Google trabalha em projeto para receber e pagar contas no Gmail

Colegas de apartamento poderão dividir as faturas

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Inbox exibe informações sobre conta que chegou por email (reprodução do Re/code)
Inbox exibe informações sobre conta que chegou por email (reprodução do Re/code)

Na próxima vez que você fechar a assinatura de algo, é possível que o vendedor te peça seu endereço de email – em vez de solicitar o endereço de sua residência – para enviar a fatura. Só precisaria ser um endereço do Gmail. Digo isso porque o Google está trabalhando em um projeto para que os usuários de Gmail recebam suas contas diretamente na caixa de entrada virtual.

Obviamente que não existe nada de novo em pedir para a companhia de banda larga, por exemplo, mandar a fatura em anexo. O Nubank faz isso com a cobrança do cartão de crédito em PDFs. O Google trabalha numa forma de facilitar o recebimento das cobranças e também seu respectivo pagamento, segundo reportagem de Jason Del Rey no site Re/code. Ele diz que o usual hoje em dia é ir ao site da empresa para concluir o pagamento – ao menos nos Estados Unidos.

Os detalhes estão em um documento explicando o projeto conhecido internamente como Pony Express. O usuário do Gmail precisaria fornecer dados pessoais, como nome, endereço e o número de seguridade social a uma empresa responsável por confirmar a identidade. Número de cartão de crédito e de telefone também são bem-vindos.

A partir daí, o Google pretende fechar acordos com as empresas que fazem a impressão e o envio das contas – processo chamado de billing na indústria. As próprias empresas prestadoras de serviços também poderiam aderir ao sistema. O próximo passo seria vincular a identidade do consumidor à conta dele no Gmail.

Como bem nota o Re/code, receber contas pela internet não é exatamente uma novidade. A vantagem do Google fica na facilidade de organizar tudo isso numa pasta específica do projeto Pony Express no email. O aplicativo Inbox (ainda tento me habituar a ele para o email profissional, confesso) vai além ao organizar as informações mais importantes para aquele dia. O Google poderia, portanto, programar alarmes para que o usuário lembre de pagar uma determinada cobrança.

E se o gigante da internet já sabe o quanto você deve e para quem, a inovação seguinte é no sentido de permitir que o dono da conta Google pague a fatura diretamente no celular.

Pagamento feito diretamente no Inbox (reprodução do Re/code)
Pagamento feito diretamente no Inbox (reprodução do Re/code)

O Pony Express prevê ainda o compartilhamento de faturas com outros usuários do Gmail. A ideia é permitir que colegas de quarto ou de apartamento dividam as contas – algo comum com a escalada nos preços de habitação, em especial no Brasil, como bem sabemos.

Agora a pergunta que não quer calar: você confiaria seus dados financeiros ao Google, para o pagamento de contas? Parece-me um caminho natural. Ainda mais quando os usuários do Gmail começarem a colocar cartão de crédito no Android para desfrutar o Android Pay.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados