Intel adotará nomes x3, x5 e x7 para facilitar distinção dos chips Atom

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

A família de processadores Atom foi lançada em 2008 e, desde então, recebe novos modelos regularmente. O problema é que, por conta da inexistência de uma nomenclatura mais clara, identificar a categoria dos chips nem sempre é tarefa fácil – os nomes Atom Z3580 e Atom Z3735D, por exemplo, não ajudam a diferenciar um do outro. Felizmente, a Intel decidiu reagir ao problema.

Os SoCs Atom que sucederão a atual linha Atom 3000 Series serão identificados pelas denominações Atom x3, Atom x5 e Atom x7. É uma estratégia semelhante à adotada nos chips das linhas Core, que são distinguidos pelos “sobrenomes” i3, i5 e i7.

Como você deve saber, quanto menor o número, mais “básico” é o processador. Desse modo, fica claro que os chips Atom x3 serão direcionados a dispositivos mais econômicos.

Por sua vez, as unidades Atom x5 atenderão a smartphones e outros aparelhos que requerem alto rendimento.

Finalmente, os SoCs Atom x7 serão os mais avançados, devendo estar presentes em dispositivos móveis topo de linha.

Procesadores Intel

Ainda pouco se conhece sobre as características dos novos chips Atom. O que já é tido como certo é que esses processadores terão processo de fabricação de 14 nanômetros e deverão ser mais econômicos no consumo de energia que a atual geração.

A expectativa é a de que a Intel revele mais detalhes sobre os chips, incluindo data de lançamento, na Mobile World Congress 2015, evento que acontece na próxima semana, em Barcelona.

Já se sabe que a companhia adotará as denominações x3, x5 e x7 nas gerações posteriores. A ideia pode ajudar a linha Atom a ficar mais “evidente” no segmento móvel.

Com informações: ExtremeTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados