Início » Celular » Microsoft anuncia Surface 3, tablet com Windows 8.1 e tela de 10,8 polegadas

Microsoft anuncia Surface 3, tablet com Windows 8.1 e tela de 10,8 polegadas

Emerson Alecrim Por

Quando a Microsoft anunciou o Surface Pro 3, houve alguma expectativa sobre o lançamento de uma versão menor do tablet. Demorou quase um ano, mas aqui está ela: a companhia anunciou o Surface 3 nesta terça-feira (31).

Surface 3

O Surface Pro 3 é um modelo que tenta abocanhar uma fatia do mercado de laptops, por essa razão, tem tela de 12 polegadas e pode ser equipado com um processador das linhas Intel Core i3, i5 ou i7, máximo de 8 GB de RAM e até 512 GB para armazenamento interno de dados. Essas e outras características tornam o dispositivo especialmente atraente para aplicações profissionais.

Já o Surface 3 vem para alcançar um público mais amplo. Para tanto, a Microsoft aposta em especificações mais brandas: o dispositivo conta com processador quad-core Intel Atom x7 de 1,6 GHz, 2 GB ou 4 GB de RAM e SSD de 64 GB ou 128 GB de espaço.

A tela tem 10,8 polegadas, resolução de 1920x1280 pixels e, assim como na versão Pro, proporção de 3:2, indicando que o visor possui mais "altura" que a média.


Nas demais especificações, os destaques ficam para a câmera frontal de 3,5 megapixels, câmera traseira de 8 megapixels (ambas gravam vídeos com 1080p), porta USB 3.0, conexão mini-DisplayPort, leitor de microSD, Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.0.

Por fora, o Surface 3 é praticamente idêntico ao Surface Pro 3. O que muda, obviamente, é o tamanho: a novidade possui 267 mm x 187 mm x 8,7 mm, além de peso de 622 gramas. O suporte na parte traseira para deixar o dispositivo “em pé” também está presente, mas possui somente três ângulos de inclinação.

Sem surpresa, o sistema operacional é o Windows 8.1 de 64 bits que, segundo a Microsoft, roda sem engasgos no Surface 3. Mas quem está ansioso pelo Windows 10 pode ficar tranquilo: a atualização para a nova versão está assegurada.

Surface 3 e Surface Pro 3

Surface 3 e Surface Pro 3

Na parte de acessórios, o comprador pode contar com a Surface Pen, uma stylus que torna bastante prática a tomada de notas, e a Type Cover, capa com teclado que "transforma" o tablet em um laptop. Ambos são vendidos separadamente.

O Surface 3 que não é Pro está em pré-venda nos Estados Unidos com preço inicial de US$ 499. O modelo começa a chegar aos consumidores em maio e, de brinde, vem com uma assinatura de um ano do Office 365 Personal.

Quanto ao Brasil, bom, quem sabe no Surface 4?