Início » Internet » "Goodbye, world": Google Code será descontinuado

"Goodbye, world": Google Code será descontinuado

Emerson Alecrim Por

Má notícia para os desenvolvedores que usam o Google Code: depois de quase dez anos de funcionamento, o serviço entrará para a lista de produtos descontinuados do Google. A decisão foi divulgada hoje (12) pela companhia.

O Google Code surgiu em 2006 com o propósito de servir de repositório para arquivos e documentações de projetos de código-fonte aberto. Além de hospedar esse material, o serviço também dá acesso a APIs e ferramentas que facilitam as atividades de desenvolvimento.

É inegável, no entanto, que a iniciativa nunca foi lá muito relevante. A própria companhia reconhece que, nos últimos anos, o surgimento de alternativas mais interessantes, como GitHub e Bitbucket, fizeram vários projetos saírem do Google Code.

Essa movimentação vem acontecendo até mesmo dentro da companhia: várias equipes de desenvolvimento do Google mantêm projetos de software hospedados em serviços alternativos, especialmente o GitHub (o mais popular da categoria).

Google Code

A perda de interesse pelo Google Code fica mais evidente se considerarmos a quantidade de projetos relacionados a spams e outras atividades proibidas existentes ali. Em seu anúncio, a companhia explica que, ultimamente, a maior parte das tarefas administrativas no serviço tem relação com o controle de abusos.

Com a decisão de encerramento, o Google Code passa a não admitir mais projetos a partir desta quinta-feira. Os trabalhos já hospedados serão mantidos, mas só por alguns meses: em 24 de agosto, todo o material armazenado ficará em modo de leitura, isto é, não poderá ser alterado; em 25 de janeiro de 2016, haverá o fechamento definitivo. Ou quase: ao longo do ano, os usuários ainda poderão baixar um arquivo TAR contendo o projeto.

Os desenvolvedores quem mantêm materiais no Google Code devem, consequentemente, migrá-los para outros serviços. Para facilitar essa tarefa, o Google criou uma ferramenta de exportação automatizada para o GitHub.

Também há orientações para quem preferir levar seus projetos para o SourceForge ou para o Bitbucket. A empresa oferece também um email de suporte para o procedimento - [email protected] - e promete ficar de olho em sites como Hacker News e Reddit para esclarecer dúvidas dos usuários.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ed
Já vai tarde, hehehe GitHube e BitBucket estão de braços abertos aos órfãos do Google Code.
Tiago Celestino
Não fizeram o trabalho direto. Github e Bitbucket são os melhores, sem dúvidas.
Kazz
Já era hora, ele era um dos poucos serviços da Google que tinha parado no tempo, sem receber atualizações de design ou funcionalidades novas. Ou eles refaziam tudo se baseando nos "concorrentes" e nas novas guidelines visuais da empresa, ou jogavam o projeto fora. Parece que optaram pelo caminho mais fácil.