Início » Celular » Siri finalmente aprende a falar português no iOS 8.3

Siri finalmente aprende a falar português no iOS 8.3

Aleluia!

Lucas Braga Por

Os falantes da língua portuguesa só têm a comemorar com uma atualização futura do iOS: a assistente pessoal Siri finalmente aprendeu a falar o nosso idioma. A novidade está disponível no último beta do iOS 8.3, liberado nesta segunda-feira (23).

Créditos da imagem: MacMagazine

Créditos da imagem: MacMagazine

No entanto, não adianta correr para instalar a atualização: conforme dito anteriormente, trata-se de um beta, que só é disponibilizado para desenvolvedores. Até o iOS 8.3 chegar ao seu dispositivo, é provável que demore um pouco, uma vez que a última versão liberada publicamente é a 8.1.3. Antes de chegar o iOS 8.3, a Apple deve liberar o iOS 8.2, que vem sendo testado desde o ano passado.

Além de português, o iOS 8.3 traz a Siri com suporte para dinamarquês, holandês, russo, sueco, tailandês, turco e variações de inglês para a Índia e Nova Zelândia. A atualização também traz 300 novos emojis, incluindo 32 novas bandeiras de países (incluindo a brasileira!) e emojis étnicos, abraçando assim a diversidade mundial.

Se os rumores estiverem certos, a Apple iniciará um programa de beta público para o iOS, assim como fez com o lançamento do OS X Yosemite. É previsto que isso ocorra no mês que vem, para os interessados em ajudar a Apple a corrigir os bugs de seus sistemas.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile
Realmente não faz muito sentido ficar alguns dias com um Android, nem teria tempo, o conhecimento que tenho é fragmentado fruto do trabalho. O site da Anandtech é muito legal, mas aquele critério que procura-se lá, vou te dizer que ficou em segundo plano desde os anos 90. Naquela época 20 anos atrás eu procurava na PC MAG, PC WORLD e outras os benchmark, era fundamental ver a potência, ver números pra decidir se montava um PC com AMD, Intel ou Cyrix. No mundo de hoje que diferença faz a velocidade da RAM, os gigahertz do processador, os megapixel da câmera ??? São plataformas diferentes, 4ghz num pode ser mais lento do resultado final que 1ghz na outra plataforma em termos de processador. A câmera com 21 MP pode não ser melhor que a de 10MP. Então sites como do Anandtech ajudam até certo ponto, mas está lá atrás frente o resultado final, serviços agregados, experiência, acervo de jogos, segurança, obsolescência, garantia, suporte, durabilidade, design. Boto nos dias atuais outros fatores, acho que 90% desses que citei nem se imaginava serem critérios nos anos 90. Por isso eu prefiro iPhone, acho melhor que qualquer Android. Se ser agressivo dizendo que Android é lixo. Pra mim apenas Iphone tem um monte de coisa agregado muito superior e depois Microsoft como segunda opção cada vez melhor.
Filipe
Confesso que fiquei bastante curioso os tipos de aparelhos com Android que você já tenha utilizado. Faça o seguinte: compre ou peça emprestado um Note 4 e daí vc emite a opinião sem parcialidade. Se não tiver com paciência, dá uma lida no CNET, Anandtech, mobile tech view que são bastante esclarecedores.
SPO
Mais uma vez vou denunciar seu comportamento para os colegas do blog. Gente, entrem no perfil do Marlon e vocês vão ver que ele entra nas notícias da Samsung para criticar. Ele adota esse comportamento de gente inteligente, que só entra na notícia sobre Apple, mas critica as notícias sobre Android. Deixe você de ser infantil, cara. Cada um lê a notícia que quer e comenta como quiser. Eu, por exemplo, gosto de tecnologia e leio tudo que posso. Se tenho que criticar, critico. Se tenho que elogias, elogio.
SPO
Você entra nas discussões da Samsung para dar palpite. Basta olhar seu perfil. Ou achou que ninguém veria?
SPO
Marlon, não seja incoerente. Basta entrar no seu perfil que dá para ver que você entra nas notícias sobre Samsung só para criticar. Faça o que digo mas não faça o que faço?
Vitor
Mt
SPO
Caramba! Como despertamos a ira das pessoas quando falamos mal da Apple. Eu continuo achando falta de respeito sim, pois a Apple é a maior empresa de tecnologia do mundo. Se ela não fez isso antes, foi justamente porque não teve interesse. Muitos outros projetos foram prioritários e esse ficou na gaveta. Ou você acha que os técnicos e programadores da empresa ficaram 2 anos tentando fazer a Siri falar português? Pode ser a terceira língua mais falada, mas o Brasil é um dos menores mercados da Apple. Na última pesquisa só 4% dos smartphones eram iPhone. Eu sempre vou a Portugal e a maioria esmagadora utiliza Android (Samsung). É muito raro ver alguém com iPhone ou iPad. E sobrou o quê? África. Você acha que eles vão se coçar pela África?
Zanac_Compile
Tá engraçado essa nossa discussão :D
Vitor
Releia todos seus comentários. E é patético sim afirmar que o iPhone 6+ é melhor que QUALQUER Android. Pfv, não tente dar outro sentido ao que você falou. Você não só gosta do iPhone (ou da Apple), você é completamento viciado em ser contra o Android. Talvez pq tem mais mercado, ou slá pq... Seu motivo não está em discussão. Mas você não pode negar isso.
Vitor
Releia todos seus comentários. E é patético afirmar sim que o iPhone 6+ é melhor que
Zanac_Compile
É sacrilégio achar o iPhone melhor ?? Pq vocês ficam tão ofendidos ?? Ao contrário dos argumentos de vocês agressivos que iPhone é lixo e só serve pra ostentar, eu não disse que Android é lixo, simplesmente acho o iPhone muito melhor, qual o problema disso ??? Não falei de graça do nada, to respondendo uma tripa de comentários acima. Da onde achar um telefone melhor é patético ??? Vocês são piores que os fanboys de tecnologia, vocês são uma mistura de haters revoltados com fanboys bitolados no Android.
Vitor
Patético é você postar que o 6+ é melhor que qualquer Android, cara. Pensa. Como você fala uma coisa dessas e não quer uma resposta? E fui obrigado a usar o clichê, já que explica EXATAMENTE a situação que está acontecendo.
Anakin
Cara, em nenhum momento ele ofendeu quem tem iphone, em nenhum momento ele disse que é uma porcaria a Siri, ele criticou a demora da Apple na primeira linha (com razão, uma empresa desse porte demorou muito pra trazer pt-br, nada de desculpa do português é dificil porque Cortana vai sair pt-br bem antes do que a Apple demorou, e Google Now ja faz, parece a Nintendo esquecendo do Brasil rs) Na segunda, a palavra prefiro diz que é a preferência dele, ele tem todo o direito de preferir o que ele quiser e tem o direito de comentar também, você que tomou as dores e foi intolerante com o cara, essa é sua democracia?
Randy
afff vai ler a especificações do iPhone e do Moto Maxx... e depois vc volta aqui para discutir, ok?
Marlon Fuhlendorf
Cara, para de pensar pequeno. Não são "os brasileiros", o portugues é a 3ª língua mais falada no mundo. Você acha mesmo que é por falta de respeito que não chegou antes? Que a Apple ia deixar essa parcela de gente sem nada de propósito? Perdendo cliente? O português é uma das línguas mais difíceis de se trabalhar, principalmente num país como o nosso, onde no mesmo país, existe pelo menos 4 "portugueses". A siri não é como o googlo now, ela nao entende comandos, ela entende linguagem contextual, e cada um fala de um jeito. É complicado!
Marlon Fuhlendorf
Eu aceito críticas sobre o que eu gosto. Com tanto que sejam criticas construtivas. E não infantis, igual as pessoas desses blogs, que entram numa notícia sobre iphone, feita pra quem tem iphone, pra falar mal. Alem de nao ter nexo, é extremamente infantil.
Zanac_Compile
Pois é, eu não compro aqui, espero sempre a possibilidade de trazer de fora, demore mais ou menos. Fanatismo é ficar na fila e comprar no dia a 4000, mas não me incomoda quem faz isso, cada um com seus gostoso pessoais, tem fanatismo por futebol, um monte de retardado pulando e berrando no aeroporto esperando um jogador comprado chegar, fanatismo por banda sertaneja... deixa cada um curtir o que gosta.... Pior é o povo aqui com fanatismo revoltado com Apple, cada notícia da maça se prestam pra vir falar que Android é melhor, precisam se auto-afirmar. É surreal, no anos 90 fazia sentido ser ANTI-MICROSOFT, ela tinha um monopólio e era de péssima qualidade, o Windows era um vírus. O IE era uma palhaçada. Fazia sentido. Agora a Apple prima pela excelência, os produtos são bons e ela é uma potência mundial, coisa boa que uma empresa boa domine o mercado e não uma porcaria como era MS nos anos 90. Agora tem 3 tops na ponta, Apple, Google e MS revitalizada. Que bom.
Renato Assis
Ela não deixou de funcionar sem o botão :3
Renato Assis
Só porque ele não usa não quer dizer que não pode palpitar, aposto que você ver uma mulher na rua e diz nossa que feia.. ou bonita.. e não é sua... ve carros na rua e diz que zuado ou bonito.. é teu ? porque mesmo que palpita ? isso são exemplos sabendo você que essa lista pode estender ;)
Renato Assis
Tu fumou alguma coisa antes de postar isso não foi ? eu uso Windows Phone mais dizer que o Iphone é inferior ao Android você esta apelando.. vá se informar meu FI né porque o seu Android roda o "POU" liso que é superior a qualquer outro aparelho.. fale de testes reais que o Iphone da coro em muitos mais muitossssssss mesmo...
Renato Assis
Estou de plano acordo com você.. fanboyzice é pagar 4 Mil tendo a possibilidade de pagar 2 Mil no caso do Zanac...
Marcvs Antonivs
Apple saving the best for last!!
Wendel Schelhan
Mas que grande de uma babaquise esses emoticons "étnicos".
Zanac_Compile
Tu é revoltado mesmo... Um PC tem no Brasil, Wii U tem no Brasil, sempre trouxe tudo de fora pq o custo é muito melhor, os preços aqui são um absurdo. Da Apple, apenas o iPad e o Apple TV valem a pena comprar aqui, a economia trazendo de fora nem compensa o esforço. De resto, não vejo problema nenhum, sempre trouxe tudo de fora. Tu que esta forçando a barra só pq é Apple e se incomoda com esse preconceito de grife. Que bobagem, me privar de ter algo bom por puro preconceito, se fosse um roupa que custa 1000 só pela marca sendo igual uma de 100, mas não é o caso, tu usufrui de tudo que ele oferece e a ostentação fica na mente poluída dos revoltados.
Arlys Souza
Trazer de fora algo que NÃO TEM no Brasil é totalmente diferente de trazer algo que tem e custa o triplo do preço apenas por grife.
Zanac_Compile
Nossa. Fiz isso toda vida. Trazia Amiga 500 do EUA pq não tinha no Brasil, trazia peças pra montar o PC pq aqui é caro, hoje faço isso com o MacBook, o iPhone e o iPad. E videogame Wii U também. Nunca me dei bem com o que o mercado nacional oferece. Desde os anos 80. Esse teu pensamento radical e esse preconceito taxando de fanboy não é comigo. Cuidado pra não tomar bud, coca e comer burguer king!!
Julianno Meira
Ou ela vai dizer: Chola mais, tá caro não compra, vlw flw, meça suas aquisições parça! (Siri bem enturmada nas gírias e memes)
Arlys Souza
Meu nível de fanboyzice não chega ao ponto de me fazer ter que importar celular por conta própria... Se a empresa não respeita o consumidor ao ponto de lançar o produto em um preço justo, ela simplesmente não merece o meu dinheiro (que não nasce em árvore).
Anakin
Muito maduro você Marlon, clap clap ;D Aposto que fica defendendo a liberdade de expressão nas redes sociais mas não pode criticar o que você gosta.
Anakin
Achei todos esses emojis feios, sou mais aqueles genéricos amerelinhos, são mais simpáticos
Alex Oliveira
O Google Now do Moto X eu só usei qdo peguei o celular e qdo fui mostrar pra alguém que queria saber como funciona. É um recurso interessante (Google Now, Siri ou Cortana) mas ainda não é algo fenomenal, precisa ter no celular. Minha opinião, claro.
Alex Oliveira
Devia tá em inglês, mão inglesa...
Zanac_Compile
Eu só prefiro Apple. Não tenho nada pra reclamar do Android. Só reajo as respostas estupidas dos androgenos aqui.
Zanac_Compile
Patético isso. Vai e vem e caem no argumento que serve só pra ostentar. Muito medíocre esse pensamento. Muito clichê essas respostas. Vem um povo argumentar de ostentação até megapixel e gigahertz como se isso fizesse diferença na qualidade, o meu tem 20 o teu 9, 20>9 então sou melhor. Fora quando apelam pra homofobia. Patético e clichê.
Guizaum
Finalmente, agora é rezar pra quando pedir uma direção, abrir pelo GMaps e não pelo mapa da Apple. Da última vez que eu fiz isso, todas as ruas que ele me indicou eram contramão.
Vitor
Cara, tudo que você comentou foi contra o Android. Presta atenção pra não cair em contradição
Vitor
Quanta imbecilidade. 6+ bate qualquer Android? UAHSUAHSAUHSAUHSAUHS você postar isso que exibe sua frustração de pagar 2.5k num aparelho pra te dar imagem. Triste isso.
Vitor
q?
Zanac_Compile
Tu é maluco ! Kkkk :D
Randy
eu não odeio a Apple... tenho muitos produtos dela... mas eu acho o Android melhor que o iOS, fazer o quê?
Randy
o moto maxx é mais barato e é anos luz melhor em hardware e software... câmera tb... e filma em 4 k...
Zanac_Compile
Paguei R$2500,00 no 6+ de 64GB e é imbatível, da câmera aos recursos, bate qualquer Android. O pessoal compra os Motorola por menos de 1000 reais e fica muito revoltado com o preço do iPhone, deve ser frustração :D
Zanac_Compile
Qual andrógeno se preocupa com o Android? o negócio é odiar a Apple e o iOS, isso que importa :D
SPO
Concordo e acho que esse deve ser o pensamento. Não o pensamento de fãboys que querem exclusividade só para mostrar para os amigos.
Zanac_Compile
Os fanáticos androgenos piram ! único recursos que se agarravam com unhas e dentes para saciarem suas frustrações ! :D
Zanac_Compile
Compra na américa do norte, compra no paraguai, compra na europa, a Siri vai dizer, "DOIS MIL REAIS".
SPO
Entrei aqui só pela curiosidade, pois juro que pensei que a Siri já falava português há pelo menos 2 anos. Eu acho isso uma grande falta de respeito com os consumidores brasileiros.
SPO
Só agora? Eu achei que já falava em português há muito tempo.
Lucas Dillmann
Exato. Siri "aprendendo" nosso idioma irá trazer uma atenção maior por parte do Google e Microsoft para nosso país no contexto de assistente pessoal. Enquanto parece ser uma boa noticia para adeptos do iOS, a longo prazo será benéfica para todos.
jairo
Ate que enfim , se bem que.....acabou o encanto.
Jedielson Almeida
<<<<< Olha só quem está voltando pro iOs *-*
Marlon Fuhlendorf
Cara, primeiro, cada um compra o que quer e o que pode. Se a pessoa tem dinheiro pra dar 3000 reais num celular, quem é você pra falar do que ela faz com o dinheiro DELA?! Segundo, o iphone só é caro aqui no Brasil, mas nem todo mundo é burro o suficiente pra comprar ele aqui. (eu nunca comprei um iphone no Brasil, sempre de fora, seja indo, importando ou com amigos que viajam). E terceiro, a questão não é a crítica, se fosse uma crítica construtiva de alguém que usa. Mas não é uma critica vazia. E que só serve pra criar briguinhas. Ou seja, é infantil. Só te digo uma coisa: Melhore.
Randy
Uso... pq? E o Android é muito melhor
Randy
EU JÁ FALO EM PORTUGUÊS HÁ MUITO TEMPO PELO GOOGLE... E se vc deixar em português, no iOS, vc não habilita a Siri...
Randy
eu sou super-infantil pq estou criticando um aparelho... Ok, use o seu iPhone, gaste 5.000 e seja muito adulto, mas com o nome no SPC...
Randy
sim... vc diz e ai siri, faz uma pergunta e direciona vc para o busca do google...
Randy
sim... estou aqui EXATAMENTE para isso...
Marlon Fuhlendorf
Eu não disse que ele não pode comentar. Apenas afirmei que ele está sendo infantil, já que está dando palpite num sistema que ele não usa. Pra dizer que acha o dele melhor. :)
Renato Assis
Ele tem o direito de comentar Man, o choro é livre ahahaha =D
Chicken Little
Ainda da tempo, o iOS 8.3 ainda não foi lançado
Marlon Fuhlendorf
Vc usa iphone? Não. Então pq ta aki comentando? Pra dizer que o sistema que vc usa é melhor? Vamos crescer um pouquinho! :D
Glauber Silva
Uau, que maravilha! Mais um belo recurso para os usuário de iPhone no Brasil. Vou comprar? Não.
Renato Assis
Diga "E ai siri" que ela ativa e na Cortana você vai dizer "hei cortana" que ela vai ativar e você diz o que quer.. vá se informar meu FI
André
o/
Felipe Teodoro
parece que quando o windows 10 lançar ela venha em português.
Rafael
Cheguei a pensar que a Cortana ficaria disponível em português antes da Siri! :O
prcl
sites especializados (mac magazine, blog do iphone...) vão a loucura
David Rabelo
Finalmente um concorrente ao google now pra impulsionar o avanço na área!
Arlys Souza
Rumores indicam que as primeiras palavras da Siri em português foram "QUATRO MIL REAIS"
Randy
depois de 3 anos depois... afff PREFIRO O GOOGLE NOW!... não preciso nem apertar botão para ele me atender...
Brunosh
Só PT-BR? Também quero PT-PT!
Ramon Floriano
Que maravilha! PS: Era uma notícia tão esperada que olhei para o calendário pra me certificar de que hoje não era primeiro de abril.