Início » Internet » OneDrive ganha busca inteligente de imagens e modo de álbuns

OneDrive ganha busca inteligente de imagens e modo de álbuns

Emerson Alecrim Por

Há tempos que espaço generoso deixou de ser o único atrativo dos serviços de armazenamento nas nuvens. Ciente disso, a Microsoft segue atualizando o OneDrive: nesta semana, a companhia anunciou algumas funcionalidades bastante interessantes para o serviço, como buscas baseadas no conteúdo de arquivos e inserção automática de tags em fotos.

No primeiro caso, o OneDrive usará o motor do Bing para fazer pesquisas dentro de documentos nos formatos do Office e em PDF, recurso útil, por exemplo, para quando você precisa encontrar determinada informação, mas não sabe qual arquivo a contém.

Busca no OneDrive

A busca também ficará mais inteligente com fotos, aumentando ainda mais a rivalidade com o Google Drive. O OneDrive será capaz de identificar textos dentro de imagens e indexar estes dados. Assim, se você pesquisar por "Copacabana", por exemplo, todas as fotos que contiverem esta palavra aparecerão nos resultados. Informações como datas e locais das imagens também poderão ser usadas como parâmetros nas buscas.

O recurso de tags automáticas também têm relação com as pesquisas. O OneDrive analisará as imagens para reconhecer ações e contextos. Em uma foto de praia, por exemplo, o serviço será capaz de identificar o que há ali e criar etiquetas como "praia", "pessoas", "areia" e "sol".

Esta funcionalidade tem ligação com o Adam, projeto da Microsoft Research que utiliza inteligência artificial para não só reconhecer objetos e ambientes nas imagens, como também contextualizá-las e classificá-las.

A Microsoft também está ampliando a função de backup automático de imagens. Já é possível fazê-lo a partir dos apps do serviço para Android, iOS e Windows Phone. A ideia agora é enviar para o OneDrive fotos de câmeras digitais, HDs externos e pendrives quando estes dispositivos forem conectados ao computador.

Quando for feito upload automático de um número significativo de imagens, o OneDrive poderá enviar algumas delas ao seu email com um link para a coleção inteira. É uma forma de apreciá-las novamente ou, reencaminhando a mensagem, compartilhá-las com amigos e parentes.

Novo formato de álbum

Outro anúncio é o novo modo de álbum, que melhora a experiência de visualização de imagens com miniaturas maiores, apresentações em formato de colagem e adaptação automática a telas de variados tamanhos.

Como estas atualizações devem fazer com que o uso do OneDrive aumente - é o que a Microsoft espera -, o espaço adicional gratuito para armazenamento de imagens está sendo ampliado de 15 GB para 30 GB.

As novidades aparecerão para todos os usuários nos próximos dias. Algumas delas, como o novo álbum, já estão disponíveis no iOS. A Microsoft promete não demorar para atualizar os apps para Android e Windows Phone.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Sampaio
eu faço isso, divido a mensalidade com os amigos. voce sabia que vc pode se cadastrar em um programa do onedrive e aumentar o seu espaco pra 10TB de graça? Eu fiz isso e deu certo, eh so se cadastrar e esperar alguns dias https://preview.onedrive.com/?wt.mc_id=oo_blog_onedrive_onedriveunlimitedstorage
Tai Ferguson
Taí uma boa suposição!
RickRatinho
Provavelmente vão incorporar, o App Fotos do Windows 10 já está fazendo automaticamente otimização das fotos e possui um editor básico.
Vitor Mikaelson
Ao menos quando eu usava o Google +, não funcionava com a mesma precisão do OneDrive.
Tai Ferguson
Acho que faltou um serviço básico de edição de fotos integrado na web. '-'
Marcelo
Pouquíssimas imagens? Ele funciona com bastante imagens, cara.
Marcelo
Ótimo! Google Photos faz isso e é um ótimo recurso. Bem bacana mesmo.
Vitor Mikaelson
Do Google + realmente tinha, mas funcionava de forma bem simples e com pouquíssimas imagens.
Luandersonn Airton
Ficou ótimo
Gilberto Furtado
Pago o serviço do office 365 muito satisfeito que além de me dar a instalação de um office original ainda me dá 1TB de espaço, 60 min de skype pra fixo e ainda posso beneficiar mais 4 amigos com o mesmo recurso, mas é claro só os brothers mesmo pra gente fazer isso. ;-)
Olacir Oliveira
Legal essa de procurar a informção por dentro do documento, que venha logo o update.
Marcos Paulo Morale
Sensacional! Já havia reparado futuras mudanças, pois percebi há algumas semanas a ferramenta de adicionar tags em fotos, mas ainda sem opção de busca por tags. Acho que fiz bem em escolher o OneDrive como nuvem principal :-)
Christian Hartung
Já reportei um erro nos álbuns de foto (funcionalidade que eu adorei, por sinal): se você compartilha um álbum com alguém, e dá permissão de edição, tudo o que você compartilhou com a pessoa desaparece (se você colocar depois a permissão como somente exibição, os compartilhamentos aparecem de novo)
daniel
Isso é legal, espero que ampliem e continuem melhorando essas buscas de imagens. No Google+ tinha isso, mas nunca mais usei pq nunca achava o que eu procurava.