Início » Aplicativos e Software » É oficial: Google Tradutor já faz tradução em tempo real a partir de voz e imagem

É oficial: Google Tradutor já faz tradução em tempo real a partir de voz e imagem

Emerson Alecrim Por

Google Tradutor

As versões móveis do Google Tradutor (Google Translate) ficaram mais espertas, bem mais espertas: como adiantaram os rumores do início da semana, a ferramenta agora é capaz de fazer tradução a partir de imagens e voz em tempo real.

A tradução de frases presentes em imagens é esperada desde maio de 2014, quando o Google adquiriu o Word Lens Translator, app que faz este trabalho com maestria.

O Google Tradutor já tinha uma função do tipo, mas muito limitada: você tinha que tirar uma foto e só então o app a analisava para reconhecer palavras e efetuar a tradução. Agora tudo funciona de maneira praticamente instantânea: aponte a câmera para uma placa, por exemplo, e o aplicativo mostrará a tradução ali mesmo, sobrepondo o texto original na tela.

Sim, trata-se de uma função similar àquela que já é oferecida pelo Bing Translator para Windows Phone.

google_tradutor_imagens

Segundo o Google, a tradução instantânea por imagens funciona do inglês para alemão, espanhol, francês, italiano, português e russo (e vice-versa), mas a empresa já trabalha para ampliar o número de idiomas e combinações suportadas.

O atual estágio já se mostra bastante útil, não? O mesmo pode ser dito da tradução a partir de voz. O Google Tradutor já tinha capacidade de fazê-lo, mas, novamente, de maneira limitada - não podia reconhecer o idioma automaticamente, por exemplo.

Com a atualização, você precisa apenas apertar o botão de microfone. O app "ouvirá" a pessoa que estiver falando, identificará o seu idioma, converterá o áudio captado em texto e fará a tradução para a língua padrão (ou outra que também tiver sido detectada). Tudo acontece em tempo real, como já informado, assim, conversar fluidamente com pessoas que falam línguas diferentes tende a ser uma tarefa menos desafiadora.

Estas novidades estarão disponíveis no Google Tradutor para Android e iOS (inicialmente, pensava-se que só a primeira plataforma teria os recursos prontamente). Os updates serão liberados para todos os usuários no decorrer dos próximos dias.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ferreira Antonio
Olha ai alem desses mais um recurso disponivel para se fazer a traducao eh este app aqui , acesse ja bit.ly/translate_now
Rejane Oliveira
Concordo, mas com uma ressalva: se uma pessoa tiver um namorado ou namorada em outro país e não aprendeu nem a dizer eu te amo no idioma desta pessoa, tem que se matar........................ kkkkkkkkkkkkkkkk
erick cabeção
#OI BLZ
erick cabeção
OI
Antonio Francisco
Quer mai conteúdo super interessante e único no planeta terra? Acesse http://www.cpma.comunidades... Abçs. Prof. Antônio
Antonio Francisco
Quer mai conteúdo super interessante e único no planeta terra? Acesse http://www.cpma.comunidades.net Abçs. Prof. Antônio
Paulo66 .
Sempre fico admirado com o facto de que estas empresas, como a google e outras que já conseguem desenvolver um nível de tecnologia muito elevado e até mesmo fantástico, continuarem a ser geridas por indivíduos estúpidos.
Veja-se o exemplo desta nova aplicação, é feita apenas para sistemas Android e iOS.
Mas o mais ridículo é ter apenas voz de mulher e não ter opção para escolher e isso é importante por uma razão muito simples, não dá para falar com uma namorada de outro país, por exemplo, eu vou ligar para a minha namorada que é francesa, quando ela atende a chamada, aparece a voz de uma mulher a dizer que a ama e etc.
Willians Bernardo
eu recebi o convite mas não tem como usar...
Antony
Tá serto. Só um dado pra vc: em 2013, a MS lucrou 848 milhões com Windows Phone, Xbox e Skype. Somente da Samsung, ele recebeu 1 bilhão referentes a patentes nunca reveladas (que recentemente vazaram e motivaram a Samsung a parar de pagar). E o Google tem que apoiar a plataforma da Microsoft?
Guest
haha Lucas, sério, queria ter a opção de bloquear você pra nunca ter que ler as fezes que você defeca pela boca.
Guest
Como imaginei... você é um haterzinho da Microsoft, fanboyzinho do Google.
Lucas Lewis
Como imaginei... você é um haterzinho da Microsoft, fanboyzinho do Google.
Vitor Mikaelson
Foi lançado no WP7 isso, em 2010.
GEORGE MACHADO
kkkkk,,,,fazer cursos de idioma para que? se temos o GOOGLE!!!!! muito show! adoreiiiiiiiiiiiiii
João Silverado
vc diz aquele de voz em tempo real?
João Silverado
Hub de contato integrado com várias redes sócias por exemplo? Outro perfil de uso do smartphone com a apresentação do espaço da criança (kid corner)? Se pesquisar, tem vários. Mas Android é mais popular, por isso sempre parece ser novidade quando surgir no Android ou qdo fizer fama antes no iOS.
João Silverado
Tem q fazer mesmo, Iphone foi lançado em 2007, antes de todos, não pode ser o último a ter um recurso.
João Silverado
Era melhor, mas o bing veio com seu motor "fraco" em buscas comparado ao Google, mas bem superior em tradução de frases inteiras, entendendo o contexto, pelo menos em 90% dos testes que fiz. Mas sempre usei os dois ao mesmo tempo para tirar dúvidas. Notei que o Google tradutor voltou a melhorar. Tem hrs que traduzem exatamente a mesma coisa e as vezes a tradução fica melhor em um ou outro.
Luander Falqueto Beltrame
Poderia ter uma voz masculina tbm, muito estranho eu conversando com outra pessoal e sair uma voz feminina do outro lado como no vídeo.
Guest
Android e iOS tem esse recurso desde 2010 através do Word Lens, a MS podia comprar a empresa que iniciou isso ao invés de "pagar" de inovadora.
Guest
Meu iPhone faz isso desde 2010, com o app Word Lens Translator
Luís Rodrigues
Se a Microsoft criou ou copiou, não está em questão, não confirmo e não desminto.
Fui claro no que disse e repito para quem não tem capacidade de entender à primeira: "o Bing Translator faz o mesmo há mais de DOIS anos no ecossistema Windows Phone".
Boa noite e não precisa de agradecer a explicação.
Vinicius Andrade
Aí estão funcionando igual no vídeo, instantâneo? Aqui no Nexus 5, abro a câmera pelo Translate, ai ele meio que scaneia a foto... Acho que não atualizou ainda o.O
Guest
A Microsoft criou? ou copiou?
Ao meu ver a Word Lens Translator inventou esse recurso, a Microsoft que é um poço de criatividade copiou e está chegando no Google translate agora porque a Google comprou a empresa criadora da função.

Esses fanboys tirando vantagem de um recurso que um aplicativo ja fazia, me fala algo que o Windows Phone inventou, pra mim nada la é novidade.
Vitor Mikaelson
No WP funciona com os seguintes idiomas:
Chinês, Czech, Danish, Dutch, Inglês, Finnish, French, German, Greek, Hungarian, Italian, Norwegian, Polish, Português, Russo, Espanhol, Swedish, Turco...
Vitor Mikaelson
Acho o Bing superior.
O Google no HUE BR nem está adaptado a nova ortografia....
Luís Rodrigues
"É oficial: Google Tradutor já faz"...o mesmo que o Bing Translator faz há mais de 2 anos no ecossistema Windows Phone...!
=> http://www.bing.com/translator/phone/
Renan William
Sou usuário Android e concordo com você. Poderia não ser assim!
Guest
você ja conseguiu testar os dois?
Dereck Bolsanelo
todas as empresas de tecnologia fazem isso brother. Apple então é mestre.
Eliézer José Lonczynski
Sempre é bom, uma falha dele é a demora pra focar no texto na tradução simultânea.
Eliézer José Lonczynski
Pelo menos na versão web o bing é superior.
Eliézer José Lonczynski
Meu comentário foi uma crítica a como a google anuncia as coisas, como se ela que criasse tudo no mundo.
Wanderson Sousa Alves
Não é piada, trata-se de uma constatação. Apenas o app da pesquisa do Google está disponível na loja do WP.
Antony
É piada né mano?
Guest
A Word Lens que copiou a Microsoft?
Willians Bernardo
Skype Translator 100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 de vezes melhor
Wanderson Sousa Alves
O descaso do Google em relação ao Windows Phone é algo decepcionante.
Bruno Guerreiro
Exatamente, é o mesmo recurso, só que agora feito em um motor de tradução superior, na minha opinião... ;D
LimãoVerde
nossa q daora!, só quero ver no meu cel. HAHA
Walter Hugo Nishida Xavier da
Pois é, mas ele possui alguns problemas/deficiências, vai ser interessante ter alguma concorrência agora pra forçar melhorias.
Eliézer José Lonczynski
Legal tipo o recurso de tradução simultânea do Bing no windows phone desde 2011.