Netflix abre vaga que inclui assistir “House of Cards” antes de todo mundo

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

Passar o dia inteiro assistindo às melhores séries, filmes de catálogo e alguns documentários. Essa é a descrição de um emprego que a Netflix anunciou hoje, causando grande rebuliço na internet. O chamado tagger vai fazer parte da equipe de aperfeiçoamento de conteúdo e poderá assistir em primeira mão à aclamada House of Cards. Acho que só isso já vale o envio do currículo.

House of Cards 01

De acordo com o serviço de vídeos online, a ideia é de que o tagger veja o conteúdo cadastrado na Netflix para descrevê-lo em tags, a fim de facilitar a busca e a divulgação do material mais relevante. Para isso foi criada a vaga de emprego. A equipe de comunicação da Netflix não quis informar o salário, nem se a contratação ocorrerá por meio do regime CLT. Eles ressaltaram que é um posto do tipo part time job. Ou seja, não precisa ser necessariamente o emprego principal do candidato. Atualmente existem no mundo 40 taggers espalhados pelos Estados Unidos, Inglaterra, México e Holanda.

A vaga oferece horários flexíveis e requer que os candidatos tenham formação em cinema ou história do cinema. Aquelas pessoas com experiência comprovada como críticas ou roteiristas também podem participar do processo seletivo. As exigências incluem ainda possuir técnicas organizacionais, fluência em inglês e pelo menos um ano de experiência em empresas de mídia. A Netflix indicou como diferencial o histórico com editorial de TV ou cinema.

House of Cards telefone

Os taggers são responsáveis por montar seleções de conteúdo como “Comédias com Mulheres Fortes” e “Dramas Emocionantes”. Eles também ajudam a identificar exatamente o que cada um irá querer assistir em seguida, naquele loop que faz a gente passar a tarde inteira em frente à TV (ou ao celular) vendo conteúdo da Netflix. Os algoritmos associados à curadoria humana são coisa do capeta. Segundo a companhia, “é uma parte de arte e outra de ciência”.

Embora a Netflix tenha escritório em São Paulo, o emprego é remoto.

House of Cards 04

Agora uma história de bastidores. Lá nos idos de 2007, eu fui contratado para trabalhar numa startup que se dedicava a vasculhar o YouTube em busca dos melhores vídeos da internet. A vaga era de surfer. A descrição incluía escrever descrições para os vídeos no site e também sugerir aqueles que deveriam aparecer na capa do portal. É engraçado perceber como, diversos anos depois e com o avanço da banda larga, o vídeo finalmente ganha força a ponto de a Netflix abrir a vaga de tagger.

Assista abaixo ao vídeo divulgando a novidade. Repare que é uma vaga de emprego, mas também faz parte da estratégia da Netflix para gerar buzz em torno do próprio nome nas redes sociais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados