A Microsoft quer mesmo se desvencilhar da imagem negativa que o Internet Explorer construiu nos últimos anos. Para tanto, até ajuda externa está sendo aceita: recentemente, a companhia revelou que a Adobe está contribuindo com o desenvolvimento do Project Spartan.

Windows 10 - Spartan

Windows 10 – Spartan

Essa parceria faz parte da decisão da Microsoft de se aproximar de comunidades e entidades que ajudam a moldar as tecnologias usadas na web. Isso significa que a companhia está, mais do que nunca, disposta a adotar padrões abertos que já são muito bem aceitos em outros navegadores.

É aí que a Adobe entra em cena: a companhia está ajudando a Microsoft a aperfeiçoar o Spartan em áreas como disposição de elementos, tipografia, movimento e design gráfico. Em uma etapa recente, a Adobe já havia cooperado com o suporte a recursos de CSS usados para exibição de gradientes e mesclagem de cores.

Se considerarmos o seu histórico, a contribuição da Adobe não chega a surpreender. A companhia é uma grande colaboradora de motores de renderização como WebKit, Blink e Gecko. Por que nunca houve nada similar em relação ao Internet Explorer? Porque, como a própria Microsoft reconheceu, a cultura interna da companhia dificultava a aproximação de outras organizações.

Mesclagem de cores com CSS no Spartan

Mesclagem de cores com CSS no Spartan

O resultado não poderia ter sido outro: embora o Internet Explorer tenha melhorado substancialmente nas últimas versões, sempre esteve passos atrás em vários aspectos quando comparado aos navegadores rivais.

Esta é só a fase inicial. Como que para dizer que mudou de vez o seu comportamento “centralizador”, a Microsoft prometeu relatar nos próximos meses as contribuições que outras organizações vêm dando ao Spartan e ao Windows 10 em si.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Júlio Vasel
really?
JoaoRicardo_RM
MacType é o primeiro programa que instalo nas máquinas que uso, e as que não uso também.
Bruno Aquino
Usava o Chorme, mas voltei para o Firefox que na minha opinião hoje é o melhor, vamos aguarda este da MS.
Jairo ☠️

Concordo , mas menos é " usável" enquanto o lixo do IE não é.

jairo
Concordo , mas menos é " usável" enquanto o lixo do IE não é.
Wendel Schelhan
ZzzZZzZzzzzZzz
Ígor Moreira
Google tem que pedir uma mãozinha já que o Chrome tem o mesmo problema faz muito tempo.
Ígor Moreira
Cara serio, você não sabe nada de como esta o ambiente de tecnologia, principalmente o de desenvolvimento na atualidade. A Microsoft hoje é uma das gigante que mais investe e utiliza open source. Adobe muito muito desde o lançamento do EDGE. Acho que você precisa se atualizar um pouco.
Tiago Celestino
A Adobe nos ultimos anos está apostando em muito no open source. Vários projetos e principalmente relacionado a web. Tem IDE, tem implementações para CSS e o HTML. Estão mudando bastante.
Keaton
Espero que este não seja tão básico quanto o Internet Explorer... (nem tão bugado)
João Pedro Rosa
Não sabendo fazer que ela virou umas das menores empresas de tecnologia do mundo... sabe tudo
Fábio Radicchi Belotto
Cara, o IE 11 é muito bom a partir do w8. Até o w7 era um lixo kkk
Leandro Nascimento
Acho que vale notar que a Microsoft investe quase 80% no número de melhorias das distribuições Linux.
Leandro Nascimento
Internet Explorer 11 é muuuuito melhor que as porcarias de Chrome e Firefox, o problema é a hiprocrisia desses "usuários" que acham que sabem de tudo e falam que ele é ruim. Aprendam a usar o negócio, desfrutar de todos os recursos e você vai ver como o IE11 é excelente. E ah, não adianta ter um PC do Milhão e achar que é por isso que ele não presta.
Lucas Frade de Campos
Ainda bem... padrões abertas me lembram o Travandroid, o sistema operacional que mais trava no mundo! E ainda tem o Travachrome, o navegador destruidor de baterias.
Exibir mais comentários