Início » Telecomunicações » Rumor: Google deve lançar operadora de celular própria nos Estados Unidos

Rumor: Google deve lançar operadora de celular própria nos Estados Unidos

Por
4 anos e meio atrás

Google deve lançar em breve sua própria operadora de telefonia móvel nos Estados Unidos. O periódico americano The Information reportou que o projeto, chamado internamente de Nova, já está em andamento e conta inclusive com vários funcionários participando dos testes.

Mas a companhia não atuará como uma prestadora convencional. O plano é criar uma operadora móvel virtual (MVNO). Isso significa que o Google não irá montar a sua própria rede, mas sim alugar a capacidade de outras companhias. Para isso, a empresa teria firmado acordos com duas das quatro maiores operadoras americanas: Sprint e T-Mobile.

Parece uma ideia excelente, uma vez que a companhia disponibilizaria aos seus clientes a cobertura de duas operadoras diferentes em um único serviço.

Google

Além da receita com os planos, oferecer uma rede móvel traria para o Google maior controle sobre a experiência de seus usuários. O mais interessante é que a empresa também poderia construir uma ampla rede Wi-Fi em locais com maior concentração de pessoas, aumentando o alcance de seus produtos.

A princípio, o serviço seria disponibilizado apenas nas cidades onde há Google Fiber, banda larga que promete velocidades de até 1 gigabit por segundo. Mas a entrada do Google no mercado de telefonia móvel pode criar dor de cabeça para as prestadoras.

A própria operadora Sprint, uma das possíveis fornecedoras de infraestrutura, teme que o serviço traga prejuízo dependendo do número de clientes angariados pelo Google e prevê uma revisão contratual caso a nova operadora virtual atinja determinada quantidade de usuários.

Com informações: The Wall Street Journal, The Verge

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.