Início » Internet » Grupo de hackers diz ter tirado Facebook, Instagram e Tinder do ar; Facebook nega

Grupo de hackers diz ter tirado Facebook, Instagram e Tinder do ar; Facebook nega

Avatar Por

A maioria dos brasileiros não deve ter percebido, mas na manhã desta terça-feira (27) o Facebook, Instagram e Tinder tiveram uma das maiores indisponibilidades dos últimos anos. Os servidores dos serviços ficaram fora do ar por um período entre 45 minutos e 1 hora, começando por volta das 4 da manhã de hoje. Os responsáveis pelo feito? O conhecido grupo de hackers Lizard Squad.

lizard-tweet

O grupo é o mesmo responsável por tirar do ar a rede de games PSN do PlayStation, e dessa vez eles também assumiram a autoria do suposto ataque aos servidores usando sua conta no Twitter. Os membros do Lizard Squad estão bastante ativos nos últimos dias, quando fizeram um deface do site da Malasya Airlines. Mas tirar três grandes serviços do ar é algo muito mais complicado do que trocar a página inicial do site de uma companhia aérea - e o grupo preferiu não dar detalhes do dito ataque.

instagram-fora-ar

O perfil oficial do Instagram no Twitter confirmou a indisponibilidade, dizendo que estavam "trabalhando em uma correção", mas pouco depois o tweet foi misteriosamente apagado da conta. Já um porta-voz do Facebook disse à BBC que um erro de configuração foi o responsável pela indisponibilidade e descartou o suposto ataque.

Além dos sites conhecidos, também teriam sido afetados o AOL Instant Messenger e o aplicativo de bate-papo Hipchat. Em um tweet posterior eles também dizem ter tirado do ar o site MySpace, mas não está claro se ele realmente saiu do ar ou se é apenas uma brincadeira do grupo. Ainda segundo o grupo, o Twitter só não foi um dos alvos escolhidos por eles por que o serviço é usado para o grupo se comunicar com o mundo.

A última vez que o Instagram ficou tanto tempo indisponível foi na época da sua aquisição pelo Facebook, quando aconteceu a troca de servidores. Já o Facebook não ficava tanto tempo fora do ar desde setembro de 2010, quando um erro de configuração fez o site ficar indisponível por pelo menos 2 horas e meia. Já o último ataque DDoS aconteceu em 2009 e na época o site ficou fora do ar por aproximadamente meia hora.

Com informações: The Guardian, The Next Web, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

WALDEMIR SP

Recomemdo profissional de hacker de whatsapp e instagram

011964845915

Rafa Mira
Falta de buceta, da nisso ai. Fazendo merda é falta de buceta
cesar
página do face não existe desde ontem. o que acontece hein??
Móveis House de Gramado
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203758911555131&set=pcb.10203758915875239&type=1&theater......VEJA ..CLICK E OLHE AS MAIS DIVERSAS FOTOS DE MÓVEIS AO GOSTO DO CLIENTE --"QUALIDADE"--"IMPERDIVEL"------"OS MAIS BARATOS"----------Telefones- 55-33075526--55-99550326-(Móveis HOUSE De Gramado...https://www.facebook.com/MoveisHouseDeGramado?fref=ts )---RUA PEDRO PEREIRA, 229 BAIRRO NOSSA SENHORA DE LOURDES. LOGO APÓS A RODOVIÁRIA. INICIO DA FAIXA NOVA DE CAMOBI. DORMITÓRIOS, SALAS, COZINHAS, ESTANTES, RACKS, PAINÉIS, ETC.Móveis HOUSE De Gramado.. — em Santa Maria (Rio Grande do Sul).Entregamos em todo o estado..https://www.youtube.com/watch?v=UjWfkG-VaqQ...TUTTI MÓVEIS, MÓVEIS FRISO E ESTOFARIA CAVALLI.= São as fabricas de Gramado.
Tiago Celestino
Se foi um ataque de hackers, eles nunca vão confirmar, até porque os papéis na bolsa podem despencar.
PinPortal ✔️

Qual blog? Não soube de nada '-'

Mas mesmo assim, você precisa ter banda de tráfego para fazer isso (Pelo menos no ataque DDOS), ou os hackers contrataram vários servidores de empresas via internet (Tipo um Amazon AWS da vida) e configuraram todos eles para acessarem páginas (ou determinada página) do Facebook e Instagram, ou eles têm milhões de computadores de usuários "zumbis" que estão com vírus e quando recebem um comando dizem para acessar um IP, eles fazem isso sem nem mesmo o dono do computador ficar sabendo.

Eu só acho muito estranho, porque nós não estamos falando de um site Tecnoblog ou até um Globo.com (Que tem mais tráfego), nós estamos falando de uma empresa com mais de 1 bilhão de usuários que diariamente tem mais de 800 milhões acessando a rede social, além disso eles estão incentivando a popularização de vídeos no Facebook (Que gera mais tráfego do que imagens e post de texto), então é bem difícil derrubar o Facebook, porque normalmente o tráfego deles já é digno de um ataque DDOS, por isso eles precisam de muitos servidores e que ficam espalhados pelo mundo, para descentralizar e o serviço não cair totalmente caso haja um problema (Além de diminuir a latência para os usuários).

Minha opinião: Facebook e Instagram caíram por algum erro interno, Tinder precisa do log in pelo Facebook para funcionar, quando os caras do Lizard Squad perceberam que o Facebook e Instagram tinham caído, na hora foram colocar uma mensagem no twitter avisando sobre o feito. Acho que é fake.

Não podemos comparar um Facebook com Xbox Live e PSN, o tráfego é MUITO maior.

pinportal
Qual blog? Não soube de nada '-' Mas mesmo assim, você precisa ter banda de tráfego para fazer isso (Pelo menos no ataque DDOS), ou os hackers contrataram vários servidores de empresas via internet (Tipo um Amazon AWS da vida) e configuraram todos eles para acessarem páginas (ou determinada página) do Facebook e Instagram, ou eles têm milhões de computadores de usuários "zumbis" que estão com vírus e quando recebem um comando dizem para acessar um IP, eles fazem isso sem nem mesmo o dono do computador ficar sabendo. Eu só acho muito estranho, porque nós não estamos falando de um site Tecnoblog ou até um Globo.com (Que tem mais tráfego), nós estamos falando de uma empresa com mais de 1 bilhão de usuários que diariamente tem mais de 800 milhões acessando a rede social, além disso eles estão incentivando a popularização de vídeos no Facebook (Que gera mais tráfego do que imagens e post de texto), então é bem difícil derrubar o Facebook, porque normalmente o tráfego deles já é digno de um ataque DDOS, por isso eles precisam de muitos servidores e que ficam espalhados pelo mundo, para descentralizar e o serviço não cair totalmente caso haja um problema (Além de diminuir a latência para os usuários). Minha opinião: Facebook e Instagram caíram por algum erro interno, Tinder precisa do log in pelo Facebook para funcionar, quando os caras do Lizard Squad perceberam que o Facebook e Instagram tinham caído, na hora foram colocar uma mensagem no twitter avisando sobre o feito. Acho que é fake. Não podemos comparar um Facebook com Xbox Live e PSN, o tráfego é MUITO maior.
PinPortal ✔️

SIm sim, mas eles (do Facebook) disseram que foi um erro de configuração de servidor, ninguém sabe se foi um ataque hacker ou um problema lá dentro da empresa mesmo.

pinportal
SIm sim, mas eles (do Facebook) disseram que foi um erro de configuração de servidor, ninguém sabe se foi um ataque hacker ou um problema lá dentro da empresa mesmo.
Felipe Cícero
O Facebook estava off hoje de madrugada...
Felipe Cícero
O Facebook estava fora do ar hoje de madrugada, por volta das 3 horas (hora desta print). E ficou por pelo menos 1 hora assim...
Baidu feat MC Brinquedo

Ou então uma nova tecnologia capaz de disparar ataques DDoS em larga escala.

Vide o que aconteceu recentemente com um blog brasileiro, que recebeu um ataque de DDoS sem precedentes no Brasil.

Hao123
Ou então uma nova tecnologia capaz de disparar ataques DDoS em larga escala. Vide o que aconteceu recentemente com um blog brasileiro, que recebeu um ataque de DDoS sem precedentes no Brasil.
Gilberto Nunes
Essa criançada querendo se promover e tem gente que acredita ainda.
Cristopher
nem sabia que o face tinha ficado fora do ar..
Exibir mais comentários