No rol de novidades que o Windows 10 promete trazer também há recursos de segurança: recentemente, a Microsoft revelou que a plataforma terá suporte nativo às especificações FIDO (Fast Identity Online). O que isso significa? Que você poderá fazer login no sistema operacional utilizando chaves USB e sensores biométricos de variados tipos.

Windows 10

É verdade que, de uma forma ou outra, o Windows já suporta autenticação biométrica. Prova disso é que não é difícil encontrar laptops com leitor de impressão digital, especialmente em ambientes corporativos.

Mas, em muitos casos, este recurso funciona como uma camada adicional de proteção. O objetivo da Microsoft é oferecer um meio de autenticação abrangente que dispense digitação de senhas no login, mas que se mostre tão seguro quanto este método – ou mais.

A FIDO Alliance vem trabalhando em uma solução que tenta atender a necessidades como esta há meses. O resultado destes esforços é a criação das especificações atuais que, basicamente, combinam dois protocolos: UAF (Universal Authentication Framework), para autenticação sem digitação de senha, e U2F (Universal 2nd Factor), usado para login com um segundo fator de proteção (como um código fornecido por token).

UAF e U2F

O U2F já é suportado, por exemplo, pelo Google. Em outubro de 2014, a empresa anunciou que o acesso aos seus serviços via Chrome pode ser protegido com uma chave USB compatível com o protocolo.

Google e Microsoft fazem parte da FIDO Alliance, assim como tantas outras companhias, incluindo ARM, MasterCard, Visa, PayPal, Qualcomm e Samsung. Este aspecto remete à proposta das especificações FIDO: oferecer um padrão de autenticação universal, isto é, que pode ser adotado por várias empresas.

No caso do Windows 10, o usuário poderá fazer login utilizando tokens, chaves USB, leitores de impressão digital, sistemas de reconhecimento de íris e qualquer outro mecanismo para autenticação biométrica, basta que haja compatibilidade com as especificações FIDO.

Chave USB

Não termina aí: segundo a Microsoft, o usuário também poderá utilizar chave ou autenticação biométrica em serviços como Office 365, Exchange Online e Azure Active Directory, além de ferramentas de SaaS (Software as a Service) fornecidas por empresas parceiras. Por conta da integração mais ampla com o Windows 10, o acesso ao OneDrive e ao Outlook.com também será facilitado.

A Microsoft explica que a atual build do Windows 10 Technical Preview já tem suporte à novidade. O problema é que testá-la não será uma tarefa tão simples: a quantidade de dispositivos para autenticação compatíveis com FIDO é muito pequena.

Pode ser que este cenário mude radicalmente com a implementação das especificações no Windows 10, dada a abrangência da plataforma. Mas, até lá, as senhas continuam sendo um “mal necessário” à maioria dos usuários.

Com informações: ZDNet

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Já fiz isso e o resultado é o mesmo. lol
Wagner

Com um pedaço de arame torto já conseguem abrir sua porta...

Wagner Bonfim
Com um pedaço de arame torto já conseguem abrir sua porta...
Manoel Guedes
Coloca o classic shell e ninguém notará. Desabilita o modern e pronto.
Rodolpho Freire
e se a chave do computador funcionasse na porta?? seria um tanto quanto interessante... espeta o usb na porta de casa e pronto. -Edit- O problema seria segurança, em vez de um chaveiro, viria um hacker para abrir sua porta para roubar.
Guilherme C.
Mas o que a própria Microsoft anunciou é que agora colocarão suporte nativo com especificações FIDO.
Keaton
Bacana. Eu até queria isso, mas não cheguei a testar o 8/8.1 tão a fundo. (o pessoal daqui de casa detesta ele)
Chicão
Windows já tem suporte nativo a leitor biométrico.
Chicão
Ué, mas o windows já tem autenticação biométrica. O meu note tem leitor de digital e eu utilizo desde o inicio do windows 8.
Keaton
Seria interessante adicionar autenticação em dois passos (oauth). O pessoal usando o WinAuth ia adorar. :D Falando sério agora, essa de biometria seria interessante pacas, queria que eles colocassem isso no logon do windows.
Guilherme C.
Suporte nativo
Pedro Augusto
Isso é uma boa, apesar de não ser a perfeição, já elimina muitos problemas.
Lídison Santos
A tá atá achei estranho o título. Pois meu NBK possui essa biometria. Mas agora como, segundo a Motorola, a Apple comprou a melhor fabricante de leitor biométrico. Vamos ver qual vai ser o final dessa novela mexicana.
Chicão
Esse lance de chave usb é no minimo engraçado. Esse pessoal da tecnologia tenta eliminar a chave convencional da porta de nossas casas e ao mesmo tempo tentam implementar um 'chave convencional' nos computadores.