sistemas da marca.
Em 2011, uma mudança de estratégia fez com que os preços dos portáteis da Nintendo no mercado global diminuíssem consideravelmente, tendo refletido, por exemplo, numa redução de 33% no valor do Nintendo 3DS no Brasil.
Contudo, em muito devido às altas taxas de importação, os consoles e jogos da Nintendo tiveram baixo fluxo de vendas no Brasil. Uma coisa puxou a outra, e o mercado nacional só veio a receber a presença do Wii U, lançado oficialmente em novembro de 2012, um ano depois, em novembro de 2013.
Desde 2011, a Nintendo vem passando por uma crise fiscal intensa – que parece ter sido abrandada em 2014, tendo fechado o ano fiscal de 2013 com um prejuízo operacional de US$ 457 milhões.
Apesar de não mais atender o mercado brasileiro, a Juegos de Video Latinoamerica ainda é a distribuidora oficial da companhia na America Latina. Contudo, Bernard Josephs, CEO da JVL garante que sua empresa continuará monitorando o Brasil e avaliando “futuras oportunidades”.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Fim do futuro é trago péssimas notícias!!
"Contudo, em muito devido às altas taxas de importação, os consoles e jogos da Nintendo tiveram baixo fluxo de vendas no Brasil."
Se é importado não é feito aqui, então não "estava aqui"
Galera se puderem, da uma passadinha no meu canal, desde ja obrigado, valeu!!!! >>>>https://m.youtube.com/watch...
Tu é burro mesmo cara, continuo o que disse, não ter a empresa aqui não impede de ter publishers aqui, isso aconteceu por anos com todas as empresas antes de oficializarem lojas no Brasil.
Deixa de ser burro, produtos podem ser importados, não vivemos na eurásia seu burro chupador do bill gates
RSRS, na verdade tenho PS4, 360 e Wii U, mas de todos prefiro o PC. Não perca seu tempo discutindo, viva no seu mundinho e nunca veja a opnião alheia ou a realidade, entre na vgchartz e olhe o revenue da nintendo, veja qual é no brasil, talvez se surpreenda
Aprende a ler cara, não colocar a publisher num pais não quer dizer que não vende nele... Tinha que ser um chupador de Iphone mesmo.
Eu não explico nada, só que pelo ponto de vista da nintendo acho corrétissimo eles tirarem a própria publisher do brasil, isso diminui o custo num mercado que não é muito lucrativo, e levando em consideração que as vendas do Wii U e 3DS no brasil já está a mais de um ano sendo feita por transação estrangeira, simplesmente não muda nada para eles, só corta os custos.
Aliás, montar um PC com a potência do PS4 ou xone sai a metade do valor do video game....
Com o dinheiro dos Brasileiros
Os jogos de Wii U e ds é de 35 dolares no lançamento, é a mesma quantia que pago nos games
Mercado é isso, ou inova ou some...
Sério mesmo que vc ta dizendo que a Sony e a Microsoft inova mais que a nintendo...
O mercado da nintendo é pequeno aqui, muito menor que MS e Sony, o inventimento sem visão de lucro não é viável, até porque o Wii u ta vendendo da mesma forma mesmo tendo a store a mais de 1 ano fora do Brasil.
O título da notícia está equivocado, não foi a Nintendo que saiu/vai sair. Mas sim a distribuidora dos jogos dela.
Enquanto isso ficamos sem os lançamentos(que só vai ter coisa lá pra fevereiro, dá pra aguentar), mas a Nintendo deve vir oficialmente pra cá ou achar um substituto.
Isso, em ienes. Você não ta entendendo, o 3ds vende feito agua, o Wii u teve um enorme boost de vendas apos Mario kart 8 e super smash Bros.. Falência n ta nem perto
Pera ai Nintendo, guenta mais um pouco que preciso ainda comprar Bayonetta 2
Nem vejo como um fracasso o console em si, acho que eles não souberam vender um produto novo, eu tenho um Wii U e acho irado.
Cara, eles não gastam uma fortuna, por favor né.
A Nintendo faria acordo com Foxconn ou qualquer outra empresa chinesa que já tem fábrica local. O problema da Nintendo não são os impostos brasileiros, é que a própria empresa perdeu aquela atração que os usuários tinham antigamente. Não vale a pena continuar no Brasil, se não há uma parcela significativa de brasileiros querendo um console da Nintendo, simples assim :)
gizmodo.uol.com.br.... eu vi também lá :)
O fator imposto alto não é a única justificativa. O fato é que a Nintendo é inexpressiva no mercado brasileiro, inviabilizando sua manutenção por aqui. O Brasil é um dos maiores mercados gamers do mundo, tanto que Microsoft e Sony se apressaram em lançar seus consoles por aqui, além dos jogos em português, etc. A Microsoft, inclusive, fabrica o console no Brasil também. A desculpa da Nintendo é válida, mas só pesa porque fica caro manter um produto que não vende quase nada.
Nunca teve coragem de entrar aqui mesmo. Para mim isto é uma grande falta de interesse, pois, como sabemos, as concorrentes estão lucrando muito, vide Xbox.
Eu ainda não engulo que em Portugal, mesmo com a crise financeira que ele têm a tanto tempo, a Nintendo dá um p* suporte e lançam ate o Club Nintendo e todos os seus serviços para a minoria de pessoas que tem ali. Aqui o público é muito maior, há quem até desenvolve jogos para PC, celular, etc. Não consigo entender.
Sobretudo, pelo que comentam, os jogos ainda serão vendidos por aqui só que importado. Você não deixará de comprar um console ou jogo, apenas de mercados de revendedoras como Americanas, Submarino, Casas Bahia, etc.
500 bi, de onde vc tirou esse valor? Da última vez que vi que foi começo do ano passado, eles tinham 10.5bi em caixa
Se a Nintendo precisar lançar jogos em outras plataformas, pode ter certeza que não vai ser Android e IOS, ela é muito maior que isso.
haha, que piada. A MS que anda lançando celulares ainda antes dos EUA, não deve pensar isto.
"Encolher e sumir". Com dinheiro em caixa de mais de 500 Bilhões, tá perto disso acontecer.
Não, morreu, olha o velório: http://www.polygon.com/2014...
Dizem isso todos anos, e ....
montar e ter lucro são coisas diferentes
Só a Microsoft se importa com os brasileiros.
Nintendo fala, fala, promete muito e não faz nada.
Nunca levou o mercado a sério, nunca trabalhou de verdade aqui (pelo menos nas últimas gerações). Imposto não é desculpa, mesmo com preço alto o pessoal compra. Pura preguiça.
Nossa que chato. Essa empresa ainda existe?
Quem monta xbox one tem mais do que capacidade de montar wii. papo furado.