Início » Celular » Siri finalmente aprende a falar português no iOS 8.3

Siri finalmente aprende a falar português no iOS 8.3

Aleluia!

Lucas Braga Por

Os falantes da língua portuguesa só têm a comemorar com uma atualização futura do iOS: a assistente pessoal Siri finalmente aprendeu a falar o nosso idioma. A novidade está disponível no último beta do iOS 8.3, liberado nesta segunda-feira (23).

Créditos da imagem: MacMagazine

Créditos da imagem: MacMagazine

No entanto, não adianta correr para instalar a atualização: conforme dito anteriormente, trata-se de um beta, que só é disponibilizado para desenvolvedores. Até o iOS 8.3 chegar ao seu dispositivo, é provável que demore um pouco, uma vez que a última versão liberada publicamente é a 8.1.3. Antes de chegar o iOS 8.3, a Apple deve liberar o iOS 8.2, que vem sendo testado desde o ano passado.

Além de português, o iOS 8.3 traz a Siri com suporte para dinamarquês, holandês, russo, sueco, tailandês, turco e variações de inglês para a Índia e Nova Zelândia. A atualização também traz 300 novos emojis, incluindo 32 novas bandeiras de países (incluindo a brasileira!) e emojis étnicos, abraçando assim a diversidade mundial.

Se os rumores estiverem certos, a Apple iniciará um programa de beta público para o iOS, assim como fez com o lançamento do OS X Yosemite. É previsto que isso ocorra no mês que vem, para os interessados em ajudar a Apple a corrigir os bugs de seus sistemas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile
Realmente não faz muito sentido ficar alguns dias com um Android, nem teria tempo, o conhecimento que tenho é fragmentado fruto do trabalho. O site da Anandtech é muito legal, mas aquele critério que procura-se lá, vou te dizer que ficou em segundo plano desde os anos 90. Naquela época 20 anos atrás eu procurava na PC MAG, PC WORLD e outras os benchmark, era fundamental ver a potência, ver números pra decidir se montava um PC com AMD, Intel ou Cyrix. No mundo de hoje que diferença faz a velocidade da RAM, os gigahertz do processador, os megapixel da câmera ??? São plataformas diferentes, 4ghz num pode ser mais lento do resultado final que 1ghz na outra plataforma em termos de processador. A câmera com 21 MP pode não ser melhor que a de 10MP. Então sites como do Anandtech ajudam até certo ponto, mas está lá atrás frente o resultado final, serviços agregados, experiência, acervo de jogos, segurança, obsolescência, garantia, suporte, durabilidade, design. Boto nos dias atuais outros fatores, acho que 90% desses que citei nem se imaginava serem critérios nos anos 90. Por isso eu prefiro iPhone, acho melhor que qualquer Android. Se ser agressivo dizendo que Android é lixo. Pra mim apenas Iphone tem um monte de coisa agregado muito superior e depois Microsoft como segunda opção cada vez melhor.
Filipe
Confesso que fiquei bastante curioso os tipos de aparelhos com Android que você já tenha utilizado. Faça o seguinte: compre ou peça emprestado um Note 4 e daí vc emite a opinião sem parcialidade. Se não tiver com paciência, dá uma lida no CNET, Anandtech, mobile tech view que são bastante esclarecedores.
SPO
Mais uma vez vou denunciar seu comportamento para os colegas do blog. Gente, entrem no perfil do Marlon e vocês vão ver que ele entra nas notícias da Samsung para criticar. Ele adota esse comportamento de gente inteligente, que só entra na notícia sobre Apple, mas critica as notícias sobre Android. Deixe você de ser infantil, cara. Cada um lê a notícia que quer e comenta como quiser. Eu, por exemplo, gosto de tecnologia e leio tudo que posso. Se tenho que criticar, critico. Se tenho que elogias, elogio.
SPO
Você entra nas discussões da Samsung para dar palpite. Basta olhar seu perfil. Ou achou que ninguém veria?
SPO
Marlon, não seja incoerente. Basta entrar no seu perfil que dá para ver que você entra nas notícias sobre Samsung só para criticar. Faça o que digo mas não faça o que faço?
Vitor
Mt
SPO
Caramba! Como despertamos a ira das pessoas quando falamos mal da Apple. Eu continuo achando falta de respeito sim, pois a Apple é a maior empresa de tecnologia do mundo. Se ela não fez isso antes, foi justamente porque não teve interesse. Muitos outros projetos foram prioritários e esse ficou na gaveta. Ou você acha que os técnicos e programadores da empresa ficaram 2 anos tentando fazer a Siri falar português? Pode ser a terceira língua mais falada, mas o Brasil é um dos menores mercados da Apple. Na última pesquisa só 4% dos smartphones eram iPhone. Eu sempre vou a Portugal e a maioria esmagadora utiliza Android (Samsung). É muito raro ver alguém com iPhone ou iPad. E sobrou o quê? África. Você acha que eles vão se coçar pela África?
Zanac_Compile
Tá engraçado essa nossa discussão :D
Vitor
Releia todos seus comentários. E é patético sim afirmar que o iPhone 6+ é melhor que QUALQUER Android. Pfv, não tente dar outro sentido ao que você falou. Você não só gosta do iPhone (ou da Apple), você é completamento viciado em ser contra o Android. Talvez pq tem mais mercado, ou slá pq... Seu motivo não está em discussão. Mas você não pode negar isso.
Vitor
Releia todos seus comentários. E é patético afirmar sim que o iPhone 6+ é melhor que
Zanac_Compile
É sacrilégio achar o iPhone melhor ?? Pq vocês ficam tão ofendidos ?? Ao contrário dos argumentos de vocês agressivos que iPhone é lixo e só serve pra ostentar, eu não disse que Android é lixo, simplesmente acho o iPhone muito melhor, qual o problema disso ??? Não falei de graça do nada, to respondendo uma tripa de comentários acima. Da onde achar um telefone melhor é patético ??? Vocês são piores que os fanboys de tecnologia, vocês são uma mistura de haters revoltados com fanboys bitolados no Android.
Vitor
Patético é você postar que o 6+ é melhor que qualquer Android, cara. Pensa. Como você fala uma coisa dessas e não quer uma resposta? E fui obrigado a usar o clichê, já que explica EXATAMENTE a situação que está acontecendo.
Anakin
Cara, em nenhum momento ele ofendeu quem tem iphone, em nenhum momento ele disse que é uma porcaria a Siri, ele criticou a demora da Apple na primeira linha (com razão, uma empresa desse porte demorou muito pra trazer pt-br, nada de desculpa do português é dificil porque Cortana vai sair pt-br bem antes do que a Apple demorou, e Google Now ja faz, parece a Nintendo esquecendo do Brasil rs) Na segunda, a palavra prefiro diz que é a preferência dele, ele tem todo o direito de preferir o que ele quiser e tem o direito de comentar também, você que tomou as dores e foi intolerante com o cara, essa é sua democracia?
Randy
afff vai ler a especificações do iPhone e do Moto Maxx... e depois vc volta aqui para discutir, ok?
Marlon Fuhlendorf
Cara, para de pensar pequeno. Não são "os brasileiros", o portugues é a 3ª língua mais falada no mundo. Você acha mesmo que é por falta de respeito que não chegou antes? Que a Apple ia deixar essa parcela de gente sem nada de propósito? Perdendo cliente? O português é uma das línguas mais difíceis de se trabalhar, principalmente num país como o nosso, onde no mesmo país, existe pelo menos 4 "portugueses". A siri não é como o googlo now, ela nao entende comandos, ela entende linguagem contextual, e cada um fala de um jeito. É complicado!
Exibir mais comentários