Digitalizar documentos é uma ótima forma de diminuir a papelada do dia a dia, mas você pode perder muito tempo nessa tarefa se não escolher uma ferramenta apropriada. Para quem usa Android ou iOS, há uma opção interessante chegando: nesta quinta-feira (2), a Microsoft anunciou versões do Office Lens para ambas as plataformas.

Gratuito, o aplicativo está disponível há mais de um ano no Windows Phone e, desde então, vem conquistando uma legião de fãs. Não é por acaso: a ferramenta executa bem a missão de transformar o smartphone em um “scanner de bolso”.

Tudo o que é necessário fazer é abrir o app, apontar a câmera para o conteúdo a ser digitalizado e tirar a foto. Na sequência, o Office Lens executa todos os ajustes necessários. Essa é a melhor parte: a ferramenta consegue até mesmo corrigir ângulos e remover espaços para não deixar a captura torta ou mal distribuída.

Office Lens

Dá para digitalizar vários tipos de materiais: cartões de visita, memorandos, recibos, notas em um quadro branco, fotos em papel e assim por diante. É possível ainda fazer pequenas edições e ativar um modo de reconhecimento de caracteres (OCR) para permitir a localização do conteúdo com palavras-chave.

O resultado final pode ser enviado para o OneNote, guardado no OneDrive, inserido em documentos do Office (como Word e PowerPoint) e convertido em imagem ou PDF, por exemplo.

Se você tem iPhone ou iPad, já pode baixar o Office Lens na App Store. O aplicativo está disponível em vários idiomas (incluindo português) e requer o iOS 8.0 ou superior.

Usuários do Android terão um pouco mais de trabalho porque o Office Lens para a plataforma está em fase “preview”. Segundo a Microsoft, é necessário o seguinte para ter acesso ao app: fazer parte desta página no Google+, clicar em “Become a Tester” e seguir as orientações que aparecem na sequência. Não há previsão para o lançamento da versão final, mas não deve demorar muito.

Você é proprietário de um Lumia ou qualquer outro aparelho com o sistema móvel da Microsoft, mas não conhece o Office Lens? Sem problemas, o caminho é este aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados