Início » Negócios » Netflix pode ser obrigada pela Ancine a ter cota de filmes brasileiros

Netflix pode ser obrigada pela Ancine a ter cota de filmes brasileiros

Lucas Braga Por

Depois de complicar um pouco a vida das operadoras de TV por assinatura, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) quer empurrar uma cota de filmes brasileiros para serviços de vídeo sob demanda. A medida afetaria o Netflix e serviços exclusivos para assinantes de TV por assinatura, como HBO Go e Telecine Play.

Assim como na cota obrigatória das TVs por assinatura, pelo menos 30% dos filmes nos catálogos dos serviços online devem ser brasileiros se a ideia for levada adiante. Em tese, isso beneficiaria a produção nacional audiovisual, mas considerando o que ocorreu com as empresas de TV paga, a programação de conteúdos estrangeiros pode diminuir e o preço dos pacotes, aumentar.

catalogo-netflix

Esta regra faria parte da nova regulamentação de serviços com conteúdo sob demanda, que ainda não possui nenhuma legislação específica no país. A medida poderia enquadrar tais serviços como competidores das TVs por assinatura. A princípio, isso não é bom, pois traria um peso maior para o bolso do consumidor - cobrança de novos impostos poderia surgir daí.

Atualmente, a versão brasileira do Netflix possui 3.998 vídeos em seu acervo. Na categoria de filmes nacionais, há 189 produções, mais 68 títulos relacionados a músicas brasileiras. Com a regra dos 30%, pelo menos 1.199 destes vídeos deveriam ser de produção local. A empresa teria então duas opções: aumentar consideravelmente seu catálogo para se enquadrar nas regras ou deixar de oferecer filmes estrangeiros até conseguir atingir a meta estabelecida.

Procurada pela Folha de S.Paulo, a Ancine não comentou o assunto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

MarcioSagitariano

Concordo. A Globo se mete em tudo. E odeio aqueles filmes globais. Só aquelas comédias bostas.

Márcio A. Cordeiro
Concordo. A Globo se mete em tudo. E odeio aqueles filmes globais. Só aquelas comédias bostas.
Danilo Ricardo Moura
Acredito que o cinema brasileiro não está sendo levado a sério. Sinceramente, a medida adotada pela ANCINE mais parece o resultado da atuação de lobistas.
Danilo Ricardo Moura
Em média cinco. Considerando as vezes repetidas que assisto Tropa de Elite, toda vez que estou zapeando paro e assisto.
NickyNOS

Sério mesmo que você quer usar a comparação dos veículos?
Pagamos os valores mais caros do mundo por carros inferiores, devido a obrigação de ser feito no Brasil. Isto acontece no setor de eletrônicos também.
Em resumo, pagamos mais por qualidade pior.
Mesmo irá acontecer com o NetFlix.

Nicholas Oliveira Silva
Sério mesmo que você quer usar a comparação dos veículos? Pagamos os valores mais caros do mundo por carros inferiores, devido a obrigação de ser feito no Brasil. Isto acontece no setor de eletrônicos também. Em resumo, pagamos mais por qualidade pior. Mesmo irá acontecer com o NetFlix.
Valdir Souza Junior
Nao fecha conta pois Brasil não produz 30% de filmes do planeta !! Olha que ela ja ta produzindo conteúdo exclusivo nacional !!
Eliana Di Giacomo
se eu assino tv a cabo e pago netflix é para não assistir programação brasileira, que por sinal anda péssima. EU VOU ASSISTIR O QUE EU QUERO!
gustavomda
Porque o cinema nacional não é inferior. É apenas vítima de um monopólio escroto que acontece há mais de um século, somado a um complexo de vira-latas que acontece há 515 anos.
Guri Metido
Gustavo não admite a inferioridade do cinema nacional, por isso apoia a medida que usa de violência para obrigar os consumidores a comprarem o o que não querem.
Khayo Vannucci
Ou mandar o brasil pra pqp e não oferecer o serviço por aqui
★ Sr. Quintela ★

Fizeram? Onde vc obteve essa estatística? No achismo.com.BR?

? Sr. Quintela ?
Fizeram? Onde vc obteve essa estatística? No achismo.com.BR?
★ Sr. Quintela ★

Kkkkkkkkkkkkkkkkk.... Hollywood é o maior propagandista da Cultura americana. Eles (Hollywood) e o governo americano andam de braços dados. Leia mais, se informe mais antes de postar achismos...

? Sr. Quintela ?
Kkkkkkkkkkkkkkkkk.... Hollywood é o maior propagandista da Cultura americana. Eles (Hollywood) e o governo americano andam de braços dados. Leia mais, se informe mais antes de postar achismos...
Exibir mais comentários