Início » Celular » Americanos terão aparelhos 4G em 2011 (sem dados ilimitados)

Americanos terão aparelhos 4G em 2011 (sem dados ilimitados)

Avatar Por
10 anos atrás

O diretor de tecnologia da Verizon Wireless, operadora americana de telefonia, afirmou ao Wall Street Journal que a empresa pretende começar a vender aparelhos aptos a se conectar à rede 4G já em meados de 2011. De acordo com Anthony Melone, a rede 4G denominada de LTE (Long Term Evolution, ou Evolução de Longo Prazo) deve ser inaugurada ainda nesse ano.

Fibra ótica em funcionamento. (Flickr: -eko-)

Fibra ótica em funcionamento. (Flickr: -eko-)

Para 2011, a operadora pretende começar a vender celulares que façam uso da rede, que tem alta velocidade de dados. Por enquanto, a promessa é de que esses aparelhos funcionem tanto na rede 4G quanto na rede 3G (a exemplo do que acontece com aparelhos 3G que também funcionam em 2,5G).

O diretor aproveitou para já fazer um alerta: é provável que a Verizon Wireless não ofereça pacotes de dados ilimitados para seus clientes. Depois de anos ofertando acesso à internet sem limite, as operadoras finalmente começam a pensar em formas de tarifar todo esse consumo, que demanda investimentos bilionários na expansão das redes de telecomunicações.

O 4G LTE atinge velocidades de 170 Mbps para download e 50 Mbps para upload. Pelo menos foi essa velocidade que a T-Mobile e a Nortel conseguiram em testes na Alemanha. Promissor, não? Eu quero. [ZDnet/WSJ/-eko-]