Houve pequenos atrasos, mas aí está: o Cyanogen OS 12 foi finalmente lançado. É verdade que, por enquanto, somente usuários de aparelhos OnePlus One podem instalá-lo, mas a liberação pública é esperada para as próximas semanas. E o que há de tão especial aqui? Bom, a nova versão vem com o Android 5.0.2 Lollipop.

Além das características inerentes à atual geração da plataforma, o Cyanogen OS 12 conta com recursos exclusivos que diferenciam a versão das demais ROMs disponíveis no mercado.

É o caso do App Themer. Com a ferramenta, o usuário pode alterar rapidamente o tema de um app específico e visualizar as mudanças antes de efetivamente aplicá-la. É possível modificar fontes, ícones, botões, entre outros detalhes. Pode-se ainda adquirir temas completos em uma loja.

 App Themer

Outro destaque do Cyanogen OS 12 é a disponibilização de uma versão do cliente de email Boxer no lugar do app do Gmail. Como você deve saber, a Cyanogen vem se esforçando para deixar a ROM o mais independente possível do Google, o que explica a substituição.

Não dá para negar que é uma escolha interessante: o Boxer é compatível com vários sistemas de email (incluindo o Gmail), tem integração com serviços como Dropbox e Evernote, conta com ferramentas de produtividade, possui interface intuitiva e por aí vai.

Os desenvolvedores do Boxer asseguram ainda que a versão do aplicativo presente no Cyanogen OS oferece experiência premium, o que faz o usuário ter várias opções de customização – é possível configurar o uso do LED frontal do aparelho para notificações, por exemplo.

Boxer

No Cyanogen OS 12 há ainda novos mecanismos de privacidade, contador de notificações, opções de configuração rápida, lista de números bloqueados, entre outros. A versão só não conta com os recursos do Android 5.1, que estarão presentes na próxima atualização, o Cyanogen OS 12.1.

Como já informado, a versão pública finalizada da novidade, ou seja, o CyanogenMod 12.x em si (o Cyanogen OS é quase a mesma coisa, mas tem foco comercial, daí a sua chegada primeiro ao OnePlus One), deve ser liberado no decorrer das próximas semanas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados