Aqueles que se mantiveram firmes na crença de que este dia chegaria podem comemorar: o primeiro smartphone com Ubuntu Phone produzido em escala comercial começa a ser vendido na Europa na próxima semana. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Canonical e a fabricante espanhola BQ.

Aquaris E4.5 Ubuntu Edition

O aparelho em si já existe: trata-se do Aquaris E4.5, lançado em junho de 2014 com Android 4.4. A versão com Ubuntu preserva quase todas as características do modelo original: tela IPS de 4,5 polegadas com resolução de 960×540 pixels, processador quad-core MediaTek MT6582 de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 8 GB para armazenamento interno de dados e suporte a dois cartões SIM.

Há ainda câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 5 megapixels, suporte a microSD de até 32 GB, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, 3G (não há LTE) e bateria de 2.150 mAh.

Como dá para notar, o Aquaris E4.5 tem especificações predominantemente intermediárias, mas suficientes para rodar o Ubuntu Phone sem engasgos – ao menos é o que se espera.

Infelizmente, esta versão do sistema não oferece a função que “transforma” o smartphone em um desktop caso o usuário conecte monitor e teclado ao dispositivo.

Em contrapartida, o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition vem com Scopes, painéis que ajudam o usuário a acessar rapidamente os aplicativos desejados a partir de categorias como entretenimento, redes sociais e notícias.

Outro atrativo é a interface fortemente focada em comandos por gestos. Não por menos, a versão com Ubuntu vem sem o painel tátil abaixo da tela que está presente no Aquaris E4.5 com Android.

A própria Canonical reconhece que o aparelho deverá atrair, quase que exclusivamente, curiosos e entusiastas do Ubuntu. Apesar de possuir uma interface bastante agradável, a plataforma esbarra na falta de um ecossistema amplo de aplicativos, embora venha com um conjunto básicos deles – como Twitter, Yelp e Spotify (via app de terceiros) – e rode apps baseados em HTML5.

Aquaris E4.5 Ubuntu Edition

De todo modo, a companhia vê este como o primeiro passo para fazer o Ubuntu ocupar uma posição relevante no já tão acirrado mercado de dispositivos móveis. Tomara: o projeto parece mesmo promissor.

Como já informado, o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition começa a ser vendido em alguns países europeus na próxima semana. Seu preço sugerido é de 169,90 euros. Não há informação de lançamento no Brasil (a BQ sequer atua no país).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Pedro

😅

Verdade... Nisso que dá comprar bola de crista pirata.. 😂

Thiago Mocci

Algo me diz que você errou. Hehehehe.

Tô revendo matérias antigas só pra ler os comentários. É muito engraçado.

João Pedro
Parabéns a Canonical. Eu tenho certeza que Ubuntu Phone sem dúvida será um dos grandes SO no futuro. Aguardem e verão. 2020 a briga vai ser feita pelo 3º lugar. 1º- Android= 33% m.s 2º- Windows Phone= 31% m.s 3º- iOS= 18% m.s 4º- Ubuntu Phone= 16% m.s 5º- outros= 2% m.s (BB, Tizen, etc)
Fábio Radicchi Belotto
Curioso. Experimentaria esse celular.
Andriw
É que o Firefox OS não tem a função copiar.. Kkkkkkkkk
Sergio Fagundes
E tem uns mané tão trouxa que preferem tirar o sarro ao invés de ajudar. Fazer o que pra jumento é mais facil ficar apertando uma tecla do que copiar uma explicação.
Sergio Fagundes
Realmente foi confusão minha Fire OS e Firefox os são duas coisas diferentes.
ܝܘܚܢܢ ܒܝܬ ܐܦܪܝܡ

isso non ecziste

The Power Guido
isso non ecziste
Andriw
O SO da Amazon é tão desconhecido que tem uns mané que nem sabem o nome correto... kkkkkk
Andriw
Eu sei a diferença entre Apple e ubuntu. A diferença é que a Apple não usa o Firefox OS, enquanto que o ubunto também não... kkkkk ahh e tem a amazon também .. que não usa o Firefox OS.... diferente da Microsoft que optou por... não usar o Firefox OS. Kkkkk
Guilherme C.
A único semelhança é o kernel Android (que nada mais é que o kernel Linux com melhorias pra smartphones). Fora isso ele não usa ART, muito menos Dalvik.
Vinicius Araujo
Tanta agressividade pra no final não saber a diferença entre Firefox OS e Fire OS, tá ruim, hein amigo :v
corvolino
Acho que você não sabe o que é app de terceiro e já veio me ofendendo. Abraços meu caro.
Tiago
Eu gostava muito da ideia até descobrir que o ubuntu Phone é fortemente baseado em android. Ai quebrou!
Exibir mais comentários