Início » Celular » Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge: o belo investimento em design da Samsung

Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge: o belo investimento em design da Samsung

Paulo Higa Por

Em dose dupla, a Samsung apresentou em Barcelona a sexta geração do Galaxy S. O Galaxy S6 Edge, o mais diferentão, buscou suas inspirações no Galaxy Note Edge e ganhou uma tela levemente curvada nas laterais. Já o Galaxy S6 é tudo o que esperaríamos de um Android topo de linha: um hardware poderoso, uma câmera acima da média e um design com materiais que fazem jus ao preço do smartphone. Finalmente.

Durante a apresentação dos novos Galaxy S6, ficou muito claro que a Samsung investiu fortemente em design. Entre piadas com o entortamento dos iPhones e quase nada de especificações de hardware, os executivos da sul-coreana ressaltaram as bordas de alumínio e o belo vidro com Gorilla Glass 4 na traseira, abandonando de vez o plástico pintado e as texturas enjoativas das gerações anteriores.

samsung-galaxy-s6-frente

Não é como se fosse um crime usar plástico num smartphone, mas o design dos novos Galaxy S6 faz com que eles realmente se pareçam com um topo de linha, um ponto que eu sentia falta desde o Galaxy S II. É verdade, alguns detalhes são semelhantes demais ao iPhone 6, o vidro traseiro é um verdadeiro ímã de impressões digitais e as espessuras ficaram tão finas que dão a sensação de que os aparelhos podem ir da mão diretamente para o chão — mas a sensação de renovação se sobressaiu.

galaxy-s6-edge-baixo

galaxy-s6-baixo

Falando do hardware, os Galaxy S6 ganharam upgrades relevantes, trazendo o (provável) melhor processador móvel disponível hoje, Exynos 7420, 3 GB dos novos módulos de memória LPDDR4 da Samsung e até melhorias nas velocidades de transferência dos chips de armazenamento. Por isso, é desnecessário dizer que, durante a minha quase uma hora de uso, eles não engasgaram nenhuma vez, a abertura dos aplicativos foi sempre instantânea e o multitarefa funcionou muito bem.

O software também merece destaque. Por cima do Android 5.0.2, ainda temos a TouchWiz, mas com menos interferências em cima do Android, o que é ótimo. Em vez de encher os aplicativos de ícones confusos e interfaces mal trabalhadas, as ideias do Material Design estão se sobressaindo. Uma imagem da própria Samsung mostra a mudança na prática:

galaxy-s6-edge-apps-mat

galaxy-s6-frente

Além do upgrade no software e no hardware, a Samsung também fez algumas mudanças nos bastidores, como uma parceria com a Microsoft: o Galaxy S6 está vindo com os aplicativos de Redmond pré-instalados, o que inclui o Skype e o OneDrive, com direito a 100 GB de espaço adicional grátis por dois anos na nuvem da Microsoft — um detalhe bem interessante, já que Microsoft e Samsung, pelo menos para mim, nunca pareceram muito próximas no mercado de smartphones.

galaxy-s6-edge-onedrive

As duas versões do Galaxy S6 começam a ser vendidas no mundo no dia 10 de abril. As especificações técnicas estão na notícia do anúncio do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Roberto Soboll, diretor de produtos mobile da Samsung no Brasil, diz que os dois aparelhos começarão a ser vendidos no Brasil ainda em abril, terão fabricação nacional e virão nas capacidades de 32 GB, 64 GB e 128 GB. Os preços ainda não foram divulgados.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Asus.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

???? ?????? ?
estou com meu s6 edge mas nao tenho o aplicativo samsung pay,como que faco
teu cu hashirama
pelo amor de Deus nao diga merda . Z3 dando problema de super aquecimento eu tive que botar o meu no congelador pra nao trincar a tela , e mais da uns bug mt escroto entao favor falar de lumias???? e isso e mercado? nokia no investe em aplicativos
Daniela Biasini
poderia ter colocado uma pessoa com uma mão mais bonita não? muito feia essa mão ai.
Anakin
Só pra entender, quais os recursos que você sente falta que só tem em algumas roms customizadas?
Leonardo da Silva Ribeiro
Ai já é de gosto de cada um, eu tenho um Moto x 2013 e o Android "quase puro" não me trás quase benefício nenhum comparado a um customizado, gosto de sistema completo, o que o android da motorola ou do nexus não consegue me entregar, antes eu priorizava velocidade e atualização, mas hoje em dia estão todos muito parecidos nesse quesito e me dei conta que não adianta ter desempenho e atualização se o sistema não me entrega recursos próprios o bastante para usufruir desse desempenho. Novamente falo que é questão de gosto.
alinecasquinha168.am
esse ja esta no brasil
Rojedo
Será que o carregador sem fio virá com o aparelho? Duvido muito, se tratando da Samsung.
Rojedo
Achei que só eu tinha percebido. Hahahaha.
Anakin
Nem vejo assim, eu quero o mesmo sistema operacional porem em um aparelho diferente, até porque são poucas as vantagens que eu vejo as roms customizadas trazendo =/ Mas exemplo, acho o ZenFone mais bonito que o Moto G, mas prefiro sem customização, ainda espero que no futuro as fabricantes usem somentes launchers diferentes, ai se eu quiser voltar é só trocar.
Leonardo da Silva Ribeiro
Sinceramente? Não vejo muita vantagem nesses google play edition, a graça dos galaxys, xperias, lgs, htc's são as suas roms customizadas, sem isso eles são só mais um aparelho qualquer com android, sem função nenhuma especial, com a mesma interface de sempre e com qualidade de câmera inferior. Prefiro comprar um nexus se for assim.
Angelo Machado
samsumg na minha vida nunca mais, só quem tem sabe o sofrimento que é com as baterias, e esse touchwinz pesado e ultrapassado até quando?
Commenter
E pra mim também...mas acrescento aí a bateria. O meu tem durado mais de 24hs com uso de moderado para frequente. O meu S4 não chegava em 12hs....
Fabio
Na verdade o celular até que é bonitinho mas o sistema operacional......
Leonardo da Silva Ribeiro
Arthurspa, nenhum da linha Z nem o S5 são realmente bem sucedidos quando o assunto é ser resistente ou a prova d'água, todos dão problema (não digo todos os modelos vendidos e sim os lançados) e uma enorme parcela de seus usuários sempre tem problema quando o assunto é relacionado a água, o Z1 principalmente foi o smartphone da Sony que mais deu problema relacionado a água e o Z3 quando não é reclamação que o celular deu problema por causa da água é reclamação que ele trincou sozinho. Sinceramente? Pra mim nenhum smartphone nunca vai realmente a prova d'água.
Edinho Kunzler
Nada como ser um cara sério!
Edinho Kunzler
Gostei do design do Edge. Mesmo que as "funcionalidades" adicionais não sejam a oitava maravilha do mundo, aquela curvadinha na tela confere personalidade única ao aparelho.
Fabio
Ja vem com anti virus pre instalado???? kkkkkk Vocês do Android são uma piada.
pablomessi666
Concordo plenamente..
Felipe Ferreira
Ai esse TouchWiz, até quando? O que adianta ser bonito se o Android L perde totalmente seu brilho ofuscado pela droga do TouchWiz, a Sammy ainda não aprendeu.
Junior Santos
Perfeita as curvas do.... digo da... ah deixa pra la!!!
Adam Lewis Charger
É um celular bom, robusto, mas não é bem sucedido no mercado, acho que foi isso que ele quis dizer.
Sergio Rainor
Para mim é importante ter bastante memória, por isso comprei um Moto Maxx que vem com 64 Gb.
Gustavo Hofer
produção nacional prevejo um monte de aparelhos apresentando defeito na placa e dando morte súbita e produção nacional nao significa queda nos preços..podem anotar a versão de 32gb não sairá por menos 2.500 reais camera saltada, botões de volume saltados, sem microsd, sem bateria removível .... se a motorola caprichar na camera do nexus 6 a samsung vai amargar prejuizo como aconteceu com o S5 lançamento em 10 de abril de 2015 com atualização cheia de bloatware até outubro de 2016 .. bem a cara da samsung
Alessandro Johnny
A Samsung faz alguns poucos aparelhos com Windows Phone também. O último foi lançado, há 11 meses atrás, Samsung ATIV SE. A parceria é muito mais para serviços do que para hardware. Já que a linha Galaxy é a a linha de Android que mais vende no mundo. A penetração da Microsoft seria bastante gratificante para todo mundo (Microsoft, Samsung e o consumidor). Lembrando que o bônus com Dropbox eram apenas 25 ou 50GB por 2 anos. O da Microsoft são 100GB + Office + Skype.
Antony
O root não é liberado, simplesmente com tempo o tempo algum desenvolvedor encontra ou desenvolve um método de exploit que funcione. Quanto ao espaço, esses aplicativos ficam no diretório /data ou /system/app, logo em partições diferentes das disponíveis aos usuários (somente /sdcard sem root), ou seja, tanto faz o espaço continua o mesmo (a não ser que esses aplicativos salvem conteúdo adicional no /sdcard, onde o usuário tem permissão pra remover)
arthurspa
"...até hoje não vi um aparelho resistente ou a prova d'água que fosse tenha sido bem sucessido." Certamente você não teve/conhece a linha à prova dágua XPERIA Z1/Z2/Z3 da Sony. Eu tive o Z1 e posso dizer que é um celular muito robusto, com um hardware muito bom, além de ser à prova d'água.
Downgrading
Muito bonito esse iPhone 6 da Samsung. Belo design!!!
jairo
Belo design do S6 Edge
Fernando Camilo
Sobre a não remoção da bateria: E quando ele travar? Faz como? *Atenção, o texto acima é uma piada, caso você não interprete dessa maneria, sinto muito".
Sérgio Carvalho
O problema é liberarem o root, perde a garantia se tiver, e desativar o app, ainda vai consumir espaço, e também se não tiver entrada SD quebra as pernas.
Marcos Tony Lehmann
Já que o Paulo Higa quer saber o que queremos saber, vou nessa linha do Alisson, os toques 'acidentais' por causa da tela e as distorções. Ocorrem ou apesar da curvatura, não há qualquer prejuízo à visualização?
Antony
Com root tudo é possível, e mesmo que não deseje rootear você sempre pode desabilitar o programa
Thiago Amelotti Portela
E sobre o Android 5 Lolipop permitir que os apps "empurrados à força" pela fabricante e operadora sejam desinstalados. Isso será mesmo possível? Poderia livrar muito espaço e performance do aparelho.
Thiago Amelotti Portela
hahaha... o pessoal não perde uma!
Minatonami
sim cadê o vídeo?
Petter
No S6 não, pois as mudanças seriam demais. Fica bem mais simples lançar outro modelo, mas devido a baixa pendetração do WP é bem improvável.
Anakin
ou o Tizen kkkkk
Anakin
concordo com quase tudo, menos do android, podia ter uma versão google play (ainda existe esses celulares versão android puro?)
Rafael
Eu torço para que aconteça... A Samsung precisa se mexer pra para de perder mercado, e a briga de SO ficaria melhor tendo a Samsung como parceira no WP... Quanto mais eles brigarem, melhor para nós consumidores!
Diogo Nóbrega
Quanto tempo será que vai demorar para a Samsung lançar o Galaxy S6 Mini e o Galaxy S6 Duos?
Zueiro Sem Limite
meu moto x 2 ainda é melhor hehe
Diogo Nóbrega
Nessa última foto, é possível perceber as belas curvas da... er... novidade tecnológica da Samsung.
Mateus Eduardo
O Sammobile fez um video de todos os apps no Galaxy S6 http://youtu.be/z7KofTzwqN0
Thomaz de Oliveira dos Reis
Nada contra vir com os apps da Microsoft, o problema é que possivelmente não vai dar para desinstalar, o que é bem ruim. Tomara que eu esteja errado e de para desinstalar esses programas.
David Rabelo
Problema é que para o Edge não haveriam recursos adaptados a tela dele.
J. Paulo Laet
Só vale a pena comprar se tiver uma versão Google Play Edition
Luander Falqueto Beltrame
MInha dúvida é: como se sai essa borda curvada do S6 edge no uso comum? atrapalha, ajuda ou não faz diferença? e quais as vantagens dessa curvatura em aplicativos pensados nela? Me pareceu ser uma área tão pequena de tela para colocar comandos.
Guilherme C.
Só com muito dinheiro da Microsoft. Windows Phone está perdendo participação de mercado, que já é pouca.
Vanderson Lima
Nos videos que eu assisti no youtube, reparei no fato do sistema está bem limpo. Senti que a Samsung começou a simplificar a versão do android dela, visto que outras empresas usam até o android quase puro e fazem um relativo sucesso. Espero que algum dia a Samsung lance uma versão assim para o Note 4.
Louis
Como ficou a questão dos aplicativos próprios da Samsung? Acho alguns aplicativos da Samsung muito melhores que as versões do Google como o navegador, música e vídeos. Até isso foi removido? Dá para apagar aplicativos nativos como o travado Flipboard ou não?
Leonardo da Silva Ribeiro
Achei ótimo, muita gente está reclamando porque não tem mais entrada para cartão SD, resistência a água e que a bateria não é mais removível. Pra mim são coisas tão inúteis, antes de eu ter meu moto x, eu achava que seria um problema pra mim a falta de cartão de memória, mas não, é até melhor pois eu passei a usar mais a nuvem e a fazer mais backups no meu pc e nunca recebi aviso de pouca memória no celular, até porque eu não costumo ficar instalando jogos no meu aparelho e tudo o que posso, uso na nuvem ou streaming, e esse com certeza é o futuro. Bateria removível, pra mim tanto faz, eu nunca tiro a bateria do meu celular mesmo, só tirava quando era trocar o chip ou cartão de memória. Em relação a resistência a água, nada tira da minha cabeça que a samsung tirou isso porque estava dando mais prejuízo do que lucro pra ela no galaxy s5, com certeza o número de reclamações do aparelho vai diminuir MUITO, e até hoje não vi um aparelho resistente ou a prova d'água que fosse tenha sido bem sucessido. A samsung mudou o que as pessoas pediam e agora eles arrumaram outra coisa pra reclamar, mais do que normal isso, sempre reclamam. O software pelo que vi no vídeo do Marques Brownlee está MARAVILHOSO, o S5 seria meu próximo smartphone por que a samsung deu um tapa na minha cara com a nova touchwiz, mudando completamente meu pensamento sobre a marca, mas agora com toda certeza o S6 será meu próximo celular.
Vitor Mikaelson
Lembrando que provavelmente o Skype/OneDrive/OneNote no Galaxy S6 foi um fruto disso: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/02/samsung-e-microsoft-encerram-disputa-de-patentes.html E ri do: Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Asus.
Anthony Fernando
Paulo Higa safadinho, hein?! Nessa última foto! rsrsrs
Vitor Mikaelson
Acho super provável.
Senju Hashirama
Bem bonito mesmo, mais bonito que o iPhone, mas ainda atrás do Z3 e Lumias.
Andriw
Será que essa proximidade com a Microsoft e os apps da empresa de Redmond presentes no Samsung não podem ser um sinal de um futuro S6 com Windows 10?
Alisson Silva
A versão Edge distorce as imagens lateralmente? Uma página da internet acompanha a curvatura da tela, por exemplo? E a pegada? Essa extensão lateral da tela aumenta o risco de toques acidentais na mão?