Esta terça-feira (13) marca o fim do ciclo principal de suporte ao Windows 7 pela Microsoft. Mas, se você é usuário da versão, não precisa entrar em pânico: o sistema continuará recebendo as atualizações mais importantes.

Tradicionalmente, a primeira fase de suporte (Mainstream Support) das linhas Office e Windows dura cinco anos. O Windows 7 foi lançado oficialmente em outubro de 2009, logo, já está qualificado para sair do suporte principal e entrar no chamado “ciclo estendido”.

Nesta segunda fase, a Microsoft deixa de oferecer suporte técnico gratuito, atualizações que adicionam funcionalidades ao sistema operacional e compatibilidade com novas tecnologias. Apenas correções de segurança continuarão sendo liberadas regularmente. Outros tipos de updates poderão estar disponíveis, mas de maneira paga e visando atender a clientes corporativos, essencialmente.

Windows 7 - Wallpaper

O ciclo estendido de suporte durará até 14 de janeiro de 2020, ou seja, o Windows 7 continuará “vivo” por mais cinco anos. A exemplo do que fora feito com o Windows XP, pode acontecer de a Microsoft prolongar esta fase, mas ainda é cedo para qualquer decisão neste sentido.

É verdade que o Windows 7 conta, até hoje, com uma base considerável de usuários, consequência, em parte, da resistência ao Windows 8: muita gente não recebeu bem a eliminação do Menu Iniciar e a interface Modern (ou Metro). Talvez este aspecto influencie no adiamento do término do suporte.

A Microsoft espera, contudo, atrair esta legião de usuários para o Windows 10, cujo lançamento será feito neste ano. Mais detalhes sobre a versão deverão ser liberados em um evento que a companhia marcou para o próximo dia 21. Estaremos de olho.

Com informações: VentureBeat

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Everton Lopes

Tão esperto que nem sabe (ignorou) que existe 8 e 8.1 que é o 9 e agora veio o 10. Nunca foi falado isso oficialmente mas é óbvio pra mim que o 8.1 é o 9 pela lógica...

Matheus Alexandre
Também pretendo ficar com o Windows 7 até 2020
José Souza
exatamente. linux nao foi feito para desktops e windows nao foi feitos para servidores.
Luciano

Meu Windows 7 Pro vai muito bem obrigado.
Além de nunca ter tido problemas com drivers eu ainda consigo usar todos os softwares existentes no mercado sem nenhum tipo de conflito.
E vou continuar com ele até 2020.

Luciano
Meu Windows 7 Pro vai muito bem obrigado. Além de nunca ter tido problemas com drivers eu ainda consigo usar todos os softwares existentes no mercado sem nenhum tipo de conflito. E vou continuar com ele até 2020.
Rafael Luik
Qual o modelo? Garanto que funciona da linha X1000 pra cima (que é o que testei, mas pode até funcionar com mais antigos), basta saber instalar o driver manualmente pelo gerenciador de dispositivos. Você vai ter que desativar a "Inicialização rápida" no 8.1 mas vai funcionar normalmente...
PALUDO
--Do nada ele para de navegar, levando a gente a executar vários comandos para limpar cache dns, o cache de sockets e as tabelas arp. Pra nós que temos conhecimentos na área é simples, mas para o usuário comum.... O windows 7 está instalado a 5 anos instalado em minha máquina e nem SP1 é ainda, e nunca fez isso, já o 8 instalado em outro computador que tenho, em 1 ano já aconteceu 3x. --Trabalho com desenvolvimento web e Android, o Glassfish e o Tomcat perdem todo o tempo as variáveis de ambiente porque o Win8 insiste em sumir com elas. Já o Win7 nunca aconteceu e estão instalados as mesmas versões, mudando apenas a compatibilidade. O SDK do Android some com os AVDs e não consigo executar diretamente da IDE, porque de novo some as variáveis de ambiente. --A Store dá erro toda hora, vou instalar algum programa por ela e no meio do download simplesmente cai e dá erro fechando a Store, mesmo usando links diretos da Embratel na empresa. A atualização do Win8 para o 8.1 é complicada, arriscada (tenho vários clientes que perderam um parque inteiro de máquinas (30) por dias, até serem restauradas) e deixa o sistema lento, perde drivers e buga o boot do HD (quando usa-se o SSD de 32GB como IRST). --Existe um fator, que na computação respeitamos, que se chama retrocompatibilidade. O sistema de compatibildade com sistemas antigos é uma maravilha no Win7, já no Win8.... Temos ainda a questão de hardware, simplesmente não conseguimos instalar determinadas impressoras no Win8, já no Win7 funcionam normalmente, que é o caso de versão de drivers, as mais antigas usam driver PCL5 e as mais novas PCL6, no Win8 dá um trabalho lascado instalar drivers PCL5 simplesmente porque depois de instalar o Win8 atualiza pra geração seguinte, e daí nada imprime mais. São só alguns que lembro agora. Mas em 2 anos de Win8 o sistema é extremamente imaturo. É um legado que a Microsoft insiste em deixar: No Win98 tínhamos um sistema razoavelmente estável, ME (Millenium Edition, ou MerdaEdition) tínhamos uma M. Lançaram depois, na família NT o Win2000 (versão baseada no NT4.0) cheio de bugs de segurança e estabilidade. No XP (versão 5) era uma maravilha, lançaram o Vista (versão 6) e foi uma tremenda enrascada. Daí veio o Win7 (versão 7, óbvio) e concertaram a "cagada". No Win8 (versão 8) novamente a mesma coisa no Vista. Esperamos que o Win10 (que seria a versão 9, mas devido a problemas técnicos pularam o 9, enumerando como 10) não sofra da sina dos números pares da Microsoft!!!
Yuri da Silva
Já vi o Metro reiniciar várias vezes e tive que dar Ctrl-Shift-Esc para abrir o gerenciador de tarefas e matar `explorer.exe`. Também deu uma Tela azul da Morte em baixa qualidade (pixels do dobro do tamanho.) (O computador parecia antigo, mas funcionava perfeitamente com Xubuntu.)
Francisco Mendonça Ribeiro Net
pelo menos a culpa nao é do SO
Francisco Mendonça Ribeiro Net
pq so vejo esse povo falando o 8.1 e cheio de bugs e eu nunca achei esses bugs
Francisco Mendonça Ribeiro Net
qual bug em especifico
leonardo gregorio
Nossa cara você escreveu esse wall todo para que? Acha que vai me ofender de alguma maneira? Já falei, parabens para voce e seus 40 funcionarios que usam linux.
Sergio Fagundes
O fato do linux ser menos usado NOS DESKTOPS (tire os desktops e olhe novamente os relatórios fazendo favor... até o iOS e OSx são derivados de sistemas *Nix). E o mercado é moldado por cabeças de vento como você que a microsoft viciou desde pequeno. Pagando bilhões para instituições de ensino manterem o sistema, pagando bilhões (ou tu acha que o windows OEM que as empresas distribuem com o micro são mais baratas que as oem normais pq?) para as empresas colocarem windows em suas máquinas... Uma multinacional com 7 mill empregados com universo windows significa que um bando de comprados instruiu a empresa a ficar presa ao sistema que ao longo de anos vai ficar inventando merda o tempo todo e obrigar seus clientes viciados a acompanharem. Minha empresa usa 40 computadores com LINUX e não windows, mas vi que foi apenas erro seu. E ERP é o que... a tá tu não deve saber né? Significa ENTERPRISE RESOURCE PLANNING ou Sistema integrado de gestão empresarial. Um sistema que funciona em mercados com 2 ou 200 caixas, incluindo alguns mercados que atendem os 7mil empregados de onde você trabalha. O sistema foi desenvolvido no windows mas com um pouco de inteligência foi colocado pra trabalhar no WINE e um acordo com a empresa que fabricou o software permitiu melhorias que tornaram o mesmo mais compatível ainda tanto com o windows quanto com o linux (o que gera lucro para os dois lados). Isso graças a ter gente não viciada... E softwares de engenharia tem para linux, https://help.ubuntu.com/community/UbuntuEngineering e ainda temos o Librecad e para modelagem 3d tem o blender que é sem palavras e um dos mais queridos pelo pessoal das escolas de animação europeia. E não estou lutando contra relatórios criados com base em DESKTOPS estou lutando contra um bando de viciados e maria-vai-com-as-outras que seguem que nem ovelha. E detalhe LINUX não é gratuito, é FREE (FREE -> LIVRE) isso significa que pode ter custos em cima e muitas das distros tem equipes e distribuições profissionais pagas onde o cliente tem a solução do problema em até 1 hora (estou falando em solução e não promessa de que na próxima atualização resolve algo...). Veja o exemplo do Shellshock nem precisou pagar e a solução apareceu em 4H quatro fu... horas. Ou seja todo mundo se beneficiou graças a uma comunidade super ativa. Problemas com o SSH abandonado? Trocaram pelo projeto OPENSSH e até o google tem a sua versão de SSH em código aberto disponibilizada. E o suporte que vem com seu computador com windows... liga pra microsoft para dizer sobre uma falha de segurança ou problema com incompatibilidade com drivers e veja se eles resolvem em 1h... (tá vou dar 4h como no caso do shellshock). Por sinal, já reparou que a maior vantagem do WIndows é de ele ser compatível com tudo que o povo tá viciado em usar e não por mérito próprio?
Sergio Fagundes
Todos programas antigos que eu fazia em visualC++ e visual basic funcionaram perfeitamente no wine. E não tem essa de arquivo desformatado, o que ocorre é a perda de UMA QUE OUTRA formatação que entre office e libre fica diferente (no WPS Office ainda não vi ocorrer). E uma empresa de porte grande tem mais a perder do que uma pequena com os custos agregados ao windows pois vai ter que viver correndo atrás de compatibilizar uma gama enorme de equipamentos as "novidades" impostas pela M$ quando podem usar linux e ter a estabilidade por maior tempo.
PALUDO
Contaria como SP sim, pois muda o número da compilação, da mesma forma como mudava no xp e no vista e no 7. Não uso o Windows8, é mais bugado, a Store deixa de funcionar direto sem contar que nada funciona direito. Trabalho com desenvolvimento em Java e PHP e o trem não anda!!
Exibir mais comentários