Início » Telecomunicações » TIM começa a implementar rede 4G em 1.800 MHz

TIM começa a implementar rede 4G em 1.800 MHz

Lucas Braga Por

Enquanto as operadoras enfrentam diversos problemas de cobertura com a frequência de 2.600 MHz para LTE, a TIM começou a implementar a tecnologia em uma faixa diferente. A operadora ativou, no último sábado (17), uma rede 4G em 1.800 MHz na cidade de Búzios, Rio de Janeiro.

A informação veio de um tweet do diretor executivo da empresa, Rodrigo Abreu. Junto à mensagem, há uma captura de tela de um teste de velocidade que indica 11,49 Mb/s (megabits por segundo) de download e 3,6 Mb/s de upload, além de uma latência bem baixa para redes móveis, de apenas 48 milissegundos.

Embora o executivo tenha afirmado que estas são as primeiras ativações da tecnologia LTE nesta frequência aqui no Brasil, a Nextel já havia lançado comercialmente uma rede 4G com 1.800 MHz em junho de 2014 na cidade do Rio de Janeiro.

A maior vantagem de implementar 4G em 1.800 MHz quando comparado com os 2.600 MHz já utilizados é a capacidade de cobertura: uma frequência mais baixa possui maior penetração de sinal, aspecto importante para a cobertura de ambientes internos. Junto aos 900 MHz, a frequência de 1.800 MHz é utilizada no Brasil em redes 2G (GSM). O ponto negativo é que o espectro é mais limitado, uma vez que a frequência precisaria suportar tanto a rede 2G como a 4G.

Outras operadoras também sinalizaram interesse em oferecer LTE nesta faixa, embora ainda não tenham disponibilizado nenhuma informação oficial a respeito. TIM e Oi inclusive correm risco de perder as licenças de operação da banda D (1.800 MHz): ambas podem ser obrigadas a devolvê-las em 2016; as operadoras fizeram pedido de prorrogação do prazo, mas não no tempo hábil exigido pela Anatel. A questão aguarda análise pela entidade.

O Tecnoblog entrou em contato com a TIM para saber mais detalhes sobre o assunto. Por telefone, a assessoria de imprensa informou que outras cidades do litoral fluminense também receberiam a cobertura, mas ainda não há prazo para isso. Este artigo será atualizado quando surgirem novas informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

wackenroader

850 ou 2100, detalhe: 2100mhz é utilizado por todas as operadoras no Brasil inteiro

wackenroader
850 ou 2100, detalhe: 2100mhz é utilizado por todas as operadoras no Brasil inteiro
Manrico D'Alessandro

Wacken, grato pelo esclarecimento, pergunto qual repetidor eu preciso para a Tim de Floripa, voce sabe? obrigado

Manrico D'Alessandro
Wacken, grato pelo esclarecimento, pergunto qual repetidor eu preciso para a Tim de Floripa, voce sabe? obrigado
wackenroader

900Mhz vai funcionar na claro

wackenroader
900Mhz vai funcionar na claro
Manrico D'Alessandro
pessoal, uso a Tim e como o sinal é muito ruim comprei um repetidor gsm 900 mhz para usar aqui em florianopolis e não funcionou ou nao sei como funciona. será que comprei frequência errada? alguem pode me ajudar com isso? obrigado de antemão.
LuizSantos
Cara, várias coisas usam GSM, como maquininhas de cartão de crédito, que operam em GSM. Então erra de que as operadoras estão "matando" o GSM, me parece mais para jogar para a galera e empurrar as pessoas a comprar aparelhos mais caros.
Antonio Felipe Furini
vlw
Lucas Fuzzer Sodre
Na capital do Rio de Janeiro, em 1800 MHz, somente a Nextel.
Antonio Felipe Furini
Alguém sabe dizer se a capital Rio está pegando essa frequência de 1800? Ou somente no interior por enquanto?
Tiago Celestino
Que venha logo para São Paulo então.
Eliezer
E na cidade malemá 3G....
evefavretto
Pela tabela do site da Apple, sim, os modelos americanos de 5s tem banda 3, então nas áreas que a TIM colocar 1800, deve funcionar.
evefavretto
GSM tem quase a metade dos clientes ainda, mas caindo todo mês. Ainda tem bastante gente que usa voz(especialmente intrarede barato) e é se se supor que aparelhos dual SIM inflem a quantidade do GSM. De qualquer forma, com a quantidade de GSM caindo, podem gradativamente tomar espectro do GSM e alocar pra LTE. LTE tem tamanhos de portadora bem flexíveis pra isso.
Exibir mais comentários