Início » Aplicativos e Software » Ferramenta de videoconferência Hello chega à versão estável do Firefox

Ferramenta de videoconferência Hello chega à versão estável do Firefox

Emerson Alecrim Por

A versão 35 do Firefox (estável) foi disponibilizada nesta semana e tem, talvez como principal novidade, a integração com o aplicativo de videoconferência Hello. Ainda em fase beta, o recurso vem sendo testado há meses. Por conta disso, até então só estava disponível nas versões experimentais do navegador.

Parece uma decisão insensata se aventurar em uma modalidade de serviço dominada por nomes como Hangouts e, principalmente, Skype. Mas a intenção da Mozilla é atrair a base de usuários que não se entende com estas ferramentas. Para tanto, a organização está apostando na simplicidade.

Firefox Hello

Começa pela pronta disponibilidade: o Hello é integrado ao Firefox, portanto, não necessita de plugins ou clientes adicionais para funcionar.

Depois vem a (relativa) facilidade de uso. Não há configurações complexas e não é necessário criar uma conta no serviço. Para iniciar uma videoconferência, o usuário tem a opção de gerar um link para ser enviado por e-mail ou chat.

Assim que o convite for aceito, a videoconferência começará. Mas se você fizer questão do modo tradicional, com login e lista de contatos, pode criar uma conta Firefox.

A espinha-dorsal do Hello é a API WebRTC, criada pela World Wide Web Consortium (W3C) para aplicações de áudio, vídeo e compartilhamento de arquivos. Por se tratar de um padrão aberto, sua adoção vem sendo feita não só pela Mozilla como também pelo Google e pela Opera Software.

Este aspecto indica que o usuário não está condicionado a se comunicar apenas com pessoas que utilizam o Firefox. Graças à API, é possível participar de conversas por áudio ou vídeo com usuários do Chrome e do Opera. Internet Explorer e Safari ainda não são compatíveis, mas extensões devem cobrir esta lacuna.

O Hello vem sendo desenvolvido em conjunto com a Telefónica. Esta parceria, provavelmente, é que está motivando a Mozilla a sonhar ainda mais alto: a organização pretende adicionar à ferramenta recursos como compartilhamento de tela e colaboração online.

Se você já tem a versão mais recente do Firefox, o Hello aparecerá ao lado da barra de endereços do navegador nos próximos dias. Caso não o encontre, você pode seguir as instruções desta página para saber se o aplicativo já está disponível. Se negativo, é necessário aguardar: a Mozilla explica que a liberação está sendo feita gradualmente para evitar falhas por demanda excessiva.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dereck Bolsanelo
A Mozilla sempre pensa em uma internet melhor sem focar somente no seu próprio navegador, faz isso desde sempre, muito legal
Zanac_Compile
Melhor navegador e este recurso tem uma forma de uso diferenciada e muito boa. Achei incrível.
Geraldo Lopes
. Fiz um teste no Hello (15/01/15), e não funcionou direito... o meu amigo escutava minha voz e eu não o escutava. Não tem muito o que configurar, o que limita a detecção e solução de problemas... voltamos para o velho e bom Skype. .
Toga
Perguntei porque eu não uso mensageiro instantâneo. Só me comunico por correio, eletrônico e postal, já faz um bom tempo. Como meu navegador atual é o Firefox seria útil ter um cantinho dentro da janela do navegador, independente de abas, para trocar mensagens.
Fernando Henrique Soares
Sendo que você já vai estar utilizando um chat para enviar o link, a parte textual se torna de menor importância.
Sérgio Carvalho
"...a Mozilla a sonhar ainda mais alto: a organização pretende adicionar à ferramenta recursos como compartilhamento de tela e colaboração online."
Toga
Uma pergunta: isso só serve para áudio e vídeo?
Matheus Fernal
Numa escala de 0 a 10 Chatroulettes quais as chances da funcionalidade ser utilizada primordialmente para pornô?