Facebook anuncia suporte a filmagens em 360 graus e incorporação de vídeos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Facebook - vídeos em 360 graus

A conferência F8 não trouxe apenas novidades para o Messenger. No evento, o Facebook deixou claro que também está disposto a “cutucar” o YouTube: a rede social terá suporte a gravações em 360 graus e permitirá incorporação dos vídeos publicados ali em outros sites.

Vídeos em 360 graus – ou vídeos esféricos – são gravados com combinações de câmeras ou câmeras especiais. Esses equipamentos trabalham com conjuntos de lentes (e não apenas uma) que permitem a captura de imagens de todo o entorno ao mesmo tempo. Dependendo da aplicação, o usuário pode então “passear” pela filmagem, um modo que lembra ligeiramente o Google Street View, ou ter visualização panorâmica por meio da junção das imagens.

O Google anunciou suporte a vídeos em 360 graus no YouTube na semana retrasada. O Facebook o fez somente agora, mas, assim como a rival, vem testando o recurso há algum tempo.

Em ambos os casos, o objetivo principal é aumentar a gama de conteúdo para aplicações ou dispositivos de realidade virtual, como o Oculus Rift ou mesmo o Google Cardboard.

Não se sabe exatamente quando o recurso estará disponível. O Facebook apenas deu a entender que não demorará muito. De qualquer modo, há poucos equipamentos que gravam em 360 graus no mercado (a 360cam, da francesa Giroptic, é uma delas), tanto que a companhia vem testando a funcionalidade com uma combinação de câmeras GoPro.

Já a função de incorporação de vídeos é imediata: o recurso começou a ser liberado oficialmente ontem (25). O procedimento é trivial. Basta acessar a página de um vídeo no Facebook, clicar no link Embed Video (ou equivalente), pegar o código disponível ali e levá-lo para um blog ou site. O vídeo abaixo é um exemplo:

A star is born.

Posted by What The Flicka? on Wednesday, March 25, 2015

A funcionalidade é interessante e pode mesmo incomodar o Google, mas não em todos os aspectos: os recursos de vídeos do Facebook são muito mais limitados, não permitindo, por exemplo, que o usuário insira anotações ou ganhe algum dinheiro com anúncios, como no YouTube.

Com informações: ReadWrite, Wired

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados