Grupo de hackers diz ter tirado Facebook, Instagram e Tinder do ar; Facebook nega

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
lizard-tweet

A maioria dos brasileiros não deve ter percebido, mas na manhã desta terça-feira (27) o Facebook, Instagram e Tinder tiveram uma das maiores indisponibilidades dos últimos anos. Os servidores dos serviços ficaram fora do ar por um período entre 45 minutos e 1 hora, começando por volta das 4 da manhã de hoje. Os responsáveis pelo feito? O conhecido grupo de hackers Lizard Squad.

O grupo é o mesmo responsável por tirar do ar a rede de games PSN do PlayStation, e dessa vez eles também assumiram a autoria do suposto ataque aos servidores usando sua conta no Twitter. Os membros do Lizard Squad estão bastante ativos nos últimos dias, quando fizeram um deface do site da Malasya Airlines. Mas tirar três grandes serviços do ar é algo muito mais complicado do que trocar a página inicial do site de uma companhia aérea – e o grupo preferiu não dar detalhes do dito ataque.

instagram-fora-ar

O perfil oficial do Instagram no Twitter confirmou a indisponibilidade, dizendo que estavam “trabalhando em uma correção”, mas pouco depois o tweet foi misteriosamente apagado da conta. Já um porta-voz do Facebook disse à BBC que um erro de configuração foi o responsável pela indisponibilidade e descartou o suposto ataque.

Além dos sites conhecidos, também teriam sido afetados o AOL Instant Messenger e o aplicativo de bate-papo Hipchat. Em um tweet posterior eles também dizem ter tirado do ar o site MySpace, mas não está claro se ele realmente saiu do ar ou se é apenas uma brincadeira do grupo. Ainda segundo o grupo, o Twitter só não foi um dos alvos escolhidos por eles por que o serviço é usado para o grupo se comunicar com o mundo.

A última vez que o Instagram ficou tanto tempo indisponível foi na época da sua aquisição pelo Facebook, quando aconteceu a troca de servidores. Já o Facebook não ficava tanto tempo fora do ar desde setembro de 2010, quando um erro de configuração fez o site ficar indisponível por pelo menos 2 horas e meia. Já o último ataque DDoS aconteceu em 2009 e na época o site ficou fora do ar por aproximadamente meia hora.

Com informações: The Guardian, The Next Web, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados