facebook-whatsapp

É sabido que o Facebook tenta sempre reforçar a integração da rede social naqueles aplicativos que adquire. Não foi diferente com o WhatsApp, que custou aos cofres da companhia US$ 22 bilhões quando foi comprado em fevereiro do ano passado. Hoje nós podemos ver o primeiro resultado público desta integração direto da nova versão do aplicativo do Facebook para Android: a opção de compartilhar posts pelo WhatsApp.

A descoberta foi feita pelo site Geektime, autor da imagem acima. O site diz que a versão 31.0.0.7.13 do aplicativo para Android exibe a nova opção e que ela não deve aparecer para todos – como sempre, o Facebook escolhe uma parcela dos membros cadastrados para testar novidades antes de liberá-la para o resto do público.

Essa não é, no entanto, a primeira vez que ouvimos de uma integração do WhatsApp com o Facebook – mas é a primeira vez que a integração é descoberta e revelada tão abertamente. Há alguns meses usuários do Facebook notaram que as sugestões de pessoas para adicionar na rede social estavam diretamente ligadas aos contatos do WhatsApp com quem eles conversaram.

Oficialmente o Facebook não confirma que os aplicativos estejam compartilhando dados, mas as ferramentas para isso já existem no iOS e no Android. Além disso, as evidências de que a integração está ocorrendo estão ficando cada vez mais bem documentadas.

Apesar desta parecer uma integração pouco útil e bastante invasiva, há um argumento a ser feito a favor da facilidade de compartilhamento. No futuro, por exemplo, pode ser possível publicar no Facebook uma foto recebida no WhatsApp sem precisar sair do aplicativo, ou ainda fazer chamadas para amigos do Facebook usando o WhatsApp. Para mim as duas são boas ideias.

Mas como todas as boas ideias que envolvem dados de usuários, é preciso ter cautela ao implementá-las. Um passo em falso e o Facebook pode ter nas mãos um nada amigável processinho por que alguém não leu direito o que o botão de publicar fazia e acabou compartilhando uma foto dos seus genitais para todos os seus amigos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados