lenovo-logo-marca

Promoção: compre um notebook e leve um malware de brinde. Pelo menos isso é o que tem acontecido com alguns modelos de PCs da Lenovo. Desde o ano passado, novos proprietários de computadores da fabricante chinesa relatam que as máquinas estão vindo com um adware nada inofensivo chamado Superfish, que afeta resultados de busca e deixa os usuários vulneráveis a ataques em sites HTTPS.

Só umas imagens inofensivas, qual o problema?
Só umas imagens inofensivas, qual o problema?

A história começou a repercutir bastante na madrugada desta quinta-feira (19). O primeiro sintoma do Superfish parece até inofensivo (embora não seja aceitável): o adware injeta propagandas de terceiros nos resultados de busca do Google e em outros sites, tudo sem a permissão do usuário.

Segundo o The Next Web, os anúncios direcionam o usuário para lojas online. Provavelmente os links têm código de afiliado, o que gera comissão para a empresa responsável pelo malware.

Um administrador do fórum de discussão da Lenovo chegou a se pronunciar sobre o caso em janeiro. Segundo Mark Hopkins, responsável por mídias sociais da Lenovo, “o Superfish vem apenas com produtos para consumidores finais da Lenovo e é uma tecnologia que ajuda os usuários a encontrarem e descobrirem produtos visualmente”. Pelos relatos dos usuários, o Superfish parece funcionar no Chrome e no Internet Explorer, mas não no Firefox.

Mas o maior problema veio algumas horas depois: pesquisadores de segurança descobriram que o Superfish instala um certificado HTTPS auto-assinado que pode interceptar o tráfego de qualquer site “seguro”. O famoso cadeado de segurança é exibido normalmente nessas páginas, mas uma olhada nos detalhes do certificado mostra que ele foi assinado pela própria Superfish.

Eu prestaria mais atenção antes de fazer alguma operação no internet banking hoje
Eu prestaria mais atenção antes de fazer alguma operação no internet banking hoje

O pesquisador Chris Palmer afirmou ao Ars Technica que todos os sites HTTPS protegidos com TLS que ele visitou continham o certificado fajuto, como o do Bank of America (o certificado deveria ter sido emitido pela VeriSign). Para fazer os testes, Palmer comprou um notebook Lenovo Yoga 2 Pro novinho em folha por US$ 600 em uma loja da Best Buy em San Francisco, que veio com o Superfish pré-instalado.

Poucas horas após a polêmica, a Lenovo informou à BBC que removeu o adware Superfish de novos computadores e desativou as instalações existentes. Oops.

Tudo isso é mais um motivo para você jogar fora o Windows cheio de aplicativos inúteis de fabricantes e fazer uma instalação limpa ao comprar um novo PC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados