A próxima atualização do Android também irá carregar o nome Lollipop. O Google lançou nesta quarta-feira (4) o projeto Android One na Indonésia, para ajudar as fabricantes a produzirem smartphones de baixo custo que ofereçam boa experiência de uso. E, na página de divulgação, a empresa cita três aparelhos que rodam a “última e mais rápida versão do Android”, o 5.1 Lollipop.

O Google ainda não divulgou oficialmente as novidades do novo Android, mas pelo menos já sabemos que não teremos nenhuma mudança drástica — o Google deverá repetir o que fez com as versões 4.1, 4.2 e 4.3 do Android, todas chamadas de Jelly Bean, corrigindo falhas, refinando a interface e otimizando o desempenho.

Segundo o AndroidPIT, as novidades do Android 5.1 Lollipop incluem a volta do modo silencioso, alterações na paleta de cores do Material Design e correções de falhas, que melhoram o gerenciamento de RAM, consumo de bateria, estabilidade do sistema e aplicativos que fecham sozinhos. O Android Police nota que usuários de Nexus 5, Nexus 6 e Nexus 9 já acessaram o site com Android 5.1.

Enquanto o Google prepara a nova versão, o atual Android 5.0 continua com baixíssima adoção: as últimas estatísticas, do dia 2 de fevereiro, mostram que apenas 1,6% dos dispositivos estão rodando Lollipop. Salvo raras exceções, como a linha Nexus e alguns smartphones da Motorola, a maioria dos usuários ainda não sentiu o cheiro do Android 5.0. Você já recebeu a atualização?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados