Robô-cirurgião
Toparia ser operado por uma máquina assim?

O Google vive se envolvendo em projetos pouco ou nada relacionados aos seus negócios atuais. A investida mais recente tem relação com o ramo médico: a companhia ajudará a Johnson & Johnson a desenvolver robôs que atuarão em procedimentos cirúrgicos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27).

Para ser mais exato, o Google colaborará com a Ethicon, divisão da Johnson & Johnson especializada em equipamentos médicos. Ambas as empresas esperam trocar experiência, conhecimento e propriedade intelectual (patentes).

A ideia, vale frisar, não visa substituir os médicos, mas auxiliá-los. As máquinas têm precisão milimétrica nos movimentos, portanto, podem ajudar os profissionais na realização de procedimentos minimamente invasivos, diminuindo o risco de complicações e permitindo que o paciente se recupere mais rapidamente.

Os robôs também possibilitam cirurgias remotas. Um médico especializado em determinado procedimento pode realizar uma operação emergencial em um paciente que está a quilômetros de distância controlando remotamente uma máquina.

Já há robôs voltados a tais fins? Claro que sim. O que Johnson & Johnson e Google querem é dar o próximo passo. Além de robôs para uso nas cirurgias, a parceria deve levar ao desenvolvimento de tecnologias que fornecem aos cirurgiões imagens precisas do procedimento e análise de dados em tempo real, por exemplo.

A Ethicon tem mais de 60 anos de mercado, portanto, tem toda uma estrutura para dar forma a um projeto como esse. Mas, em relação ao Google, não se sabe exatamente qual departamento contribuirá com o projeto.

É possível que a colaboração venha do Google X. Esse laboratório tem um histórico de pesquisas médicas pequeno, mas impressionante: é ali que estão as lentes que medem níveis de glicose em diabéticos, as nanopartículas que prometem identificar doenças como câncer e a pesquisa que tenta desvendar os mistérios da esclerose múltipla.

Pode ser também que as contribuições venham da Boston Dynamics. A empresa desenvolve robôs tão impressionantes – como o que aparece no vídeo abaixo – que foi adquirida pelo Google no final de 2013.

Infelizmente, ainda não há detalhes. Nenhuma das partes revelou os valores envolvidos no acordo, tampouco quando os primeiros robôs deverão aparecer, por exemplo.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados