A partir de hoje (16), editores que possuem canais no YouTube poderão deixar suas produções com uma aparência um pouco mais profissional: o Google anunciou uma função que permite inserção de informações adicionais nos vídeos por meio de cards interativos.

Cards no Youtube

O novo recurso aparece como uma evolução das anotações, aqueles “pop-ups” que surgem durante a reprodução de um vídeo (às vezes, inconvenientemente) para ressaltar algum ponto ou acrescentar informações.

Com a nova proposta, o editor tem mais controle sobre o tipo de conteúdo complementar a ser adicionado. Os cartões estão organizados nas seguintes categorias (mais devem surgir conforme a necessidade): Mercadoria, Captação de recursos, Vídeo, Playlist, Website associado e Financiamento por fãs.

Cada uma delas tem um formato diferente. A categoria Mercadoria, por exemplo, exibe fotos e links que apontam para uma loja online, como mostra o vídeo abaixo (clique no ícone com símbolo de “i” no canto superior direito para visualizar):

Além de um visual bem mais trabalhado, os cartões têm outra vantagem sobre as anotações: aparecem corretamente nas versões do YouTube para dispositivos móveis.

Os editores que assim quiserem podem continuar usando o velho recurso, mas o Google já avisou: o objetivo é substituir de vez as anotações. Mas isso só acontecerá, segundo a empresa, quando os cartões conseguirem fazer tudo o que a função de notas permite e um pouco mais.

De fato, há algumas limitações. Pelo menos por enquanto, o usuário não pode definir a posição dos cartões e customizar cores ou dimensões, por exemplo.

Para saber mais sobre o assunto, visite esta página de ajuda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

eumermo

magic actions for youtube

Minatonami
magic actions for youtube
Aldemir Silva Belfort
assustei aqui... a minha marca d'agua ficou no lado inferior direito, ai e fui pesquisar pra ver o que era., mas antes disso achei que tinham hackado a minha conta mudei ate a senha kkk
Emerson Alecrim
Tem que clicar no ícone, mas como o Google quer substituir as anotações pelos cards, não duvido nada que logo mais eles liberem a exibição automática.
Anakin
Achei bem mais bonito que as versões anteriores, mas uma coisa que não entendi, sempre tenho que clicar no "i" né? ou ela vai aparecer do nada?
David

Não me interessei muito por isso, prefiro falar do suporte a vídeos em VR do youtube.

David Rabelo
Não me interessei muito por isso, prefiro falar do suporte a vídeos em VR do youtube.
Lucas C.
Tive que desinstalar o Youtube Center há uns meses atrás. Com ele ativado, nenhum video do Youtube abria mais. Para você está tudo ok? Firefox e Windows 7 aqui.
Baidu feat MC Brinquedo

90% das anotações são inúteis ou atrapalham muito a visibilidade do vídeo, chegando ao ponto de irritar em algumas situações. E agora me vem mais essa?

Ainda bem que uso o YoutubeCenter e removo tudo, incluindo o protocolo Dash, do Youtube.

Hao123
90% das anotações são inúteis ou atrapalham muito a visibilidade do vídeo, chegando ao ponto de irritar em algumas situações. E agora me vem mais essa? Ainda bem que uso o YoutubeCenter e removo tudo, incluindo o protocolo Dash, do Youtube.