Como baixar o Windows 10 de graça

Aprenda a como baixar o Windows 10 de graça e atualize seu PC facilmente a partir das versões 7, 8 ou 8.1 do sistema operacional

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 3 meses
Computador com Windows 10
Área de trabalho do Windows. (Imagem: reprodução/Windows)

Ainda é possível baixar o Windows 10 de graça, mas apenas se você possui uma versão legítima do Windows 7, 8 ou Windows 8.1 no seu computador. A ferramenta de instalação da Microsoft usa a chave de validação de seu sistema atual para autenticar a atualização de modo automático. Abaixo, veja como instalar o sistema operacional sem pagar por isso.

Como atualizar o Windows 10 no PC que está usando

Tempo necessário: 10 minutos


Lembre-se de sempre fazer backup dos seus dados. É importante lembrar também que usuários das versões Enterprise do Windows 7, 8 ou 8.1 não têm direito ao update gratuito. Ao mesmo tempo, a versão do Windows 10 que será instalada depende de qual versão antiga do sistema operacional você usa, seja Home ou Pro.

  1. Baixe a Ferramenta de Instalação do Windows 10:

    Acesse microsoft.com e clique no botão “Baixar a ferramenta agora”; Como baixar o Windows 10 de graça

  2. Permita as alterações do programa

    Feche todos os programas e documentos antes de começar e, em seguida, abra a ferramenta de instalação e toque em “Sim”; aparecerá os avisos de termos e licenças aplicáveis, para prosseguir, clique em “Aceitar”;

  3. Atualize o computador

    Na tela “O que você deseja fazer?”, clique em “Atualizar este computador agora” e depois, em “Avançar”;

  4. Conclua a instalação

    A ferramenta exibirá opções de como você deseja lidar com seus arquivos e apps; selecione uma delas: “Escolher o que manter” (decidir quais apps e arquivos manter), “Manter apenas arquivos pessoais” ou “Nada” (instalação limpa), e clique em “Instalar”; após concluir a instalação, o Windows 10 será autenticado com a chave do Windows 7, 8 ou 8.1.

É importante lembrar também que o Windows 10 é de graça, mas tem algumas limitações, como trocar o Wallpaper, por exemplo. Esse recurso só está disponível na versão paga.

Como atualizar o Windows 10 em outro PC

Assim como no tutorial acima, é necessário acessar o site da Microsoft e selecionar “Baixar a ferramenta agora”. Depois disso, siga os passos abaixo:

  1. Abra a ferramenta de instalação e clique em “Aceitar”;
  2. Na tela “O que você deseja fazer?”, clique em “Criar mídia de instalação” e depois, em “Avançar”;
  3. Na tela de idioma, desmarque a caixa “Usar as opções recomendadas para este computador”;
  4. Em “Idioma”, selecione “português” (Brasil); em “Edição”, selecione “Windows 10”; e em “Arquitetura”, selecione “32 bits” ou “64 bits”, de acordo com a arquitetura do PC que receberá o SO; clique em “Avançar”;
  5. Em “Escolha a mídia a ser usada”, selecione “Unidade flash USB”, conecte um pendrive de pelo menos 8 GB de espaço no PC e clique em “Avançar”;
  1. A ferramenta irá detectar o pendrive, clique em “Avançar”;
  2. Após a conclusão da instalação, retire o pendrive;
  3. Desligue o PC que vai receber o Windows 10, conecte o pendrive e ligue-o novamente. Lembre-se de configurar a BIOS para que ele reconheça o pendrive como unidade de boot;
  4. Nas opções sobre o que manter, escolha entre “Escolher o que manter”, “Manter apenas arquivos pessoais”
    ou “Nada”, e clique em “Instalar”;
  5. O Windows 10 será instalado e autenticado com a chave do Windows 7, 8 ou 8.1.

Independente do método usado, o processo de atualização levará vários minutos e o PC será desligado várias vezes. Logo, é preciso ter um pouquinho de paciência.

Se você tem uma versão Home do Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1, e deseja migrar para o Windows 10 Pro, terá que primeiro atualizar para o Windows 10 Home e só então, comprar o upgrade para a versão Pro no site da Microsoft (support.microsoft.com/pt-br/help/12384/windows-10-upgrading-home-to-pro).

Diferenças entre versão Home e Pro

Como mencionado anteriormente, o Windows atualizará de acordo com sua versão do sistema operacional.

Home e Pro são as duas principais versões oferecidas pela Microsoft, tendo diferenças principalmente nos recursos voltados para o público corporativo ou quem deseja ter mais controle sobre o sistema operacional e seus dados pessoais. Entenda melhor quais são as diferenças entre as versões, além dos pontos positivos e negativos de cada uma.

Atualizando para o Windows 11 de graça

Da mesma forma que é possível atualizar para o Windows 10 sem pagar nada por isso, a Microsoft também oferece o upgrade gratuito para o Windows 11.

Para isso, é preciso seguir alguns passos e baixar a ferramenta de atualização disponibilizada pela empresa em seu site oficial. Aliás, também é possível criar mídias de instalação ou configurar um pen drive para iniciar a configuração do sistema.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados