Com este novo sistema do Yahoo, você não precisará mais memorizar sua senha

Yahoo também prepara ferramenta para enviar email criptografado de ponta a ponta no Yahoo Mail

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
yahoo-logo

O Yahoo anunciou neste domingo (15) uma nova maneira de fazer login nos serviços da empresa, com o objetivo de eliminar a necessidade de os usuários memorizarem suas senhas. Em vez de solicitar ao usuário que registre uma combinação de caracteres, o Yahoo enviará uma senha única toda vez que ele precisar se autenticar.

Funciona assim: primeiro, o usuário precisa cadastrar seu número de celular nas configurações de segurança do Yahoo e ativar uma opção chamada “Senhas sob demanda”. Depois que a operação for confirmada, o usuário precisará digitar apenas seu login e uma senha que ele receber pelo celular. Pense nisso como uma autenticação por duas etapas — mas sem a primeira etapa.

A novidade já foi ativada para usuários do Yahoo nos Estados Unidos. O recurso de autenticação por duas etapas do Yahoo funciona no Brasil, então imaginamos que as senhas sob demanda não demorarão para se espalhar pelo mundo.

Yahoo Mail: criptografia de ponta a ponta

O Yahoo também lançará uma ferramenta para que os usuários possam enviar mensagens criptografadas, de ponta a ponta, pelo Yahoo Mail. O recurso será parecido com uma solução que o Google desenvolveu para oferecer criptografia no Gmail, por meio de uma extensão no Chrome (a novidade do Yahoo será compatível com a do Google, inclusive).

Segundo o Washington Post, a ideia do Yahoo não é que todo mundo passe a enviar todos os seus emails de maneira criptografada. Na verdade, o Yahoo espera que apenas mensagens contendo informações sensíveis sejam protegidas — e quer tornar todo esse processo bem menos doloroso.

Durante uma demonstração na SXSW, a empresa demonstrou o processo de enviar uma mensagem criptografada pelo plugin e pelo método tradicional. Nem precisa dizer qual foi mais rápido: enquanto um perdia tempo fazendo todo o processo para enviar o email, o outro usava o plugin e passava o resto do tempo assistindo a vídeos de gatos no Tumblr.

As mensagens criptografadas de ponta a ponta no Yahoo Mail, se tudo der certo, serão lançadas até o final de 2015.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados