O Google Maps começou a exibir o Uber dentro de suas opções de transporte público no Brasil. Para quem não conhece, o Uber é um serviço no qual você contrata um motorista particular para levá-lo onde quiser, bem similar ao táxi, mas com veículos de luxo e pagamento direto pelo celular.

A integração não é novidade para alguns — o recurso já estava disponível nos Estados Unidos desde novembro do ano passado. Ao traçar uma rota, o usuário encontrará o Uber dentro da opção “Transporte público” e receberá a estimativa de tempo e custo do trajeto, bem como o tempo que um motorista levará para chegar até você.

uber-google-maps

É bastante curioso que a opção do Uber se localize logo na aba de transporte público, já que se trata de um serviço privado — e não regulamentado em várias cidades, incluindo as brasileiras. Ainda assim, a Uber diz que um carro da companhia, se bem utilizado, pode tirar de 5 a 20 veículos da rua, o que é um número até razoável.

Apenas quem possui o aplicativo da Uber instalado receberá as sugestões de trajeto e estimativa de preço da viagem. Caso o usuário ache interessante, basta clicar na opção Uber que todo o itinerário será automaticamente transferido para o app da empresa, onde será possível escolher qual cartão de crédito será utilizado, conferir o tempo da viagem e corrigir o endereço.

Como o endereço de destino vai automaticamente para o GPS do motorista, isso evita que o passageiro precise dar informações sobre o trajeto. A frota da Uber está disponível nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A integração está disponível nos apps do Google Maps para Android e iOS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro H.

Descubra tudo sobre a Uber aqui http://uber.centralhub.org/ - Informações para Motoristas Uber e Passageiros.

Como se cadastrar?
Quais são os requisitos?
Carros Aceitos?
Como ser um motorista Uber e ainda mais.

Tire suas dúvidas conosco no fórum.

Pedro Hartmann
Descubra tudo sobre a Uber aqui http://uber.centralhub.org/ - Informações para Motoristas Uber e Passageiros. Como se cadastrar? Quais são os requisitos? Carros Aceitos? Como ser um motorista Uber e ainda mais. Tire suas dúvidas conosco no fórum.
Ademar Abiko Jr.
Algumas hipóteses. Sem estar com seu carro, a pessoa não precisa levar o carro consigo em viagens de curta distância, podendo optar por outros modais. "se bem utilizado" pode ter a ver com o encaixe de itinerários diversos, que impediria que dois ou mais carros rodassem ao mesmo tempo. Tem também aquele outro viés do Uber, que era o de organizar caronas.
Ademar Abiko Jr.
Pq táxis também são considerados transportes "públicos". O problema tá mais na nomenclatura do que na categorização.
Juan Lourenço
É, foi o que comentei, acho que eles consideram veículos estacionados
Alberto Prado
Acho que é pq, normalmente as pessoas não utilizam o veículo o tempo todo. Ele estaria estacionado, mas ainda assim "na rua".
Juan Lourenço
Tenho certa dificuldade pra entender por que um carro do Uber tira outros X carros das ruas, se um carro "de aluguel" substitui o carro particular, a quantidade não é a mesma? Posso entender que facilita pra estacionamento já que o carro não fica parado ocupando vaga e sim circulando levando mais gente, mas em movimento, pra mim é a mesma quantidade de carros.