É sabido que o Facebook tenta sempre reforçar a integração da rede social naqueles aplicativos que adquire. Não foi diferente com o WhatsApp, que custou aos cofres da companhia US$ 22 bilhões quando foi comprado em fevereiro do ano passado. Hoje nós podemos ver o primeiro resultado público desta integração direto da nova versão do aplicativo do Facebook para Android: a opção de compartilhar posts pelo WhatsApp.

facebook-whatsapp

A descoberta foi feita pelo site Geektime, autor da imagem acima. O site diz que a versão 31.0.0.7.13 do aplicativo para Android exibe a nova opção e que ela não deve aparecer para todos - como sempre, o Facebook escolhe uma parcela dos membros cadastrados para testar novidades antes de liberá-la para o resto do público.

Essa não é, no entanto, a primeira vez que ouvimos de uma integração do WhatsApp com o Facebook - mas é a primeira vez que a integração é descoberta e revelada tão abertamente. Há alguns meses usuários do Facebook notaram que as sugestões de pessoas para adicionar na rede social estavam diretamente ligadas aos contatos do WhatsApp com quem eles conversaram.

Oficialmente o Facebook não confirma que os aplicativos estejam compartilhando dados, mas as ferramentas para isso já existem no iOS e no Android. Além disso, as evidências de que a integração está ocorrendo estão ficando cada vez mais bem documentadas.

Apesar desta parecer uma integração pouco útil e bastante invasiva, há um argumento a ser feito a favor da facilidade de compartilhamento. No futuro, por exemplo, pode ser possível publicar no Facebook uma foto recebida no WhatsApp sem precisar sair do aplicativo, ou ainda fazer chamadas para amigos do Facebook usando o WhatsApp. Para mim as duas são boas ideias.

Mas como todas as boas ideias que envolvem dados de usuários, é preciso ter cautela ao implementá-las. Um passo em falso e o Facebook pode ter nas mãos um nada amigável processinho por que alguém não leu direito o que o botão de publicar fazia e acabou compartilhando uma foto dos seus genitais para todos os seus amigos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ezequiel Santos Damasceno
Sou amante do Whatsapp e Gostaria de deixar um sugestão de um novo emoticons para a Plataforma tenho certeza que irá fazer muito sucesso, entre os amantes de tecnologia e ,moedas virtuais. seria um emoticon da moeda virtual BITCOIN, já imaginaram que legal seriater esse ico disponível na plataforma whatsapp. gostaria muito que isso fosse implementado e saber que fui eu que dei a ideia para que isso fosse criado. e poder ter contribuído para o sucesso cada vez mais desse aplicativo queridinho no mundo todo. se essa minha ideia for aceita e adicionada na plataforma , e no final se quiserem me contribuir com algumas moedinhas ficaria muito agradecido. ? BTC: 19QxNwgU1EG2iRLcdzGCLcsb5ep9CVHVNA
Introvertido
Estou livre dessa. Não acesso o Facebook há uns 8 meses e desinstalei o Whatsapp do meu celular (só o utilizava para falar com a minha ex-namorada, como o namoro acabou, me livrei desse aplicativo.)
Vitor
Isso deve ser por que o WhatsApp não tem sistema de senha, e essa seria a única alternativa para tornar segura essa conexão. Imagina se você entra no Wpp Web numa casa onde só tem um PC... Aí você sai de casa mas seu Wpp Web continua ativo no PC e alguém usa... Se o celular não estiver conectado, ele não funciona. Assim você manter-se desconectado pelo celular até conseguir sair do Wpp pelo computador. Acho que é por isso que fizeram desse jeito.
Tiago Celestino
Vai ser mais fácil compartilhar os pornôs (hard e soft). A integração é válida, só não pode ser obrigatória.
PinPortal ✔️

Mas qual o problema disso? Você paga os 0,99/ano ?
Por mim enquanto continuarem ''cobrando'' é melhor, sinal de que não tentarão ganhar dinheiro de outra forma. Quando essa única opção de receita acabar, aí virão outras como publicidade e uma loja de apps inserido (como o Messenger). Prefiro do jeito que está haha

pinportal
Mas qual o problema disso? Você paga os 0,99/ano ? Por mim enquanto continuarem ''cobrando'' é melhor, sinal de que não tentarão ganhar dinheiro de outra forma. Quando essa única opção de receita acabar, aí virão outras como publicidade e uma loja de apps inserido (como o Messenger). Prefiro do jeito que está haha
Guest
Sério? Caramba haha No meu aparece como sugestão de amigos os contatos que eu tenho no próprio telefone (e que por sua vez estão no Whatsapp). Mas um contato que esteja dentro do mesmo grupo que eu estou, nunca apareceu, até porquê ele não está salvo na minha lista de contatos.
Saulo Ottoni
isso aí não tem nada a ver com se beneficiar. É, basicamente, o mesmo que pegar um link do facebook, copiar, colar no whatsapp e mandar, que eles simplificaram com um clique. Eles estão unificando os serviços. A única coisa que realmente me incomoda é que não há previsão pra eles pararem de cobrar a anuidade de 0,99 dólares americanos.
Rodolpho Freire
Quando existem juízes que não entendem nada de TI e são aversos a tecnologia, eu não duvido de nada.
Rodolpho Freire
Mas exigir o celular conectado, isso não é versão web.. o máximo que se pode dizer é versão estendida do Smartphone. Se fosse versão web de verdade eu poderia desligar meu phone e usar a web.
Vitor
Não é questionável, é uma versão web. Tem poucos recursos e é bem crua, mas é o WhatsApp na web. E funciona com o Opera também, se não me engano. Claro que poderia funcionar em muitos outros, mas eles não liberam mesmo o browser sendo compatível com todas as tecnologias necessárias, preferem bloquear os navegadores que eles não têm certeza que funcionam.
Vitor
Se você está no grupo com a pessoa, provavelmente tem um(ou uns) amigo(s) em comum e provavelmente esse(s) amigo(s) em comum têm você e a pessoa sugerida como amigos do Face. E desde sempre o Facebook mostra sugestões baseado na quantidades de amigos em comum.
Wesley Spessotto
Eu esqueci de falar. Pessoas que não tenho no face nem o contato salvo na agenda.
Lucas Corrêa
Isso tem sim a ver com WhatsApp, pra mim já chegou a ficar aparecendo, repetidas vezes, contatos que estavam num mesmo grupo que eu, sem que eu precisasse ter esse numero na minha agenda.
Jairo ☠️

Obrigado -)

Exibir mais comentários