Início » Telecomunicações » Tecnologia "5G" da Nokia atinge velocidade de 10 Gb/s

Tecnologia "5G" da Nokia atinge velocidade de 10 Gb/s

Emerson Alecrim Por

Em muitos lugares, o padrão LTE (4G) ainda está chegando, mas várias empresas já investem em pesquisas que podem levar às redes 5G. A Nokia (a parte não comprada pela Microsoft) é uma delas: nesta semana, a companhia revelou que a sua versão da tecnologia já consegue transferir dados à taxa de 10 Gb/s (gigabits por segundo).

Outras organizações já conseguiram alcançar velocidades próximas. A Nokia destaca, no entanto, que os testes com a sua tecnologia são mais "realistas" por serem feitos em condições que simulam situações reais de uso, como se a rede 5G já estivesse sendo utilizada em escala comercial.

Para tamanho feito, a Nokia utilizou uma portadora com frequência de ondas milimétricas de 73 GHz e antenas em uma configuração MIMO (Multiple-Input / Multiple-Output) 2x2 que, basicamente, indica que envio e recebimento de dados são feitos simultaneamente em dois fluxos por sentido.

Com o uso de MIMO, há também aplicação de tecnologias de "beamforming". Com elas, em vez de as transmissões serem feitas homogeneamente, os sinais são distribuídos de modo inteligente, indo em direção a cada dispositivo de destino.

Nokia

Demonstrações da tecnologia estão sendo feitas no Brooklyn 5G Summit, evento que acontece até amanhã (10). Os resultados obtidos até agora são convincentes, mas a própria Nokia reconhece que há desafios técnicos "cabeludos" pela frente.

O uso de ondas milimétricas talvez seja um dos aspectos mais complicados. Essa categoria de onda propicia o trabalho com frequências mais altas, por outro lado, pode não ter o alcance esperado, limitação que exige, entre outras medidas, um estudo bastante detalhado sobre o posicionamento das estações de transmissão.

De todo modo, atingir 10 Gb/s na atual fase já é uma grande realização. Com essa velocidade, será possível baixar vídeos em 8K instantaneamente, exemplifica a Nokia.

Mas é bom a gente esperar sentado: ainda não há indício de qual tecnologia substituirá o 4G. Além disso, redes 5G comerciais não deverão aparecer antes de 2020.

Com informações: Telecoms

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jairo ☠️
Nokia voltando a ser Nokia.
jairo
Nokia voltando a ser Nokia.
joaofla123
Infelizmente tudo é baseado no marketing. Focam em números altos pra impressionar, configurações mirabolantes e na eficiencia mesmo deixam a desejar. Espero que um dia chegue uma empresa que quebre esses conceitos... É que nem o exemplo das empresas que criam smartphones que tem telas de altissima definicao (e pouquissima resistencia, diga-se de passagem) e cada vez mais finos, enquanto a duração de bateria que é muito mais importante fica sempre em segundo plano.
Guilherme7TW
O problema é que nem o 3g funcionava satisfatóriamente e as operadoras já viram o chamariz marqueteiro do 4g e passaram a focar nele... Como resultado tem um 3g q malemá funciona e o 4g q tb não funciona pois está "em fase de implementação/expansão de sua rede" e enquanto isso as operadoras contam seus milhões...
William Martins
E eu com 2,5 de um provedor idiota que só fica oscilando e não me entrega nem 1mpbs na maioria das vezes.
opstranscarioca
Tem áreas da ZN do Rio que nem meio-g tem.
Thiago Pereira
E eu aqui feliz da vida com meus 30Mbs! haha
Josiel Hen
enquanto isso meu gta não teve 10% baixado Lol
Igor Costa
A realidade brasileira é uma cobertura insuficientes, com sinais oscilando e caindo, além de pacotes de dados com preços absurdos e que não fazem , nem de longe jus a tecnologia usada,
Ronaldo
Só da para baixar e guardar na RAM, ainda não tem disco que grava nessa velocidade...
tuneman
pois é, bastava um 3G bom e com boa area de cobertura.
Rafael Machado de Souza
pois é, bastava um 3G bom e com boa area de cobertura.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Uma em cada comodo da sua casa
joaofla123
Ta bom, exagerei. Um 3g pelo menos....
joaofla123
Prefiro WAP, GPRS e sei la os escambal das antiga full time, do que 4G que sempre deixa na mao.
Daniel Luiz
Se eu conseguir de 5 a 10 MB constantes no meu 4G e maior cobertura de sinal já to feliz, não preciso de uma ulra-internet fora de casa.
Johnnie
Vai precisar uma estação rádio-base em cada esquina pra funcionar nessa velocidade...
Rodrigo Almeida
"Com essa velocidade, será possível baixar vídeos em 8K instantaneamente, exemplifica a Nokia."



Sonhei alto... acordei: 2 Mega Vivo. ='(
Juan Lourenço
Que chegue a 1Gb no mundo real, já vai ser bompracaral*