Uma iniciativa louvável! É assim que a gente pode resumir a decisão da Netflix de disponibilizar algumas produções com descrição em áudio para deficientes visuais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14).

Demolidor

Também chamada de audiodescrição, a ideia consiste na narração de acontecimentos das cenas, características do cenário e qualquer outro detalhe relevante. Assim, pessoas que não enxergam podem acompanhar o desenrolar da história que se passa na tela e compreender o contexto das conversas.

As descrições em áudio são utilizadas há anos em filmes, séries e programas de TV (embora, infelizmente, poucas produções tenham essa opção). O vídeo abaixo é um exemplo que mostra trechos de um episódio de Chaves com audiodescrição:

Bem legal, não é? No caso da Netflix, o recurso está disponível em Demolidor - feita em parceria com a Marvel, a série foi lançada no último dia 10.

Há uma explicação interessante para a função de audiodescrição começar por aí: o protagonista da história é um super-herói que, mesmo cego, não foge da missão de lutar por justiça. Quando a estreia foi feita, muitos deficientes visuais lamentaram o fato de não poderem acompanhar uma produção que gira em torno de um herói que compartilha de mesma condição que eles.

Não demorou muito para surgir no Twitter uma campanha com a hashtag #Dare2Describe promovendo um abaixo-assinado para haver descrição em áudio na série.

dare2describe

O objetivo era a obtenção de 5 mil assinaturas, mas não foi necessário chegar a esse número: a Netflix abraçou a causa rapidamente e ainda prometeu disponibilizar audiodescrição em outras produções, incluindo House of Cards, Orange is the New Black e Unbreakable Kimmy Schmidt.

Quando disponível, a descrição com áudio pode ser ativada no botão de seleção de legendas / idiomas. No momento, a função só está disponível em inglês, mas há planos para levar a ideia a outras línguas.

Mandou bem, Netflix.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Franck Costa
Como ele vai ativar a função se ele não ta vendo o botão pra ativar a audiodescrição???... O.o Ou já vem ativado e quem enxerga desativa??.. O.o
Tiago Celestino
Bem interessante.
Edmilson_Junior
Aqui, não lembro qual canal, a tv fez o som e mostrou lá audiodescrição, minha mãe perguntou oque era, eu expliquei que era uma descrição em áudio do que está na imagem para que os cegos possam ver a programação e ai me vem a pérola: "mas só os cegos escutam?" Em outro momento houve uma cena semelhante com o meu pai e ele fez a mesma pergunta. Há algo de muito errado nesta casa.
Jean Felix
Assim que comecei a assistir a série, mencionei pra minha esposa que deveria ter a opção de audiodescrição, assim como em "Ensaio Sobre a Cegueira", o filme com Julianne Moore. A série é sobre alguém que tem deficiência visual. Faria sentido ter a audiodescrição de imediato.
Jonas S. Marques
Audiodescrição e um ótimo recurso, mas apenas quando bem feita e com bons profissionais. Infelizmente ainda não é o caso do Brasil mas, torçamos para que seja logo.Até eu que enxergo um pouco queria :)
Jonas S. Marques
A ideia não é audio descrição de forma ampla. Numa briga, por exemplo da pra saber quem tá batendo e quem tá apanhando e ou que eles estão brigando. A ideia é nos momentos de silêncio incerir uma descrição que maximize o entendimento da pessoa cega da cena.
Raphael
Fiquei curioso: será que é possível audiodescrição de forma ampla? Imagino que algumas cenas de diversas séries e filmes sejam rápidas demais pra dar tempo de descrever. Mas espero que dê tudo certo e consigam.
disqus_YPQmrtqwID

O que deveria aparecer no YouTube, aqui tocou como sempre.

Victor Martins
O que deveria aparecer no YouTube, aqui tocou como sempre.
José Vieira
Série absurda de boa... rs