Google+ deve ser dividido em duas plataformas: Photos e Streams

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Google+

Em um curto aviso publicado nesta segunda-feira (2), o novo líder do Google+ Bradley Horowitz confirmou que o serviço passará por mudanças radicais em breve: a seção Photos será separada, tornando-se um produto praticamente independente, e o que “sobrar” deve ir para uma divisão de nome Streams.

Horowitz esteve na liderança de produtos como Gmail, Calendar e Blogger. Agora, o executivo está assumindo o posto deixado por David Besbris, que havia se tornado líder do Google+ depois que Vic Gundotra, principal nome por trás do serviço, saiu do Google.

Uma das primeiras providências de Horowitz foi justamente confirmar os rumores que surgiram na semana passada que dizem que o Google+ sofrerá uma grande reestruturação.

Os motivos para uma decisão tão drástica não ficaram claros. É possível, entretanto, que o Google esteja adotando uma estratégia do tipo “dividir para conquistar”.

Se você é usuário do Google+, deve ter percebido que o gerenciamento de fotos do serviço é realmente digno de nota: a ferramenta oferece um modo de apresentação intuitivo, backup automático, recursos de edição, criação de vídeos com as imagens do acervo, entre vários outros recursos.

O Google talvez entenda que fazer a área de fotos uma plataforma independente gerará mais engajamento. A partir daí, o produto, sob o nome de Google Photos, pode ganhar destaque no Android ou ser promovido como um rival de serviços como Flickr e 500px.

Também não ficou claro quais serão exatamente as funções do modo Streams, mas, como já informado, ali devem ficar os demais recursos do Google+ – a rede social pode inclusive perder esse nome.

Os rumores da semana passada também indicam que o Hangouts se tornará completamente independente. Até certo ponto, a ferramenta já é promovida de tal forma, mas ainda há vínculo com o Google+.

Horowitz não disse nada a respeito, mas Sundar Pichai, vice-presidente sênior de produtos do Google, confirmou em entrevista no Mobile World Congress que o Hangouts deve mesmo ganhar mais autonomia, o que faz bastante sentido: essa é a arma que o Google tem para enfrentar Facebook e Microsoft no segmento de comunicação por voz, vídeo e mensagens instantâneas.

Nenhum dos executivos informou com precisão quando essas mudanças serão implementadas. Mais detalhes são esperados para maio, mês em que será realizada a conferência para desenvolvedores Google I/O.

Com informações: The VergeCNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados