A Cyanogen ganhou destaque recentemente ao revelar o plano de criar um Android independente do Google. Para manter este e todos os seus demais projetos, a empresa está recebendo investimentos que, somados, chegam a US$ 70 milhões. A surpresa é que parte deste dinheiro pode estar vindo da Microsoft.

Satya Nadella

É o que aponta uma matéria publicada pelo Wall Street Journal. A fonte ouvida pelo veículo não revelou quanto do total cabe à Microsoft, mas disse que a companhia pretende figurar como um investidor minoritário.

Com o valor repassado sendo baixo ou não, o assunto causa estranheza: se a Microsoft já tem o Windows Phone e caminha para o Windows 10, qual o sentido de investir em uma plataforma rival (mesmo que se trate de um fork)?

Uma das estratégias de Kirt McMaster, CEO da Cyanogen, para conseguir capital que financie o desenvolvimento do Android “independente” é a criação de parcerias. A Microsoft é um destes casos, supostamente, mas não para provocar o Google ou assumir o controle do projeto.

Ao disponibilizar o Android, o Google promove seus aplicativos, alguns enraizados no sistema de uma forma que nenhum outro desenvolvedor tem acesso. É o caso do Google Now.

Esta política dificuldade o avanço de serviços rivais na plataforma. Ao apoiar uma variação livre do Google (tanto quanto possível), a Microsoft pode acabar encontrando mais espaço para promover ali o Bing e outros serviços.

Cyanogen

O foco na Cyanogen se deve, provavelmente, às suas chances de amplo crescimento. De acordo com McMaster, o CyanogenMod já atingiu 50 milhões de usuários. As parcerias que estão sendo firmadas com fabricantes – especialmente asiáticas – para a instalação de fábrica do sistema em smartphones pode deixar este número muito maior.

Microsoft e Cyanogen não quiseram comentar o assunto, mas terão bastante tempo para fazê-lo, afinal, o CyanogenMod sem vínculo com o Google deve demorar pelo menos três anos para surgir.

Na fase atual, o mais importante é a obtenção de capital, missão que vem dando certo, aparentemente: além dos US$ 70 milhões, a Cyanogen espera receber aportes generosos de investidores de risco nos próximos meses.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ezenil de Oliveira
Ai eles trocam a Play Store por Cyanogenmod Store, só que por trás o que roda é um Windows phone com a cara Cyanogenmod. Total apoio.
Dinny Bueno
Mas os blocos são legais, cara.
Sergio Fagundes
Como se fosse o ANDROID que precisasse ser modificado para usar serviços da Microsoft auehaeuheueah. Velho na boa, não sai digitando tudo que dá na tua cabeça, você não tem a menor noção do que fala. Eu uso vários serviços porque preciso. Se quisesse usar tudo centralizado usaria da mesma forma, se não quiser mais usar gdrive e usar apenas hotmail tanto faz. Como você mesmo falou ANDROID apregoa ser um sistema aberto. E é aberto, tanto posso usar apenas serviços do google quanto de qualquer outro. Agora se for o caso de perder 30 segundos pra registrar seu email com o google dai sinto muito, é coisa de fresco. Android é integrado com serviços da M$ e essa integração é dependente APENAS da M$ e não do google, portanto Android não é culpado de nada. Só que olha só que interessante, onedrive faz meu backup de fotos e vídeos normalmente, skype é show de bola, office funciona bem tanto no meu tablet quanto no meu smart (e não estou falando de via web). Portanto para com o papinho fanboy que deu na cara já. TL:DR - Android trabalha com serviços da M$ perfeitamente e isso depende da M$ e não do Google que inclusive deixa aberta a porta para a M$ fazer o que quiser.
Walter Hugo Nishida Xavier da
Sem querer ofender, mas ofendendo. Faça aulas de interpretação. Não sou "fanboy" e também não sou técnico (aliás, nem sei de onde tirou isso, me recuso a acreditar que tenha extraído isso do último parágrafo). Nunca falei que não posso utilizar os serviços da Microsoft no Android, apenas falei que o trabalho para isso não vale a dor de cabeça em tentar, alguns funcionam, outros não, outros ainda deixam de funcionar depois de um tempo ou de alguma atualização. Já testei e não me agradou. Repito, não ME agradou, se você é feliz assim, ótimo. Como você mesmo falou, usa serviços da Microsoft e do Google no mesmo aparelho, isso não é interessante para mim, pois prefiro centralizar tudo em um só serviço. Repetindo, como eu sempre utilizei os serviços da Microsoft (antes mesmo do surgimento do Gmail e afins), nunca fiz muita questão de mudar porque o que a MS me oferecia era suficiente às minhas necessidades. Hoje essa mudança seria inviável pela quantidade de configurações, transferências e backups ncessários, muito trabalho para pouco (ou nenhum) benefício. Não nego que Apple e MS tenham sistemas "travados" e que limitam a integração de outros serviços, mas até onde sei, nenhum deles promete um SO móvel totalmente aberto como é o caso do Google com seu Android. Novamente, no meu post anterior tentei ser o mais claro possível, de forma a evitar trolls. Infelizmente atrai outra espécie, aquela que não entende o que lê e assume aquilo que estava procurando para então tentar parecer "expert" no assunto (hummmm.. trolls talvez?). "Cara acho que se é pra falar do post dos outros, é bom saber ler e ter alguma noção te interpretação". Só estava pedindo um Android que fosse integrado com os serviços da Microsoft e precisei dar satisfação sobre isso, realmente eu não sei "brincar" de internet, levo à sério até comentários boçais.
Walter Hugo Nishida Xavier da
Acho que você não entendeu, não neguei que existam alternativas no Android, apenas falei que as que existem, não são do meu agrado. Não tenho nada contra o Android, muito pelo contrário, eu apoio completamente essa ideia do Cyanogen justamente por permitir o acesso facilitado ao sistema para quem deseja usar outros serviços nativamente (sem ficar preso ao Google). Sobre "todos esses serviços" que tem no "ANdroid", nunca neguei que existam, nem falei que o Google bloqueia apps da Microsoft, aliás até citei que existem melhores, mas que não me atendem da forma como eu gostaria devido as limitações de integração pelo fato do Android bloqueá-las. Repito, bloquear as integrações, não os apps (tá bem desenhado?). Também não tenho nada contra o Google, apesar de parecer difícil, a língua portuguesa não é tão complicada assim, e fazendo um esforço você percebe que eu tenho preferência pelos serviços da Microsoft mas gostaria de experimentá-los em sua integralidade no Android, só isso, algo completamente subjetivo e pessoal, que espero não ofender ninguém (aparentemente, já ofendeu). Eu gosto de pizza, você de lanche. Tem alguém errado?
walterfr
Mas os da MS podem vir de fábrica no Cyanogen.
Sergio Fagundes
Cara sem querer te ofender mas tu parece mais fanboy do que um técnico falando do assunto. Eu uso tanto onedrive quanto gdrive no meu android pra fazer backup de fotos, só precisa da conta master. Minha conta master é um email do yahoo e não tenho G+, a mesma conta registra no google e no live. Sem problema nenhum. Não uso onenote mas tem ele, office 365 viewer e outros aplicativos para android. Inclusive para tablets versões gratuitas do Word, Excel e Powerpoint. Inclusive as versões android para eles ficaram excelentes permitindo que com o uso de um mouse ele reage como se fosse as versões para windows (sem tela de toque). Sistema de contatos no android me permite usar tanto whats, skype, telefone, email tudo no mesmo lugar e com backup na minha conta google. Assim quando troco o telefone recupero tudo. E quanto a interação com outros serviços, apple e m$ não são uma maravilha também. Cara acho que se é pra falar dos serviços da google ou do android é bom pesquisar um pouco mais.
mhenriquecd
vi que tu é fanboy cara, todos estes serviços tem no ANdroid, é so baixar, a google não bloqueia aplicativos da microsoft
João Marcelo
MS mais uma vez tentando estragar o que está bom, logo veremos um android com os blocos do win.
Breno
Sim! Por isso q disse que acho difícil a Google passar a bloquear seus serviços pro Cyanogen quando ela se tornar independente. :)
LekyChan
ela não bloqueia, apenas não permite que "venha instalado de fabrica", o usuario pode instalar depois sem problemas
Rafael Salgado Ribeiro
E o Google acabou de abrir o Now para apps de terceiros. Ops.
Walter Hugo Nishida Xavier da
Não chega a "faltar" nada, mas eles tentam parecer diferentes demais e isso acaba afetando a praticidade de tudo. Se eu preciso acessar os contatos da conta, por exemplo, no Outlook é muito mais organizado do que nos Contatos do GMail. O backup automático de fotos do Drive também é desanimador, você é obrigado a fazer isso através do Google+, ao invés de simplesmente poder enviar automaticamente para uma pasta no seu drive virtual (como é o caso do One Drive). Enfim, coisas simples e bestas até, mas que pessoalmente acho muito mais confortável de usar no Outlook/OneDrive. Como uso Hotmail desde quando começou, acabei me acostumando com ele (as mudanças sempre foram sutis, apesar de hoje ser completamente diferente) e as demais ferramentas da MS. Tem o OneNote da MS também, uso bastante e já me acostumei. Tentei ver se tinha algum bloco de notas simplificado no Android para minha namorada usar (ela tem o Moto G) mas não tinha nada, vai de Evernote mesmo, que é muito bom, diga-se de passagem, mas o fato de não poder concentrar tudo em um só local (Outlook) às vezes pode ser inconveniente pra mim. São coisas completamente subjetivas e pessoais, como já havia dito, não tenho nada contra o Google, mas o principal fato de eu não ter aderido ao Android foi porque a integração com outros serviços que não o do Google eram praticamente inviáveis para meu nível de conhecimento técnico.
José Vieira
"... se a Microsoft já tem o Windows Phone e caminha para o Windows 10, qual o sentido de investir em uma plataforma rival (mesmo que se trate de um fork)?" Segundo a Research Analytics, os 3% de market share do WP (tipo, esse não colou)... rs....
Sergio Fagundes
Qual é a funcionalidade dos serviços do Google que está faltando? (sério não é flame).
Exibir mais comentários