Início » Internet » OneDrive ganha busca inteligente de imagens e modo de álbuns

OneDrive ganha busca inteligente de imagens e modo de álbuns

Por
5 anos atrás

Há tempos que espaço generoso deixou de ser o único atrativo dos serviços de armazenamento nas nuvens. Ciente disso, a Microsoft segue atualizando o OneDrive: nesta semana, a companhia anunciou algumas funcionalidades bastante interessantes para o serviço, como buscas baseadas no conteúdo de arquivos e inserção automática de tags em fotos.

No primeiro caso, o OneDrive usará o motor do Bing para fazer pesquisas dentro de documentos nos formatos do Office e em PDF, recurso útil, por exemplo, para quando você precisa encontrar determinada informação, mas não sabe qual arquivo a contém.

Busca no OneDrive

A busca também ficará mais inteligente com fotos, aumentando ainda mais a rivalidade com o Google Drive. O OneDrive será capaz de identificar textos dentro de imagens e indexar estes dados. Assim, se você pesquisar por “Copacabana”, por exemplo, todas as fotos que contiverem esta palavra aparecerão nos resultados. Informações como datas e locais das imagens também poderão ser usadas como parâmetros nas buscas.

O recurso de tags automáticas também têm relação com as pesquisas. O OneDrive analisará as imagens para reconhecer ações e contextos. Em uma foto de praia, por exemplo, o serviço será capaz de identificar o que há ali e criar etiquetas como “praia”, “pessoas”, “areia” e “sol”.

Esta funcionalidade tem ligação com o Adam, projeto da Microsoft Research que utiliza inteligência artificial para não só reconhecer objetos e ambientes nas imagens, como também contextualizá-las e classificá-las.

A Microsoft também está ampliando a função de backup automático de imagens. Já é possível fazê-lo a partir dos apps do serviço para Android, iOS e Windows Phone. A ideia agora é enviar para o OneDrive fotos de câmeras digitais, HDs externos e pendrives quando estes dispositivos forem conectados ao computador.

Quando for feito upload automático de um número significativo de imagens, o OneDrive poderá enviar algumas delas ao seu email com um link para a coleção inteira. É uma forma de apreciá-las novamente ou, reencaminhando a mensagem, compartilhá-las com amigos e parentes.

Novo formato de álbum

Outro anúncio é o novo modo de álbum, que melhora a experiência de visualização de imagens com miniaturas maiores, apresentações em formato de colagem e adaptação automática a telas de variados tamanhos.

Como estas atualizações devem fazer com que o uso do OneDrive aumente – é o que a Microsoft espera -, o espaço adicional gratuito para armazenamento de imagens está sendo ampliado de 15 GB para 30 GB.

As novidades aparecerão para todos os usuários nos próximos dias. Algumas delas, como o novo álbum, já estão disponíveis no iOS. A Microsoft promete não demorar para atualizar os apps para Android e Windows Phone.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.