Início » Antivírus e Segurança » Como ativar o Java, Silverlight e plugins de bancos no Chrome

Como ativar o Java, Silverlight e plugins de bancos no Chrome

Java, Silverlight, Unity e determinados módulos de bancos estão com os dias contados mas podem ser ativados

Paulo Higa Por
TB Responde

O Google Chrome 42 trouxe correções de segurança, suporte a novas APIs e melhorias de desempenho. Desde então, houve uma mudança importante: todos os plugins NPAPI são desativados assim que o usuário atualiza o Google Chrome. Isso inclui Java, Silverlight, Unity e determinados módulos de bancos. Mas há uma maneira de tê-los de volta, caso você realmente precise deles.

chrome-icone

Essa é uma alteração que vem sendo planejada desde setembro de 2013. Como o NPAPI foi criado originalmente para o finado Netscape e hoje tem diversos problemas conhecidos de desempenho e segurança, o Google está removendo a tecnologia gradualmente — em janeiro, a execução dos plugins passou a ser bloqueada por padrão. O objetivo é melhorar a estabilidade do Chrome.

Como explicamos anteriormente, você ainda poderá usar esses plugins caso realmente precise: basta acessar chrome://flags/#enable-npapi e clicar no botão Ativar, na opção Ativar NPAPI. Reinicie o navegador e pronto.

chrome-flags-npapi

Mas atenção: essa opção estará disponível somente até setembro de 2015, quando o Google deverá lançar o Chrome 45.

Nessa versão, o suporte a plugins NPAPI será removido de forma definitiva.

Para quem realmente precisa do Java, a Oracle recomenda o uso do Mozilla Firefox, Internet Explorer ou Safari. O Silverlight também já tem data para morrer e não deverá receber grandes atualizações — mas você não deverá sentir muita falta dele, considerando que a Netflix agora usa um player HTML5. Alguns bancos, como o Itaú, já lançaram alternativas que evitam o uso de plugins no navegador.

Vale lembrar que o Adobe Flash Player não é afetado pela mudança: o plugin da Adobe vem embutido no Chrome e se comunica por meio da PPAPI, mais moderna e segura.

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Francisco
KKKK! É incrível ver como as opiniões mudam em 20 anos. Na época em que Internet Explorer e Netscape brigavam por uma fatia da navegação na internet o surgimento de aplicações java era uma avanço pois não tínhamos mais de ter um programa específico de uma empresa instalado no computador enchendo o HD e a memória com coisas que eram raramente usadas. Java era a linguagem do futuro, hoje temos todo tipo de plugin enchendo a memória do computador quando estamos navegando (os do Facebook são uma "benção") e os java são,na verdade, uns dos mais leves e seguros pois a aplicação roda no servidor e não no PC.
Jefferson Bruno
no meu nao aparece essa opção npapi....
Diego
tem como arrumar isso para o baidu browser spark
Jean
Acho que o bom java script mais a html5 e c# já bastam.
Jean
Nem todos os bancos começaram a trabalhar pra melhorar isto.
Jean
O artigo mais esclarecedor sobre o assunto que já li.
marcelo
tira o Java assim na marra , é igual tirar alguem das drogras sem internação.
Pedro Carneiro (Gafanhotz)
Nem me fale meu amigo, é justamente isso que está causando problemas aqui. E o pior, a única solução até o momento foi usar o Internet Explorer. A Caixa e o Ministério do Trabalho não vão com a cara do Firefox. :/
azardo
Eu nao sei como funciona o internet banking fora daqui da banânia, se eles usam Java para acesso. Quanto a Caixa, pra uma empresa que durante anos usou uma versão do Java desenvolvida pela Microsoft que havia perdido suporte muitos anos antes para acesso ao Conectividade Social, prevejo problemas futuros. Use outro navegador, eles dirão.
ochateador
Tem de ir em complementos e marcar o java para 'ativar automaticamente/perguntar para ativar'. Depois vai em painel de controle > java > segurança > editar lista de site > colocar o site nessa lista. Aí deve dar para utilizar.
ochateador
Deixa o chrome no pc. Aí o povo vai usar e aprende na marra que ele não funciona no site que precisa XD
Cassio
Upa lê lê!
Alexandre Leite
O problema não é o Java. O problema é a tecnologia usada no plug-in.
Marcus Paulo
Olá Trovalds, acredito que você se referiu a Applet (que alguns bancos utilizam na tela de login), esse sim é ultrapassado e em breve não será mais suportado pelos navegadores. Desde de a versão 5 do Java, ela abandonou o 2, ficando apenas JEE, JME e assim por diante. A "dona" do Java é a Oracle e não vejo ela querendo acabar com o Java. O Android e os seus apps são desenvolvidos em Java (porém com uma outra máquina virtual). E por fim, existem sites que rodam em Java no servidor, porém html para o cliente. Espero ter esclarecido.
Jamis Casusa
Para a alegria dos usuários e a tristeza dos técnicos de helpdesk
Leandro Aparecido
Não é tão simples assim, para muitas coisas, o Java, ainda é necessario.
Arivaldo Freitas
Já estou começando a achar que java é imortal. A tendência é que ele se mantenha mais no lado do servidor onde é extremamente eficiente.
Trovalds
O JAVA só se mantém vivo pelo J2ME, que é embarcado. Mas isso já tá caindo gradativamente também. O J2SE (que é o que ainda se usa pelos bancos) agora vai ser enterrado com o Google tirando suporte dele e o J2EE tem concorrentes de peso, melhores e mais ágeis. E enquanto o Governo Federal focar em SL mas só JAVA (temos outras tantas linguagens) a Oracle vai deitar e rolar em cima.
Cortana
Programador Java só pensa em si próprio, não nos seus usuários. Esse JRE é um lixo.
Cortana
Aleluia, isso deve forçar os bancos a reverem seus sistemas web.
Leandro Aparecido
Porem, é bastante necessario para muitas pessoas. Eu consegui fazer o procedimento, mas na materia está aconselhando o uso do Mozzila Firefox. Eu uso o Firefox 37.0.1 e não estou conseguindo "usar" o JAVA. O que poderia ser? Obrigado
Edmilson_Junior
Só abro o IE para usar a caixa, coisa que faço raramente. Detestável.
Tiago Celestino
Pra mim o mais engraçado é a Oracle pedindo pra galera usar o Firefox para usar o Java. Sobre o Silverlight, no Firefox o Netflix ainda está exigind o plugin, ou seja, quem usar o browser vai ter que mudar para outros que já implementaram o recurso de DRM para web.
Anakin
A morte do Java ja está sendo mirada tem vários anos, pessoal se esforçando no padrão HTML5 e tem gente ainda querendo usar essas tranqueras, eu boto fé por ser uma forma de pressão para os que usam isso mudar para o padrão novo logo.
Carlos Aurélio
Pessoal, Java hoje é principal linguagem de programação no mundo, vários sistemas hoje utilizam java não tem como acabar..
Daniel Zattera Sganzerla
Espero que ninguém utilize essas gambiarras, obrigando de uma vez aos bancos acabarem com essas pragas, especialmente as da "Gas Tecnologia". Utcha coisa ruim!
Pedro Carneiro (Gafanhotz)
Prevejo pessoal no trabalho me infernizando por causa disso... Vou tratar de dar deploy no Firefox o mais rápido o possível. Maldita seja a Caixa Econômica com seus serviços web em Java!
Louis
Já vai tarde. Java é praga virtual que deveria ter sido extinta há anos.
Joaomanoel
Boa escolha da Google, esses plugi-ins só são lixo nos navegadores ultimamente.