Início » Aplicativos e Software » Tradução de voz em tempo real deve chegar ao Google Translate em breve

Tradução de voz em tempo real deve chegar ao Google Translate em breve

Por
5 anos atrás

Permitir que duas pessoas conversem entre si em idiomas diferentes é a missão que a Microsoft assumiu ao anunciar o Skype Translator. Mas, aparentemente, a companhia não está sozinha: segundo o New York Times, o Google também está trabalhando em uma tecnologia de tradução de voz em tempo real.

Google Tradutor - Android

A funcionalidade fará parte de uma atualização do Google Tradutor (Google Translate) que virá em um futuro próximo, de acordo com o jornal, começando pelo aplicativo do serviço para Android.

Se funcionar como o esperado, a ferramenta será capaz de “ouvir” uma conversa, convertê-la em texto, fazer a tradução deste e, finalmente, disponibilizar o resultado, tudo em questão de segundos.

Se você abrir o Google Tradutor em seu smartphone agora, verá que o app já faz captura de voz para tradução. Mas o funcionamento é bastante limitado: não há detecção automática de idioma e, não raramente, o resultado apresenta erros ou não é contextualizado.

Google Tradutor

Google Tradutor

Realizar tradução é um desafio dos grandes, de fato. Variações de sotaques e expressões regionais podem interferir no processo, por exemplo. Mas a nova versão promete ser mais esperta, detectando o idioma falado e aprendendo conforme o uso. Isso significa que os erros de agora ajudarão a “lapidar” o serviço. Tomara.

Quando a tecnologia atingir um nível considerável de sofisticação, é possível que o Google a leve para o Hangouts e crie, então, um rival para o Skype Translator. Mas, atualmente, a prioridade é mesmo o Google Tradutor.

Além de tradução de voz, a nova versão do serviço será capaz de traduzir texto presente em imagens. Já adiantamos aqui como o recurso funcionará: se você estiver na Inglaterra, por exemplo, bastará apontar a câmera do smartphone para uma placa e o aplicativo fará a tradução do que está escrito ali de inglês para português (ou qualquer outra combinação de idiomas).

Tradução em tempo real do Google Translator

O Google Tradutor já consegue realizar esta tarefa, mas, novamente, de maneira limitada: o usuário deve tirar uma foto e só então o app a analisará para reconhecer o texto. Com a atualização, este processo será executado praticamente em tempo real, tal como já o faz o Bing Translator para Windows Phone.

Exatamente quando teremos acesso a estas novidades, ninguém sabe, mas não deve mesmo demorar muito. O Google já percorreu boa parte do caminho: o New York Times dá a entender que a tradução de voz já funciona relativamente bem e, no caso de imagens, a tecnologia é herança do Word Lens Translator, serviço adquirido pelo Google em maio de 2014.