Início » Celular » Microsoft amplia linha de smartphones intermediários com os Lumias 640 e 640 XL

Microsoft amplia linha de smartphones intermediários com os Lumias 640 e 640 XL

Emerson Alecrim Por

A Microsoft apresentou no Mobile World Congress dois dispositivos que vêm para incrementar a sua gama de smartphones intermediários: os modelos Lumia 640 e Lumia 640 XL, todos baseados no Windows Phone 8.1 (com Lumia Denim), mas aptos à atualização para o futuro Windows 10, é claro.

Lumia 640

Lumia 640

Não é hábito da Microsoft repetir nomes de aparelhos, mas a ideia aqui faz sentido se levarmos em conta que ambos os modelos são bastante parecidos. Como a denominação sugere, a versão XL se diferencia, essencialmente, pelas dimensões maiores.

Os dois aparelhos contam com processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB para armazenamento interno de dados expansíveis com microSD de até 128 GB. No entanto, o Lumia 640 tem tela IPS de 5 polegadas com resolução HD e proteção Gorilla Glass 3, enquanto o Lumia 640 XL repete essas características, mas em um display com 5,7 polegadas.

Há também diferenças nas câmeras. O Lumia 640 conta com câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 1 megapixel. No Lumia 640 XL, os sensores traseiro (com lente Zeiss) e frontal (com foco fixo) possuem 13 e 5 megapixels, respectivamente. O modelo XL é, com base no número de megapixels da câmera frontal, mais adequado ao universo das selfies, consequentemente.

Como o Lumia 640 XL possui tela maior, faz sentido que sua bateria tenha mais capacidade: há 3.000 mAh ali contra 2.500 mAh do Lumia 640.

Em relação ao design externo, a Microsoft seguiu com as características que são usuais nos aparelhos Lumia de custo baixo a intermediário: botões do sistema incorporados à interface, tampa traseira plástica (removível) que também cobre as laterais e ausência do sempre bem-vindo botão físico de câmera.

Quanto às cores, há quatro opções: preto, branco, azul e laranja.

Lumia 640 XL

Lumia 640 XL

Tanto o Lumia 640 quanto o Lumia 640 XL poderão ser encontrados em versões single e dual-SIM com opção de LTE em ambos os casos. O modelo XL também terá uma versão single-SIM com 3G, dependendo do mercado.

O Lumia 640 XL começa a ser distribuído globalmente neste mês com preços começando em US$ 190, aproximadamente. O Lumia 640 chega a partir de abril custando cerca de US$ 140 na versão mais barata. Os valores ficam ainda mais interessantes se considerarmos o "presente" que a Microsoft dará na compra de qualquer um dos smartphones: uma assinatura de um ano do Office 365 Personal.

A companhia confirmou a intenção de lançar as duas novidades na América Latina, embora ainda não tenha dado previsão de disponibilidade no Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Lessa
Acho que só erraram no 530 e 430. De resto, a empresa precisa atingir todas as camadas do mercado consumidor, senão, como irão fidelizar clientes e ganhar espaço?
Felipe Gustavo
camera traseira, " tela maior " ,
Felipe Gustavo
,MAS É 3G FI...
Fernando Henrique dos Santos
Aí está ele: http://www.americanas.com.br/produto/122292224/smartphone-microsoft-lumia-640-xl-dual-chip-desbloqueado-windows-phone-8.1-tela-5.7-8gb-3g-camera-13mp-branco
Ana Clara Bianchi
Em quais aspectos o Lumia 640 XL é melhor do que o 730?
Jedielson Almeida
Os da samsung no mesmo período:
note 4
note edge
galaxy a7
s6
s6 edge
win 2
Jedielson Almeida
de Outubro pra cá olha os lançamentos da Microsoft:
530
535
435
532
640
640xl
430
Jedielson Almeida
chora não (fã)boy, aceita que dói menos.
Guilherme Lessa
Tá doido cara?
Tá lançado 2 modelos e vc fala "Quantos modelos?" ... calma né?
Só esse ano a samsung lançou 15 modelos. Não exagera --'
Tiago
A M$ fazendo um lindo trabalho em soterrar a desastrosa linha X30
Edmilson_Junior
Correção: Quando eu arrumar um emprego eu decido :D
Guilherme da Silva Manso
Espere pelo Lumia 940, o sucessor do Lumia 1020 e do não-lançado 1030 (McLaren). :D
Guilherme da Silva Manso
Eu ainda acho que o sucessor do 930 e do 1520, respectivamente, serão o Lumia 840 e o 840 XL. O Lumia 940 será o sucessor do 1020, acabando assim com as linhas 1xxx, o que eu acho muito válido.
Guilherme da Silva Manso
Quando anunciarem o Lumia 740 e o 740 XL vc se decide.
Edmilson_Junior
Mas se a diferença de preço for de uns 100~150 reais ai a briga volta a acontecer.
Bruno Martins Santana
E o Povo pensando q é só pelos impostos...
Um Bom E melhor Exemplo é o Iphone q mesmo com os Impostos a Apple tem um Lucro Gigantesco !!! GRANDE MESMO Tipo de 1000 a 1500 Reais só de lucro
Eliézer José Lonczynski
Eu também acho a autonomia dele boa pra uso diário, o consumo maior fica pra jogos e a câmera.
Bruno Martins Santana
Falou Lindamente... Já q o Povo Paga, vamos botar o preço q nós quisermos..
na Verdade eles fazem uma Pesquisa antes de lançar o carro e preguntam para as pessoas o preço q elas acham q o Carro Custa... (O HB20 era para custar a mesma coisa do UNO) dai elas dão um valor alto e eles aplicam este valor...
Sorte q com Smarts estamos Aprendendo....
Walter Hugo Nishida Xavier da
Humm, não tenho problemas com a bateria do 930, dura o dia todo com o 4G ligado, chego em casa à noite com uns ~30% às 22h (retiro o aparelho do carregador às 6h00 todo dia).
Uso o aparelho de forma intermediária acredito. WhatsApp, Telegram, uns 20min de ligações ao dia, Castle Siege a cada 60m (quando o exército tá pronto), etc.
Não quer discordar de você e nem iniciar uma discussão desnecessária, mas tem que usar demais o aparelho pra faltar bateria em um dia "normal".
Lucas Elias
Além disso reduzem taxa de lucro, o pessoal pensa que no Brasil a unica coisa influencia os preços altos são os impostos, quando na verdade as taxas de lucro são maiores aqui. Exemplo de como isso ocorre na prática é quando alguns produtos importados passam a ser fabricados aqui e preço não cai, ou mesmo os carros q são exportados daqui pra outros países e são vendidos mais caro aqui mesmo sendo taxado no Brasil e no país de venda. Em resumo, aqui é mais caro na maioria dos casos porque o povo é acostumado a pagar mais caro.
Vitor Mikaelson
730 é melhor que o 640.
MAS, perde para o XL daí.
Edmilson_Junior
Estou pensando em trocar de aparelho, meu 630 iria para o meu pai e eu pegaria um 730 mas agora o 640 me interessou, fico na dúvida de qual será melhor. Acho que dependerá muito do preço.

Lumia 640 - Tela maior, camera melhor(?), LTE, Bateria

Lumia 730 - Tela melhor(?), detecção facial, camera frontal melhor, auto foco em vídeo, estabilização em vídeo, stereo rec, filmagem frontal FullHD
Vitor Mikaelson
Foco fixo tem suas vantagens. Mais rápido para capturar fotos. hahahaha
David
Espero que a versão XL com Dual SIM e 4G venha para cá! tenho interesse mesmo não sendo muito fã do Windows phone.
Uberdam Andrade
Confesso que fiquei tentando ao 640XL.
Uberdam Walker
Confesso que fiquei tentando ao 640XL.
Olacir Oliveira
Flagship, muito provavelmente, mais pro fim do ano, junto com o Windows 10, os Lumias, tem um ótimo custo benefício, tanto pelo hardware, e por trazer o Wp que se dá muito bem, com specs mais baixas até. Só to achando, que tão bagunçando um pouco, na nomenclatura, fora isso, os quatro lançamentos até agora, estão todos bem trabalhados..
Jairo ☠️
Bons intermediários, mas....podiam dar uma alterada no design, este já cansou.
jairo
Bons intermediários, mas....podiam dar uma alterada no design, este já cansou.
Jedielson Almeida
Quantos modelos! Não vire uma Samsung!
Marcos Tony Lehmann
Sim, porque agora parece que a onda do 'quanto maior, melhor' empacou. Viu que não se aumenta mais as telas (S4 tinha 5'. S5 foi lançado com aumento insignificante para 5.1' e agora manteve-se no S6, 'só' aumentando resolução. T2 de 6' virou T3 de 5,3'. Lumia 1320 virou 640XL, diminuindo para 5.7' o que era de 6'. Mega em duas versões - 5.8' / 6.3' - deu origem ao Mega de 6'. Xperia Z1 com 5' deu lugar ao Z2 com 5.2', depois sucedido pelo Z3 com mesmo tamanho. HTC fez o mesmo, mantém. Talvez a LG insista no aumento verificado entre LG Optimus G, G2 e G3)? A questão de fazer marketing sobre telas pode ter chegado ao limite e eles passem a mirar nas câmeras frontais e nesse aspecto a HTC deu o primeiro passo com o Desire.
Cortaninha
Pelo jeito a Microsoft vai se espalhar no low-mid mesmo.Deve ter só um ou dois flagship no futuro.Mas precisamos reconhecer que ela está inovando na categoria, está oferecendo muito mais em hardware do que a concorrência pelo mesmo preço.
Infinity
Pelo jeito a Microsoft vai se espalhar no low-mid mesmo.
Deve ter só um ou dois flagship no futuro.
Mas precisamos reconhecer que ela está inovando na categoria, está oferecendo muito mais em hardware do que a concorrência pelo mesmo preço.
Emerson Alecrim
Pois é. Confesso que não ligo muito para selfies, mas essa é uma prática tão disseminada que a tendência é essa, foco automático, mais megapixels (começamos por aqui) e outros recursos auxiliares na câmera frontal. Eu acho que em dois anos essa coleção de características começará a se tornar frequente, vamos ver.
Olacir Oliveira
É, pode ser interessante, ter uma tela maior, por um preço mais em conta, no caso, do 640, é um 'low-mid', cabei de ver um vídeo, e digamos que chamou a atenção, (tela!). Mudei de opnião..E parece que não teremos mais um 13xx..
Marcos Tony Lehmann
Sem problema, Emerson. Minha pergunta foi porque -com a MWC2015- de repente havia mais aparelhos com foco automático, mas se nem o iPhone tem, acho que ainda levará tempo para elas (as da frente) terem recursos iguais às traseiras).
Emerson Alecrim
Não tem foco automático, não. Realmente, do jeito que coloquei no texto, a ausência desse recurso no 640 XL pareceu pejorativa. Já adequei o parágrafo. Obrigado pela observação.
Frank V
E ela tem feito isso muito bem. O 630 e o 635, embora lançados já na gestão da MS, foram desenvolvidos pela Nokia e o 640 e 640 XL vêm pra corrigir os defeitos deles: 512 MB de RAM, Ausência da Glance Screen, sem câmera frontal, câmera de "só" 5 MP sem flash, baixa resolução da tela e falta de sensores de luz e proximidade (http://www.windowscentral.c... )Tô gostando de ver o que a MS tá fazendo, pena que eles já falaram que vão lançar um flagship só quando o W10 estiver pronto (lá pro último trimestre), mas estou ansioso pra ver o que vão apresentar.
Frank Vinnicyus
E ela tem feito isso muito bem. O 630 e o 635, embora lançados já na gestão da MS, foram desenvolvidos pela Nokia e o 640 e 640 XL vêm pra corrigir os defeitos deles: 512 MB de RAM, Ausência da Glance Screen, sem câmera frontal, câmera de "só" 5 MP sem flash, baixa resolução da tela e falta de sensores de luz e proximidade (http://www.windowscentral.com/my-thoughts-lumia-640-and-lumia-640-xl )


Tô gostando de ver o que a MS tá fazendo, pena que eles já falaram que vão lançar um flagship só quando o W10 estiver pronto (lá pro último trimestre), mas estou ansioso pra ver o que vão apresentar.
Marcos Tony Lehmann
Fernando, acho que nenhum desses disponíveis aqui tem (Lumia 730, Gran Prime, só para citar os que têm como chamariz a possibilidade de fazer mais e melhores selfies). Os únicos que sei que tinham (fora) eram o HTC e um Oppo que só tinha uma câmera que girava para tirar fotos na frente.
Porto Velho
Fabricação nacional. Elas conseguem vários subsídios nos impostos por conta disso.
Emanuel Schott
Fabricação nacional. Elas conseguem vários subsídios nos impostos por conta disso.
Fernando Camilo
Quando li, também fiquei com essa dúvida, e a frontal do 730? Será que tem foco automático?
Mahatma Torres
legal, pois tão fazendo os tops valerem mais tempo. enquanto sony lança 2 ou 3 tops iguais ao ano, m$ e ssg só dois distintos
Bruno Martins Santana
A Microsoft/Nokia Assim como a Motorola Conseguem Vender Smartphones mais baratos no Brasil do q no resto do Mundo... Não sei Como mais conseguem...
Porto Velho
Ele tá sendo vendido pelo mesmo preço do 730 lá fora.. provavelmente virá custando no máximo 700. Lembrando que muitos aparelhos da Microsoft estão sendo vendidos por preços menores no Brasil que lá fora.
Emanuel Schott
Ele tá sendo vendido pelo mesmo preço do 730 lá fora.. provavelmente virá custando no máximo 700. Lembrando que muitos aparelhos da Microsoft estão sendo vendidos por preços menores no Brasil que lá fora.
Filipe Melo
"O Lumia 640 XL começa a ser distribuído globalmente neste mês com preços começando em US$ 190" Na conversão direta para o real = R$546,84. provavelmente, chegará acima dos 800 reais.
Alisson Santos
A Microsoft está atrasando o lançamento de um top de linha. Bom para quem tem um Lumia 930 e Lumia 1520, que ficarão com o aparelho considerado o mais atual por mais tempo.
Alisson Silva
A Microsoft está atrasando o lançamento de um top de linha. Bom para quem tem um Lumia 930 e Lumia 1520, que ficarão com o aparelho considerado o mais atual por mais tempo.
Eliézer José Lonczynski
Essa bateria de 2500 com processador Snapdragon 400 só vem pra confirmar que os 2420 do Lumia 930 no snapdragon 800 é muito pouco. MS veio a corrigir as cagadas da Nokia.
Marcos Tony Lehmann
Emerson Alecrin, vc cita que a câmera frontal tem foco fixo. Algum aparelho possui foco automático? Acho que apenas o HTC que tem 13Mp frontal, não? Não estou perguntando de chatice, queria tirar esse dúvida mesmo...
http://www.gsmarena.com/htc_desire_eye-6715.php
Cortaninha
Muita gente pode querer uma tela maior, câmera bem melhor e bateria de maior capacidade sem aumentar muito o preço.Eu mesmo devo comprar o XL
Infinity
Muita gente pode querer uma tela maior, câmera bem melhor e bateria de maior capacidade sem aumentar muito o preço.
Eu mesmo devo comprar o XL
Luis de Vaz Lobo
Também acho que ela deva fazer esse tipo de abordagem pra ficar bem pontuada a nova era da Microsoft. Seria bem excitante ver um smart "todo poderoso" com números bem chamativos e com funcionalidades inéditas e interessantes. Basta levar a sério uns 3 projetinhos do Microsoft Research e está tudo certo...
Luis Carlos Rodrigues
Também acho que ela deva fazer esse tipo de abordagem pra ficar bem pontuada a nova era da Microsoft. Seria bem excitante ver um smart "todo poderoso" com números bem chamativos e com funcionalidades inéditas e interessantes. Basta levar a sério uns 3 projetinhos do Microsoft Research e está tudo certo...
Rodolpho Freire
baseando na apresentação acho que pode confirmar que o prox. flagship apenas com o windows 10 rodando.

acho interessante também a microsoft adotar essa idéia de XL para as versões phlabets dos mesmos, fica melhor que um monte de números...

940 -> 940 XL ( em vez de 1540 como sucessor do 1520)

e assim por diante
Olacir Oliveira
Acho dispensável uma segunda versão de um entrada-intermediário, e com 5,7 polegadas, acho que não faz muito sentido, já que o publico pra essa categoria, geralmente, faz um uso mais 'básico', só as 5, tava bom, mas..
Emerson Alecrim
A Microsoft só deve apresentar um novo top de linha depois do lançamento do Windows 10.
Daniel
Está bem claro que o foco da Microsoft é o Smartphone de entrada e o intermediário. Acho que os Wp dessa categoria se saem melhor que a maioria dos Androids. Só está me incomodando um pouco a falta de um top de linha de respeito.