Houve pequenos atrasos, mas aí está: o Cyanogen OS 12 foi finalmente lançado. É verdade que, por enquanto, somente usuários de aparelhos OnePlus One podem instalá-lo, mas a liberação pública é esperada para as próximas semanas. E o que há de tão especial aqui? Bom, a nova versão vem com o Android 5.0.2 Lollipop.

Cyanogen OS 12

Além das características inerentes à atual geração da plataforma, o Cyanogen OS 12 conta com recursos exclusivos que diferenciam a versão das demais ROMs disponíveis no mercado.

É o caso do App Themer. Com a ferramenta, o usuário pode alterar rapidamente o tema de um app específico e visualizar as mudanças antes de efetivamente aplicá-la. É possível modificar fontes, ícones, botões, entre outros detalhes. Pode-se ainda adquirir temas completos em uma loja.

 App Themer

Outro destaque do Cyanogen OS 12 é a disponibilização de uma versão do cliente de email Boxer no lugar do app do Gmail. Como você deve saber, a Cyanogen vem se esforçando para deixar a ROM o mais independente possível do Google, o que explica a substituição.

Não dá para negar que é uma escolha interessante: o Boxer é compatível com vários sistemas de email (incluindo o Gmail), tem integração com serviços como Dropbox e Evernote, conta com ferramentas de produtividade, possui interface intuitiva e por aí vai.

Os desenvolvedores do Boxer asseguram ainda que a versão do aplicativo presente no Cyanogen OS oferece experiência premium, o que faz o usuário ter várias opções de customização – é possível configurar o uso do LED frontal do aparelho para notificações, por exemplo.

Boxer

No Cyanogen OS 12 há ainda novos mecanismos de privacidade, contador de notificações, opções de configuração rápida, lista de números bloqueados, entre outros. A versão só não conta com os recursos do Android 5.1, que estarão presentes na próxima atualização, o Cyanogen OS 12.1.

Como já informado, a versão pública finalizada da novidade, ou seja, o CyanogenMod 12.x em si (o Cyanogen OS é quase a mesma coisa, mas tem foco comercial, daí a sua chegada primeiro ao OnePlus One), deve ser liberado no decorrer das próximas semanas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thyago Neves
Eu li a matéria e sei que eles querem se distanciar do google, mas não banir. O fato de não ter play store instalada por padrão não tem nada haver com eles estarem querendo se distanciar.
Thyago Neves
O motivo de não ter o gapps no cyanogenMod não é esse. Eles não podem pré-instalar os aplicativos por motivos de licenciamento. Para maiores detalhes: http://wiki.cyanogenmod.org/w/Google_Apps
Louis
Sei sim. Se chama "[Lollipop] Enable Ambient Display". É um dos primeiros que aparecem na lista.
acnologia.ypn
cyanogen quer ficar mais independe e por isso está cada vez mais se afastando do serviços da google, quando vc instala essa rom ela não vem com os app da google e para instala-los é necessario o arquivo Gapps(que tipo um pack com os app da google).
Thiago
Vocês leram a matéria? "...Como você deve saber, a Cyanogen vem se esforçando para deixar a ROM o mais independente possível do Google, o que explica a substituição" Eu sei que existe o GApps
Thiago
Vocês leram a matéria? "...Como você deve saber, a Cyanogen vem se esforçando para deixar a ROM o mais independente possível do Google, o que explica a substituição." Eu sei que existe o GApps
Thiago
Vocês leram a matéria? "...Como você deve saber, a Cyanogen vem se esforçando para deixar a ROM o mais independente possível do Google, o que explica a substituição." Eu sei que existe o GApps.
Felipe Ferreira
Gosto muito da Cyanogen, o problema fica mesmo com tantos bugs que sempre vem junto, não que o pessoal seja preguiçoso, a culpa disso são dos fabricantes que nunca irão facilitar nessa parte por n razões. Fora que perder a garantia e correr risco de brickar um cel praticamente novo é de doer o coração.
Fábio Nogueira
Sabe o nome desse módulo?
Marcão Sparcos
Poderia ser assim pra TODOS kkkkkkkkkk
Marcão Sparcos
Eu sei disso, mas em alguns aparelhos da Samsung é necessário usar o Odin pra instalar o recovery, para após isso colocar qualquer room. Queira ou não é um processo burocrático. O que gostaria é que o tal cyanogenmod installer deles combrissem todos os aparelhos que tem versão cyanogen e não só meia dúzia.
Breno
Hmmm, vlw! num sabia :) Vou caçar mais sobre as custom rom. Desde q peguei o MX2013 eu parei de brincar com elas.
Louis
Sem dúvida. Tive um SII Lite que a Samsung matou precocemente sem atualizações (a última que saiu por sinal era bem pesada e deixava o aparelho pesado). Graças aos desenvolvedores ele recebeu até o Android 4.4.4 e rodava liso e do mesmo jeito que o seu ele foi furtado.
Louis
CyanogenMod não precisa de Odin e depois que se instala a 1ª vez ele atualiza automaticamente por OTA (wifi). No próprio aparelho você pode definir inclusive o período de atualização (manual, diário, semanal ou mensal).
Louis
Isso existe na CyanogenMod e tem um módulo no Xposed que funciona em qualquer dispositivo. Por sinal, existe há tempos.
Exibir mais comentários