Início » Antivírus e Segurança » Com este novo sistema do Yahoo, você não precisará mais memorizar sua senha

Com este novo sistema do Yahoo, você não precisará mais memorizar sua senha

Yahoo também prepara ferramenta para enviar email criptografado de ponta a ponta no Yahoo Mail

Paulo Higa Por

yahoo-logo

O Yahoo anunciou neste domingo (15) uma nova maneira de fazer login nos serviços da empresa, com o objetivo de eliminar a necessidade de os usuários memorizarem suas senhas. Em vez de solicitar ao usuário que registre uma combinação de caracteres, o Yahoo enviará uma senha única toda vez que ele precisar se autenticar.

Funciona assim: primeiro, o usuário precisa cadastrar seu número de celular nas configurações de segurança do Yahoo e ativar uma opção chamada “Senhas sob demanda”. Depois que a operação for confirmada, o usuário precisará digitar apenas seu login e uma senha que ele receber pelo celular. Pense nisso como uma autenticação por duas etapas — mas sem a primeira etapa.

A novidade já foi ativada para usuários do Yahoo nos Estados Unidos. O recurso de autenticação por duas etapas do Yahoo funciona no Brasil, então imaginamos que as senhas sob demanda não demorarão para se espalhar pelo mundo.

Yahoo Mail: criptografia de ponta a ponta

O Yahoo também lançará uma ferramenta para que os usuários possam enviar mensagens criptografadas, de ponta a ponta, pelo Yahoo Mail. O recurso será parecido com uma solução que o Google desenvolveu para oferecer criptografia no Gmail, por meio de uma extensão no Chrome (a novidade do Yahoo será compatível com a do Google, inclusive).

Segundo o Washington Post, a ideia do Yahoo não é que todo mundo passe a enviar todos os seus emails de maneira criptografada. Na verdade, o Yahoo espera que apenas mensagens contendo informações sensíveis sejam protegidas — e quer tornar todo esse processo bem menos doloroso.

Durante uma demonstração na SXSW, a empresa demonstrou o processo de enviar uma mensagem criptografada pelo plugin e pelo método tradicional. Nem precisa dizer qual foi mais rápido: enquanto um perdia tempo fazendo todo o processo para enviar o email, o outro usava o plugin e passava o resto do tempo assistindo a vídeos de gatos no Tumblr.

As mensagens criptografadas de ponta a ponta no Yahoo Mail, se tudo der certo, serão lançadas até o final de 2015.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gil Araújo

Muito bom acessa o Yahoo mail por duas etapas. Se vc n tiver um celular, vc acessa normalmente, mas tem que desabitar o celular. Simples. E agora com 100% encriptografados.

betacaroteno

Todos os navegadores o Yahoo é lento. Já fiz o teste.

Marcel FF
Todos os navegadores o Yahoo é lento. Já fiz o teste.
Vitor Mikaelson
Talvez seja uma incompatibilidade com a engine do Firefox...
betacaroteno

Uso Firefox.

Marcel FF
Uso Firefox.
Vitor Mikaelson
Qual navegador que você usa? Aqui roda muito bem. Em ordem, de mais leve: 1. Outlook 2. Yahoo Mail 3. AOL 4. BOL 5. Orkut 6. Myspace 7. Inbox 8. Gmail rs
Arlys Souza
" Com este novo sistema do Yahoo, você não precisará mais memorizar sua senha" Ou seja, não tem que memorizar, mas tem... rs
O Nerd 

se quer uma interface rápida e simples, use esse link quando entrar no seu webmail do yahoo: https://br-mg6.mail.yahoo.c...

acrescenta esse /b/ ai antes do /launch. pronto, resolvido.

O Nerd ?
se quer uma interface rápida e simples, use esse link quando entrar no seu webmail do yahoo: https://br-mg6.mail.yahoo.com/neo/b/launch acrescenta esse /b/ ai antes do /launch. pronto, resolvido.
Kléber Freitas
Se tem uma coisa que eu odeio na vida é guardar senha...
Keaton
Interessante, porém ao contrário. Temos uma pequena falha neste sistema: Imaginemos a seguinte situação: Uma pessa usa isso.e seu filho/companheiro/companheira desconfiados de alguma coisa, resolvem pegar o celular. Eh... acabou de enviar a senha para a pessoa errada sem saber. Isso poderia acontecer até mesmo no trabalho ou na rua... (existe furto de celular com intenção de se obter dados que existam nele... e neste caso nem adianta zerar o celular.)
gilbras
Aí vc usa a sua senha, ela ainda vai continuar funcionando.
Tiago Celestino
Sei não...
Internet

A Microsoft tinha isso um tempo atrás. Se não me engano, chamavam de codigo de uso único, e era basicamente a mesma coisa.
Você cadastrava o celular nas configurações da conta e quando fosse entrar, em vez de digitar seu e-mail e senha, clicava na opção de entrar com codigo de uso único, colocava o e-mail, confirmava o celular na página de login e quando recebia o codigo no celular, usava ele como senha.
Eu usava bastantante quando entrava em um computador que não era meu. Acho que ainda existe, mas parece que se você tem a autenticação em duas etapas ativada, não é possível usar essa função.

Exibir mais comentários