Início » Antivírus e Segurança » Windows Hello: faça login no Windows 10 com impressão digital ou identificação facial

Windows Hello: faça login no Windows 10 com impressão digital ou identificação facial

Emerson Alecrim Por

Não é só o Yahoo que quer te ajudar a se livrar das senhas. Nesta terça-feira (17), o vice-presidente da divisão de sistemas operacionais da Microsoft Joe Belfiore anunciou o Windows Hello, ferramenta de autenticação biométrica que te dará acesso imediato ao Windows 10.

Windows Hello

A Microsoft jura de pé junto que o recurso é muito mais seguro que as tradicionais senhas. O Windows Hello suportará autenticação biométrica a partir da identificação de rosto, íris ou impressão digital.

Nos dois primeiros modos (rosto e íris), a Microsoft usará um software especialmente desenvolvido para assegurar que “você é você”, não uma foto ou qualquer outra artimanha para enganar o sistema.

É claro que também há alguns requisitos na parte de hardware. As câmeras, por exemplo, devem ter boa resolução e sensores infravermelhos. A Intel RealSense 3D Camera é um exemplo de equipamento suportado. A Microsoft afirma estar trabalhando com vários parceiros para os usuários terem mais opções de hardware compatíveis com o Windows Hello.

Para a autenticação via impressão digital, a situação é um pouco mais cômoda. Segundo a Microsoft, todos os equipamentos para esse fim lançados até agora devem ser compatíveis com o Windows 10.

Complementando a novidade, a companhia também apresentou o Passport. Trata-se de um sistema que utilizará a autenticação no Windows Hello para que o usuário também possa fazer login em redes, aplicativos ou sites, mesmo naqueles que não pertencem à Microsoft.

O Passport é uma ideia que lembra a autenticação em serviços de terceiros já oferecida pelo Facebook ou pelo Google, por exemplo, mas parece ser muito mais avançado. O usuário terá inclusive a opção de definir um código para ser utilizado quando tentar acessar apps ou sites a partir de dispositivos sem ferramentas de identificação biométrica.

Vale lembrar que os recursos biométricos não são as únicas alternativas às senhas no Windows 10. Em fevereiro, a Microsoft anunciou suporte às especificações FIDO, que permitem acesso ao sistema operacional por meio de chaves USB.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Samogin

tragédia, a cada atualização o sensor de impressão digital não funciona... a Dell não conversa com a MS , a MS não conversa com Dell , lixo

Marcos Elenildo Ferreira
NÃO ENCONTRO O DOWNLOAD DELE !!
wiltatu

Num deu muito certo com a minha mulher, ela configurou com o rosto antes de dormir, na hora que acordou, além de não reconhecer o rosto dela, o PC travou.

wiltatu
Num deu muito certo com a minha mulher, ela configurou com o rosto antes de dormir, na hora que acordou, além de não reconhecer o rosto dela, o PC travou.
Walter Martinelli
Meu DV2000 de 2008, tem leitor de digitais. ;)
Keaton
Só falta uma coisa para eu gostar de verdade do Windows 10: o Aero. Cade ele? = (Não pretendo usar com aquele modo tablet no desktop e sem o Aero tudo fica meio sem sal.)
ϺΛΠΘΣΙ ΛΠΓΘΠΥΘ

Agressivo? Onde? Quando? Com quem? Só porque falei o óbvio?
Desculpe-me se deixei transparecer alguma agressividade no comentário? Abraço! \o/

Manoel Antônio
Agressivo? Onde? Quando? Com quem? Só porque falei o óbvio? Desculpe-me se deixei transparecer alguma agressividade no comentário? Abraço! o/
Airon de Souza (Nash)
Quanta agressividade jovem! Foi apenas um recurso de linguagem, mas obrigado pela informação. Toma aqui um abraço.
Silvio Chagas

A diferença é o suporte nativo integrado a conta do usuário; as impressões digitais ficam atribuídas a mesma, sem necessidade de aplicativos de aplicativos de terceiros para ativar a autenticação;

Tenho um HP de 2012 (ou menos) com sensor biométrico e apesar do Windows 8.1 suportar o login pelo sensor, é necessário instalar a ferramentas de terceiros para habilitar a opção.

silvioricardo
A diferença é o suporte nativo integrado a conta do usuário; as impressões digitais ficam atribuídas a mesma, sem necessidade de aplicativos de aplicativos de terceiros para ativar a autenticação; Tenho um HP de 2012 (ou menos) com sensor biométrico e apesar do Windows 8.1 suportar o login pelo sensor, é necessário instalar a ferramentas de terceiros para habilitar a opção.
Hélio Márcio Matos dos Santos
Se te interessa saber esta opção está em: Configurações do computador > Contas > Opções de entrada.
Marcelo
Hmmm... bom saber...como inicialmente meu note veio com win 7, tinha um soft próprio do leitor..que até funcionava, mas não era lá muito "fluído"... Vou até testar a integração no win 8... Vlw...
Lucas Carvalho
Impressão digital e impressão facial? Que redundante!
Hélio Márcio Matos dos Santos
Windwos 8 já gerencia por si próprio. É assim no meu ultrabook Dell.
Exibir mais comentários