Em um curto aviso publicado nesta segunda-feira (2), o novo líder do Google+ Bradley Horowitz confirmou que o serviço passará por mudanças radicais em breve: a seção Photos será separada, tornando-se um produto praticamente independente, e o que “sobrar” deve ir para uma divisão de nome Streams.

Horowitz esteve na liderança de produtos como Gmail, Calendar e Blogger. Agora, o executivo está assumindo o posto deixado por David Besbris, que havia se tornado líder do Google+ depois que Vic Gundotra, principal nome por trás do serviço, saiu do Google.

Uma das primeiras providências de Horowitz foi justamente confirmar os rumores que surgiram na semana passada que dizem que o Google+ sofrerá uma grande reestruturação.

Os motivos para uma decisão tão drástica não ficaram claros. É possível, entretanto, que o Google esteja adotando uma estratégia do tipo “dividir para conquistar”.

Se você é usuário do Google+, deve ter percebido que o gerenciamento de fotos do serviço é realmente digno de nota: a ferramenta oferece um modo de apresentação intuitivo, backup automático, recursos de edição, criação de vídeos com as imagens do acervo, entre vários outros recursos.

Google+

O Google talvez entenda que fazer a área de fotos uma plataforma independente gerará mais engajamento. A partir daí, o produto, sob o nome de Google Photos, pode ganhar destaque no Android ou ser promovido como um rival de serviços como Flickr e 500px.

Também não ficou claro quais serão exatamente as funções do modo Streams, mas, como já informado, ali devem ficar os demais recursos do Google+ – a rede social pode inclusive perder esse nome.

Os rumores da semana passada também indicam que o Hangouts se tornará completamente independente. Até certo ponto, a ferramenta já é promovida de tal forma, mas ainda há vínculo com o Google+.

Horowitz não disse nada a respeito, mas Sundar Pichai, vice-presidente sênior de produtos do Google, confirmou em entrevista no Mobile World Congress que o Hangouts deve mesmo ganhar mais autonomia, o que faz bastante sentido: essa é a arma que o Google tem para enfrentar Facebook e Microsoft no segmento de comunicação por voz, vídeo e mensagens instantâneas.

Nenhum dos executivos informou com precisão quando essas mudanças serão implementadas. Mais detalhes são esperados para maio, mês em que será realizada a conferência para desenvolvedores Google I/O.

Com informações: The VergeCNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eddy

Vou apagar meu comentário pois agora é desnecessário.

Kafeh
Vou apagar meu comentário pois agora é desnecessário.
Junior Santos
Isso mesmo! - Google Photos - Google Stream - Google Hangouts - Youtube cada um no seu quadrado, nada de impor. Como disse num comentário abaixo! Essa moda de rede social vai cair por terra no futuro, as pessoas estão voltando para comunicação direta, email (Graças a Deus) está voltando a ter seu público e aplicativos como Whatsapp e Telegram, por exemplo continuarão a serem mais explorados no futuro. Ah, Facebook que se cuide pois o Twitter continua crescendo.
Junior Santos
Nuuuuu! Não fiz isso! :( Obrigado Kafeh!
Fábio
E não é que percebi isso aqui tb? Depois que eu reportei que não tenho Bug, comecei a perceber essa dificuldade de carregamento após algumas postagens....
Guest

Cara, me desculpe, você escreve muito bem. Mas acho que comeu bola ali na 1a linha, entre os parênteses, não? =S

Kafeh
Cara, me desculpe, você escreve muito bem. Mas acho que comeu bola ali na 1a linha, entre os parênteses, não? =S
Eddy

Delay não tenho.
Mas desde sempre rola um bug, (pelo menos comigo e olha que é no PC e no Android, já troquei de cel [ñ por isso, obviamente

Kafeh
Delay não tenho. Mas desde sempre rola um bug, (pelo menos comigo e olha que é no PC e no Android, já troquei de cel [ñ por isso, obviamente] e o problema continua, tem diminuído mas ainda existe) chega um momento que simplesmente para de carregar conteúdo, e sem ter carregado nem uns 15 posts, é bizarro! Sempre acho que vão dar um fix nisso, mas já tem uns 6, 7 meses e nada.
Eddy

Até hoje utilizo ele no Windows, para visualização de imagens.

Kafeh
Até hoje utilizo ele no Windows, para visualização de imagens.
Marcos Oliveira
Pois é! Eu mesmo, que não uso a rede, acabo usando o botão "G+" na esperança que o site use minha conta do Google pra me conectar mais fácil! hehe
Jóckisan
Eu gosto do Google+, o uso com frequência, mas uso mais a parte do Stream, e percebo que existem pessoas que usam só o Fotos e outras só o Hangouts. Essa divisão faz sentido porque poderá chamar novos usuários para uma rede social mais específica: uma só de postagens (Stream), outra só de fotos (Fotos) e outra só de conversas e chamadas de vídeo (Hangouts). Conseguiriam até mais usuários que usam as redes sociais pelo celular. Mas pra dá certo a divisão tem que ser bem feita: o Fotos tem que funcionar como uma rede social, onde as pessoas podem seguir umas as outras, e também como meio de backup, como já acontece atualmente; e o Hangouts tem que ser independente para virar concorrente direto do Skype.
Marlos
Sim. Eu sei que tem um nicho bem específico que está lá, mas no geral ninguém utiliza. Ou melhor, para não generalizar, pouquíssima gente usa.
Vader
root nele!
Exibir mais comentários