Início » Negócios » Tecnocast 017 - A nova Microsoft

Tecnocast 017 - A nova Microsoft

Paulo Higa Por

Se houve uma empresa de tecnologia que mudou drasticamente nos últimos meses, esta empresa é a Microsoft. Sob nova direção desde fevereiro de 2014, a gigante do software está reformulando sua estratégia de negócios e fazendo coisas que, há alguns anos, ninguém imaginaria vindo de uma corporação poderosa, monopolista, imperialista e do mal.

017

Um dos grandes responsáveis por essa transformação da Microsoft é Satya Nadella, o terceiro CEO da empresa, depois dos icônicos Bill Gates e Steve Ballmer. Mas quem é Nadella? De onde veio? Como se alimenta?

Neste bate-papo descontraído (e empolgado), trocamos uma ideia sobre as novidades que a Microsoft vem apresentando e a nova fase "humilde" da empresa, além de alguns exercícios de futurologia para pensar no que vem pela frente. Aperte o play e viaje conosco!

Participantes

Links citados

Caixa Postal

Envie sua mensagem para podcast@tecnoblog.net. Não se esqueça de citar seu nome, idade e o que faz da vida!

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Marcel Müller, o @grigio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ulisses Carvalho
Adorei o podcast! Eu estou adorando a nova política da Microsoft. Voltei a usar seus serviços e não me arrependo. Penso até em voltar oficialmente para o outlook, já que ele sincroniza tarefas do onenote, que aliás é minha ferramenta de trabalho principal. Tudo na nuvem, tudo sincronizado e bem integrado com o windows. Meu mestrado está sendo muito facilitado por essas comodidades. Só é uma pena que o Surface não venha para o Brasil e ainda custe uma fortuna. Mas espero com muito entusiasmo pelo Windows 10 e suas novidades.
Infinity
Você faz parte de um grupo bem pequeno no mundo. Sabemos que apenas 10% do mundo não usa "Windows". Agora, pessoas que não usam nada da Microsoft... Isso é bem raro.
Infinity
Quem imaginaria que o Google se tornaria a empresa sacana que é hoje?
Infinity
Claro que a Microsoft quer que o WP seja o sistema mais usado em celulares, da mesma forma que o Google quer que o Chrome OS seja o principal sistema de computadores. Veja que o Google se tornou uma potência desenvolvendo para o sistema mais usado em computadores (Windows). Só depois começou a investir no seu próprio sistema. Tudo o que você acha que a Microsoft está fazendo melhor na concorrência, ficará melhor no Windows 10. É só uma questão de timing.
Márcio Novello
Muito bom o podcast sobre windows / microsoft . Sempre fui user android mas depois de vários fatores como android que nunca vem atualização , travamento , lerdeza , memoria ram absurda etc resolvi testar o windows phone e olha que eu sou user linux roxo rs .. comprei um cel win. phone básico o mais basicão .. meu deus que s.o estável , rápido ,e faço tudo que fazia no android com gosto . quando user pensa win pensa travamento, memoria etc mas com o wind. phone mudei todo meu conceito desse S.O PHONE MARAVILHOSO . Parabéns Microsoft !!
rickybell
O posdcast ficou muito bom... parabéns. Mas... eu acredito que a Microsoft quando tiver a oportunidade vai voltar a ser a empresa monopolista de sempre.... No fundo é lobo se passando por cordeiro.
pinportal
Opa Mobilon, obrigado pela resposta. Se o objetivo é um app que ocupe pouco espaço, seja simples de usar e evite ignorar familiares e amigos, tem um app muito bom que eu já testei algumas vezes: imo, que é mais leve que o próprio Telegram. Tem para Android e iOS: http://apple.co/1ybLutv e http://bit.ly/1ybLwl1 Abraços!
Rubens Mello
Concordo Tiago ! Estou na mesma situação, sempre utilizei windows obrigado, pois sou um "pc gamer" e não tenho opção, mas hoje gosto do windows 8.1, acho um sistema rápido e bom pra jogos. Também vejo a inversão de papéis, no meu caso estou fazendo isso com o OneDrive... Eu tinha 65gb no Google Drive e só utilizava ele, hoje tenho 130gb no meu OneDrive pessoal, mais 1tb no meu OneDrive for Business que tenho graças ao Office 365 (ganhei pois estudo na Universidade Estácio), sem falar que o OneDrive é bem melhor integrado ao Windows né. Enfim, que a Microsoft continue assim!
Thiago Mobilon
A versão móvel é tão leve quanto a do whatsapp e ainda tem versão desktop. Also, é bom para separar contatos pessoais de profissionais. Durante o dia eu só respondo mensagens urgentes no whatsapp, mas preciso conversar o tempo todo com a equipe. Assim as pessoas pode achar que estou ignorando elas por estar online e não responder. Separando os apps isso não acontece. :)
karllos
Como sempre, ótimo podcast. Na minha opinião, o que está acontecendo na MS é uma mudança na abordagem de ganhar $$ com o Windows. Como já é sabido, agora a MS é uma empresa de serviços, acredito que eles vão dar o W10 de graça e ganhar na venda de Apps e nos próprios serviços, tipo uma licença anual de R$ 100,00 pra ter o sistema original e serviços atrelados.
Anakin
Ah, deve ser por isso que não percebo que consome tanta ram assim, não uso extensão nenhuma, sim, eu vivo sem extensões kkkk
Anakin
O que eu mais fiquei animado é esse novo Office mesmo, porque realmente a versão pra mac é muito ruim, nem parece o office.
Luis Carlos Rodrigues
Vai ser acessível...a questão é pra quem...rs
Guest
fechado que você diz é o que? de um exemplo cara porque acho que não peguei.
Vitor Mikaelson
Acessível já não tenho tanta certeza. =P
Luis Carlos Rodrigues
Veremos. Torço por isso e por um preço acessível...
Emanuel Schott
Sobre o consumo do Chrome, ele realmente usa mais processamento e memória RAM que os outros navegadores. No notebook com 6GB isso não é um grande problema. Mas no desktop (meio antigo) e no meu tablet (com Windows), ambos com apenas 2GB, basta abrir uma aba do YouTube pra ele começar a engasgar porque está usando o cache no HD. Entendo que fazemos mais coisas no navegador do que no resto do PC, mas se os outros conseguem, por que o Chrome não? Tem algo de errado com o código dele.
Desenvolvedor Waldes Alves
A cada dia vocês estão melhores!! Excelente pessoal.
Vitor Mikaelson
Hololens está sendo desenvolvido há 7 anos e com ajuda até da Nasa. Acho que já tá bem maduro.
metheoro
Oi gente, sempre escuto os podcasts mas nunca falo nada aqui nos comentários rs... quis comentar agora pra falar sobre o mercado da MS, que ela premia os sistemas dos concorrentes em detrimento do windowsphone... eu vou usar uma analogia do cinema (nada geek, por sinal): No filme "Do que as mulheres gostam?", com a Helen Hunt e o Mel Gibson, a personagem da Helen interpreta uma publicitária que é contratada para assumir um cargo numa grande agência de publicidade que não tem tradição em participar do mercado de anúncios para as mulheres. Quando ela discursa para a equipe, todos mto ressabiados e liderados até então pelo Mel Gibson, ela fala: "o mercado de propaganda dedicado exclusivamente para as mulheres, movimentou mais de 20 bilhões no ano passado. Sabe quanto a nossa agência foi responsável? Isso mesmo, 0." Eu acho que o pensamento da empresa nesse momento é bem por aí: Porra, ganhamos bilhões no segmento corporativo (datacenters etc), mas não ganhamos nada (ou quase nada) com a internet, anúncios na internet e setor de serviços para o usuário final baseado na nuvem , vamos mudar isso. Acho que o Satya é a Helen Hunt da Microsoft e o Ballmer (que deus o tenha rs) é o Mel Gibson. Hoje, assim como Higa (foi o Higa quem falou né?) n tenho vontade de ter um Windows Phone hoje, mas estou usando o outlook pra iOS, e é de longe o melhor cliente de e-mail que usei nos últimos tempos. Melhor até que o gmail (uso google apps) na minha opinião, mas né? Vamos ver o que vem por aí Abs e bons ventos para o tecnoblog :)
Leandro Das Neves
Baixando pra ouvir. Tenho acompanhado e tô adorando o que a MS tem feito.
pinportal
Ótimo podcast, gostei bastante. Só uma dúvida, não pude deixar de perceber que vocês têm um grupo do Tecnoblog no Telegram, minha pergunta é: O quê o Telegram tem de melhor para vocês o utilizarem em detrimento do Whatsapp ou até outros como Viber, Skype, etc? @mobilon @paulohiga @ealecrim Obrigado :D
Kawê A.
Ótimo podcast. Estou adorando a maneira como a Microsoft está agindo nesse últimos meses. Com apps em todas as plataformas e integração prometida no Windows 10. Tenho um Lumia atualmente, e o motivo que tive para comprá-lo foi justamente esse posicionamento da MS de hoje, meio cool. Apesar dos problemas do WP8 (falta de apps e atualizações pelos desenvolvedores) acredito que o próximo sistema irá mudar bastante, a ideia de apps universais é o que mais me atraiu. Só espero que a MS faça um bom trabalho no W10.
Luis Carlos Rodrigues
Estava faltando esse assunto...Ótimo podcast. Aos que desconfiam da "bondade" da Microsoft, não se desesperem, ela está tão boa quanto sempre esteve em ganhar dinheiro, mas entendeu que é melhor trazer o público pro seu lado que brigar. Quem usa software pirata só deixaria de usar caso lhe fosse dado como ela planeja fazer. Criando produtos que valham a pena comprar, aquele cara que sempre usou o sistema sem gastar um centavo pode aderir a algo pago. Além disso é a base corporativa que banca realmente a Microsoft, ou seja, ela só tem a ganhar.
Luis Carlos Rodrigues
Se a Microsoft lançar funcionando de verdade ainda esse ano, eu viro fã...
Tiago Silva
Grande podcast! E o que mais intriga em tudo isso é essa inversão de papéis entre Google e Microsoft! (Eu pelo menos estou com essa visão) quero entender o porque o Google está com esse pensamento "sistema fechado" vamos dizer assim. Eu mesmo aos poucos saí de todos os produtos Microsoft como por exemplo o Hotmail, OneDrive (na época Skydrive) entre outros e migrei tudo pros serviços do Google, mas aos poucos estou voltando aos serviços da Microsoft, mas eu também realmente espero que a Microsoft tenha algo muito bom reservado pro seu sistema mobile, porque o WP na versão 8.1 hoje tá bacana e tal, vamos dizer que o sistema está um pouco maudro atualmente, dá até pra você por exemplo indicar pra uma pessoa que quer comprar o seu primeiro smartphone, até porque de início ele não vai ter muita necessidade de vários apps (esse é maior ponto fraco do sistema), por exemplo. Mas voltando ao assunto "Nova Microsoft" eu acho que a idéia no Nadella é recuperar esse tempo perdido com aquele pensamento autoritário, e voltar a bater de frente com as outras gigantes de tecnologia que estão com alguns produtos interessantes.
jairo
Bom e interessante " tecnocast" , parabéns , eu também não tenho nenhum motivo em voltar ao ecossistema MS , o universo fora da MS evoluiu muito e me satisfaz.
Felipe Teodoro
tomara que não seja um google glass da vida.
Luis Carlos Rodrigues
Se lançarem tem que ser o Hololens já na sua melhor forma. Eles estão criando um novo mercado quase exclusivamente deles, não dá pra cometer o erro de lançar um protótipo, como foi o caso do Kinect que só alcançou o nível prometido em sua segunda geração. Se fizerem isso, matarão esse novo mercado já de início.
Rodolpho Costa Stach
Realmente me vi como consumidor da MS, hj tenho um cel Android mas tenho vontade de ter outro cel lumia (tive um 920 mas fui assaltado :'( ). Só que o valor de um bom lúmia não é o mesmo que um bom android.
Leonan Rodrigues
Pelo jeito o Vitor já pode ir pra equipe =)
Paulo
Realmente,tudo isso que vem acontecendo com a MS merecia um podcast. :D
Paulo
Já estão procurando gente para equipe. :D
Vitor Mikaelson
Só um adendo: Vai realmente começar a ser vendido este ano o Hololens. Nadella disse que iria lançado junto com o lançamento do Windows 10. E na Build agora já vai ser liberado o SDK da Hololens, junto com as APIs, e tudo mais. PS: O design dos apps feitos para W10 são responsivos. Não precisa adaptar nada. Você faz ele para PC, ele adapta para WP aqui tem vírgula Xbox e até Hololens.