Usuário precisa escanear QR Code para habilitar recurso
Usuário precisa escanear QR Code para habilitar recurso

Velha reclamação entre os usuários do WhatsApp, a possibilidade de acessar o aplicativo de troca de mensagens pelo computador tornou-se uma realidade hoje. A empresa – controlada pelo Facebook – ganhou uma versão para web compatível com o Google Chrome, acessível em web.whatsapp.com. Segundo o WhatsApp, o lançamento ocorre para que as pessoas que ficam em um PC quando estão em casa ou no trabalho também possam se comunicar com os amigos, parentes e colegas.

O WhatsApp na web funciona como uma central de troca de mensagens. Para chegar até ela, é necessário instalar a versão mais recente do aplicativo no celular. Em seguida, abrir o menu principal e selecionar a opção “WhatsApp Web”. Ela ainda não apareceu para todos os usuários, porém. O site oficial oferece uma página de download com a última versão do .apk. Eu fiz o teste com meu Moto X, mas nada de interface web por enquanto.

A visualização de mensagens na web é compatível com Android, além dos sistemas BlackBerry, BlackBerry 10 e Windows Phone. Nada de iPhone, portanto. A empresa por trás do WhatsApp disse que existem “limitações de plataforma” que impedem a adoção imediata também no iOS.

Não se deixe enganar com a chegada do WhatsApp Web, pois o serviço ainda é focado primordialmente no uso em dispositivos móveis. Até por isso, o funcionamento é bastante diferente do que estamos acostumados a ver no Telegram (se você ainda não instalou, faça-o agora!): as mensagens que aparecem no Chrome são carregadas do celular, como se fosse um espelho do que está registrado no smartphone. Não há um servidor por trás das duas interfaces, web e celular, que faça a sincronização dos textos, imagens, áudios e vídeos. Em outras palavras, o WhatsApp existe dentro do seu smartphone, e a versão web é uma extensão disso.

Atualmente mais de 600 milhões de pessoas no planeta utilizam o WhatsApp. Se uma pequena fração deste público usar mais a plataforma por causa do cliente web, já será um ganho importante para a companhia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados