Vez ou outra o Google aparece com uma ideia “megalomaníaca”. Nesta sexta-feira (27), a companhia apresentou uma delas: o projeto de um campus futurista em North Bayshore, área da cidade de Mountain View, região do Vale do Silício.

Sob responsabilidade de dois renomados arquitetos, o holandês Bjarke Ingels e o inglês Thomas Heatherwick, a construção está sendo planejada para aproveitar o máximo possível de iluminação solar. Uma série de torres garantirá que uma cobertura translúcida cubra todas as construções, independente da altura de cada uma delas.

Além de controlar a intensidade da luz do sol (estruturas que lembram guarda-chuvas se abrirão para evitar excesso de raios), a cobertura ajudará no gerenciamento da temperatura interna dos edifícios.

Campus futurista do Google

Quantos e quão grandes serão os prédios? Depende. O Google explica que, em vez dos tradicionais edifícios imóveis feitos de concreto, optou por um desafiante sistema de estruturas de blocos que permite que os prédios sejam movidos, modificados ou expandidos conforme a necessidade.

A reconfiguração das estruturas será possível graças a um avançado sistema robótico. Certamente, essa é a parte mais audaciosa do plano.

O projeto também inclui áreas verdes circundando todas as construções. Entre elas haverá ciclovias, calçadas e vias elevadas para motivar funcionários ou visitantes a aproveitar seu tempo ali também para realização de atividades físicas ou um simples descanso.

“Nosso objetivo é eliminar a distinção entre os nossos edifícios e a natureza”, frisa a companhia. Para reforçar a visão de projeto ecologicamente correto que as áreas verdes transmitirão, o Google promete ainda utilizar energia renovável.

Campus futurista do Google

No anúncio, a empresa ressalta que o projeto também considera a comunidade local. O campus terá quiosques e espaços para que lojas e restaurantes de empresários da região sejam instalados.

É interessante notar que, apesar de todo o ar de modernidade do projeto, o Google preservou a ideia de um ambiente que remete ao campus de uma universidade. Requisito dos fundadores da empresa, provavelmente: inspirados em sua trajetória acadêmica, Sergey Brin e Larry Page sempre preferiram locais que lembram instituições de ensino do que construções verticais com ar corporativo.

Campus futurista do Google

Não há previsão de quando o campus será construído, tampouco quanto custará ao Google. Mas pode não demorar muito para sabermos: a companhia já enviou o projeto para apreciação na câmara municipal de Mountain View.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados