HERE Maps para iOS

O ótimo serviço de mapas da Nokia está finalmente desembarcando no iOS. Nesta quarta-feira (11), a companhia revelou que a versão do HERE Maps para iPhone estará disponível na App Store muito em breve. O aplicativo chega três meses depois de ter sido lançado para Android.

Trata-se de um relançamento, na verdade. O HERE Maps já esteve disponível para o iOS, mas foi retirado da App Store no final de 2013 por problemas de compatibilidade com a plataforma.

Talvez seja por isso que a Nokia ressaltou que, desta vez, o aplicativo teve sua experiência de uso construída “do zero”. A versão anterior tinha uma interface baseada em HTML5 que, segundo os desenvolvedores, era limitada e não otimizada para iOS.

Em termos funcionais, praticamente não há novidades em relação às versões do HERE Maps para Android e Windows Phone. No iOS, o aplicativo também oferece modos de uso para locomoção a pé e via carro, informações em tempo real sobre trânsito e transporte público em cerca de 800 cidades (incluindo algumas brasileiras), navegação curva a curva orientada por voz, entre outros.

Uma das características mais consagradas do HERE Maps não ficou de fora: os mapas offline. A versão para iOS também permite o download de mapas de regiões inteiras para consulta mesmo quando não há conexão com a internet.

Atualmente, há disponibilidade de mapas de cidades de mais de 100 países. Um detalhe interessante é que, além de recursos de rotas e navegação, os mapas offline permitem ao usuário encontrar determinados estabelecimentos na região pesquisada. A precisão desses dados depende, é claro, da atualização periódica dos mapas.

A Nokia destaca ainda que o serviço permite ao usuário guardar lugares favoritos. É possível até criar coleções que, posteriormente, podem ser consultadas nas versões do HERE Maps para qualquer outra plataforma, incluindo a opção web do serviço.

HERE Maps para iOS

Quando o HERE Maps para iOS estará disponível? A qualquer momento. O aplicativo já foi finalizado e chegou a ser enviado para a App Store, mas problemas técnicos não esclarecidos impediram a sua disponibilização na loja. A Nokia afirma estar trabalhando para liberar o aplicativo o quanto antes. O download poderá ser feito a partir deste link, tudo de graça.

Se o HERE Maps terá boa aceitação na plataforma móvel da Apple, é cedo para sabermos. Entretanto, os três milhões de downloads que a versão de testes lançada em fevereiro teve indicam que sim.

Atualização às 17:30: o HERE Maps já está disponível na App Store. O aplicativo exige iOS 7.0 ou superior e, por enquanto, tem versões apenas em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados