Twitter quer descobrir se “timeline instantânea” pode evitar abandono da rede social

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Twitter - ícone

O Twitter tem um número considerável de usuários que experimentam a rede social por um curto período e não voltam mais. Para diminuir a incidência destes casos, a empresa começou a experimentar uma funcionalidade denominada “timeline instantânea”. É o que informa o New York Times.

Esta proposta foi apresentada em novembro de 2014 aos investidores da companhia como uma arma capaz de reduzir o abandono do serviço por usuários que não entendem bem como o Twitter funciona. Os testes começaram recentemente com um pequeno número de contas novas acessadas via Android.

O funcionamento é simples: logo após concluir seu cadastro, o usuário acessará a timeline e a verá preenchida com vários tweets selecionados automaticamente para ter algo para ler.

Para a seleção de mensagens, o Twitter verifica a lista de contatos no aparelho do usuário para identificar quais deles já utilizam o serviço. Por serem pessoas conhecidas, os tweets destes indivíduos aparecerão na timeline. É uma abordagem engenhosa, embora desconfortável do ponto de vista da privacidade.

Análises contextuais devem ajudar a refinar ainda mais o conteúdo sugerido: se os contatos da pessoa falam bastante sobre futebol, por exemplo, o Twitter pode exibir retweets, tweets de veículos esportivos ou qualquer outra postagem referente ao assunto tida como relevante.

Na visão da companhia, a timeline instantânea ajudará o usuário recente não só a compreender a dinâmica da rede social como também o tipo de conteúdo que aparece ali. As mensagens selecionadas deixarão de aparecer à medida que a pessoa passa a seguir mais gente.

Apesar de a fase de testes ter acabado de começar, dá para apostar na implementação da ideia. A timeline instantânea deve diminuir aquela “sensação de vazio” que o recém-chegado tem ao entrar no serviço pela primeira vez, assim como ajudar aqueles que não sabem ao certo quem seguir, afinal, os tweets que surgem ali também servem para recomendação de perfis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados