google chrome

Mesmo assustando os usuários com o alto consumo de RAM, o Chrome ainda é um dos navegadores mais rápidos do mercado. Nesta quarta-feira (18), o Google anunciou duas técnicas com foco no JavaScript que estão acelerando o carregamento das páginas no Chrome 41 e irão melhorar o consumo de bateria no Chrome 42, que será lançado nas próximas semanas.

A primeira novidade está disponível no atual Chrome 41 e foi chamada de “streaming de script”. Nas versões anteriores, funcionava assim: quando você acessava uma página da web, o Chrome baixava o arquivo JavaScript inteiro e só então o interpretava — há um pequeno desperdício de tempo aqui. Na versão atual, o script começa a ser analisado assim que o download inicia. Esta imagem ilustra o novo método:

chrome-streaming

Com a nova técnica, a interpretação do arquivo JavaScript pode ser completada apenas alguns milissegundos após o término do download — depois, o código será compilado e finalmente executado pelo navegador. O Google estima que o carregamento das páginas fica até 10% mais rápido.

Já no Chrome 42, o Google lançará o “cache de código”. O motor V8 do Chrome compila o JavaScript sempre que você acessa uma página e descarta o código compilado assim que você navega para outra página. Isso é até inteligente, porque um código compilado de JavaScript é muito dependente do momento atual da página e do computador: daqui a alguns segundos, talvez ele não sirva mais para muita coisa.

O que o cache de código do Chrome 42 faz é armazenar localmente uma cópia do código compilado usando uma “técnica avançada” que o Google não detalhou. Fazendo isso, é possível gastar 40% menos tempo compilando um código JavaScript. O resultado é a diminuição no uso de processamento, o que é muito bem-vindo, especialmente em dispositivos móveis e notebooks, onde qualquer economia de bateria é importante.

Se tudo correr como manda o cronograma, o Chrome 42 será liberado em meados de abril. Esta será a primeira versão que não terá mais suporte ao Android 4.0 Ice Cream Sandwich, lançado em 2011.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Cabral
Meu notebook é um note de uso comum, sem grandes especificações e com o chrome era inviável entrar na internet. Travava com 4 abas abertas! Agora melhorou depois que eu baixei o browser da psafe, mas é um absurdo não conseguir abrir nem 4 abas num browser.
Vitor
Canary não é mais pro Firefox Aurora?
Vitor
Firefox usa um processo só.
William Lima Crisostomo
Aqui o PCXFirefox tá consumindo 1,1 Gb de ram com 12 abas abertas.
Vitor Mikaelson
Aqui o Canary tá horrível. Deu mais de 600ms.
Vitor Piedade
Comparei o Canary com o Firefox Beta, ambos atualizados, no SunSpider e em muitos aspectos o Chrome desce o sarrafo no Firefox! :D
Keaton
Não me importo muito em pontuação de benchmark de navegador. Na teoria um é mais rápido em 10~20%, geralmente menos de 1 segundo. Na pratica dá na mesma (ao menos até começar a aparecer os problemas e extensões).
Vinícius Medeiros
o restante das abas não ficam ali em baixo "segundo plano"... ? o chrome aqui ta com 120 no aplicativo e 1gb em segundo plano (varias abas)...
Carlos Aurélio
Eu tenho Mac recentemente migrei para o Google Chrome, mais com atualização do Sistema da maça OS X Yosemite o novo Safari está show, super rápido em tudo vídeo, páginas mais complexas, desempenho muito acima de todos os navegadores para o mundo apple.
Vitor
Ué, algum problema aí, fera... http://i.imgur.com/pZxRgEz.png
Luiz Claudio Eudes Corrêa
No Windows eu não sei, me livrei disso faz tempo, no Mac ta funcionando bem! O Octane o Opera consegue pontuação maior que o Chrome e Safari sem pestanejar
Birovisky
Usem o BAIDU Browser!
Rodrigo Garcia
Pq tem muita gente que quer um computador para coisas simples e os fabricantes colocam notebook com 2gb de ram.
João Manoel
Falam como se hoje em dia todos tivessem PCs com 1GB ou menos de RAM. Em pleno 2015 é irrelevante não consumir muita RAM. Sinceramente não sei pq falam tanto disso.
Keaton
"bem acabada" só se for no sentido de "bem detonada". O Opera-chrome tá bizarrão no Windows, o Chrome 43 é bem mais rápido que o Opera. :P
Exibir mais comentários