Início » Internet » Google deve voltar a mostrar tweets nas buscas

Google deve voltar a mostrar tweets nas buscas

Por
4 anos e meio atrás

Já reparou que o Google é capaz de listar perfis do Twitter em seus resultados, mas não as mensagens publicadas na rede social? Mas esta história está prestes a mudar: segundo o Bloomberg, ambas as empresas estão negociando a indexação de tweets, inclusive em tempo real.

O suposto acordo seria uma reconciliação, de certa forma: em 2009, Google e Twitter fecharam uma parceria para o mesmo fim, mas a romperam em julho de 2011. Desde então, os tweets deixaram de aparecer nos resultados do buscador.

A decisão, aparentemente, foi unilateral. O Google removeu os tweets de seu índice e, quase ao mesmo tempo, passou a priorizar buscas mais “sociais” – era uma forma de promover o então recém-chegado Google+, na prática.

Twitter - por Scott Beale / Laughing Squid

Se vingar, o novo acordo deve ajudar o Google a ter mais precisão nas buscas com contexto social, característica que é particularmente importante agora que o Google+ já não é tão significativo para os planos da empresa. Sem contar que o Bing indexa tweets há um bom tempo.

Não é só a disponibilização de tweets nas buscas que interessa: ao ter acesso facilitado a estas mensagens, a companhia pode fazer uma série de análises para identificar tendências e acontecimentos importantes em determinada região, por exemplo.

Mas é o Twitter que deve tirar mais proveito: a empresa vem promovendo uma série de mudanças nos últimos meses para ter mais (ou não perder) relevância. Neste sentido, a indexação de tweets pode dar maior visibilidade ao serviço. Além disso, há o fator receita: o Google teria que pagar uma licença periódica para ter acesso à base de publicações.

A previsão é a de que a indexação de tweets pelo Google comece a funcionar até o final deste semestre. Tecnicamente, não há restrições. Os detalhes do acordo é que estariam pendentes: tudo indica que, desta vez, o Twitter está tomando muito mais cuidado para não sair em desvantagem.

Mais sobre: , ,